Quem segue uma dieta vegana, prefere fazer seus iogurtes em casa, por dois motivos muito justos: não dá pra confiar no que as marcas colocam em suas receitas e, segundo, que mesmo ao escolher uma marca de confiança os produtos são caríssimos. Uma alternativa que resolve bem a situação é fazer em casa. As receitas abaixo são de vários tipos e sabores e, claro, cabe em suas criações também.


Delicioso iogurte vegano

Ingredientes:

240 ml de leite de coco

130 g de castanha de caju crua ( amendoim ou amêndoas)

15 ml de sumo de limão

1 colher (café) de extrato de baunilha

3 g de àgar-àgar opcional


Adoçante a gosto

1 sachê de probiótico

Modo de Preparo:


Deixe as castanhas de molho da noite para o dia, ou por no mínimo 8 horas;

Descarte a água e lave as castanhas em água corrente;

Em um liquidificador bata as castanhas com o leite de coco até obter uma mistura cremosa. Cerca de 3 a 5 minutos – se for preciso abra o liquidificador, raspe as laterais e bata até ficar cremoso;

Acrescente os demais ingredientes e bata bem. Se achar necessário adicione mais água, lembrando que irá alterar o resultado final;

Despeje esse creme dentro de um recipiente de vidro esterilizado e tampe com uma fralda de pano limpa ou voal;

Envolva todo o vidro em panos ou coloque-o dentro de uma bolsa térmica. Deixe descansar num ambiente aquecido como por exemplo um forno por aproximadamente 8 a 12 horas;

Depois leve a geladeira e sirva;

Dica: sirva com frutas, geleia caseira ou misture com chia.

Iogurte vegano de coco

Ingredientes

400ml de leite de coco;

1 xícara de água;

1 envelope ou 2 cápsulas de probióticos;

3 colheres de chá de óleo de coco;

Ágar-ágar (1 colher de chá);

2 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo

Antes de tudo, misture o leite de coco, água e o ágar em uma panela. Em seguida, aqueça no fogo baixo por 3 minutos. A partir disso, desligue o fogo e espere esfriar até atingir 45 graus (utilize termômetro culinário).

Logo após, adicione óleo de coco, açúcar e o probiótico. Dessa forma, despeje num vidro e guarde dentro do forno ou cubra numa bolsa térmica.

Espere fermentar de 8 a 12 horas, depois deixe na geladeira. Caso queira, pode adicionar coco ralado ou consumir sem açúcar. Ademais, atente-se para a validade de 5 dias.

Receita com leite de soja

Ingredientes

Leite de soja sem açúcar e sem sabor (1 litro);

1 envelope ou 2 cápsulas de probióticos.

Modo de preparo

Primeiramente, aqueça o leite de soja a 45 graus. Em seguida, adicione o probiótico e misture bem. Dessa forma, caso goste de um iogurte vegano mais grosso, coloque uma colher de amido de milho ou de ágar-ágar diluído em água.

Por último, despeje em um recipiente e tampe bem, deixando abafado por 4 a 6 horas. Portanto, quando estiver fermentado, deixe na geladeira. Se preferir, adicione baunilha ou bata com frutas.

Iogurte de castanha de caju

Ingredientes

1/2 xícara de castanha de caju;

6 tâmaras;

1 colher de sopa cheia de semente de linhaça;

1 xícara de água;

Suco de 1 limão;

1 maça pequena sem a casca;

Café de misso claro (1 colher).

Modo de preparo

Antes de tudo, deixe as castanhas e a tâmara de molho submersas em água por 30 minutos. Logo após, em outra vasilha, cubra a linhaça com 3 colheres de sopa de água e deixe de molho por 20 minutos. Ainda mais, escorra a água de ambos e adicione todos os ingredientes no liquidificador, batendo até ficar homogêneo. Reserve o iogurte vegano na geladeira e sirva.

Receita vegana com morango

Ingredientes

200g de morangos lavados;

Leite de coco de amêndoas (2 xícaras de chá);

2 colheres de sopa de goma de tapioca;

1 colher de sopa de suco de limão;

3 colheres de sopa de açúcar demerara;

1 pitada de sal.

Modo de preparo

Antes de tudo, coloque o leite de amêndoas, os morangos lavados e picados, a tapioca, o sal, o limão e o açúcar no liquidificador. Deixe bater até que a massa fique homogênea, depois coloque na panela. Em seguida, deixe cozinhar em fogo médio até ferver, depois coloque em fogo baixo por 2 minutos.

Dessa forma, espere esfriar e deixe na geladeira por 4 horas. Por fim, bata o iogurte vegano por 1 minuto na batedeira e sirva. Em contrapartida, caso queira mais grosso, adicione uma colher de sobremesa de emulsificante.