Se você é praticante, ou quer iniciar, alguma atividade esportiva que gasta muita energia ( corrida, natação, ciclismo, entre outras ) , se preocupar com a alimentação antes e depois das práticas sugere que você realmente está comprometido com ela. Ajustar essas refeições irá te auxiliar a evitar a fadiga, diminuir dores musculares, aumentar o ganho de massa muscular e até acelerar a recuperação dos músculos. Parece excelente, não é verdade?


O que consumir antes do treino ?

Tanto para  perder peso ou ganhar massa muscular, a alimentação pré-treino é essencial para alcançar ambos os resultados. Não fuja dos carboidratos.Aposte em tapioca, batata-doce (fornece energia ), frutas e mandioca (contribui com o ganho de volume muscular), que contribuem com o organismo no gasto de gordura e açúcar durante o treino. Para ganho de massa muscular, inclua o arroz, pão, batata e cereais.

Que tipos de proteínas devemos consumir antes do treino

As proteínas são essenciais e as  mais indicadas são: frango, atum, peito de peru e ovos, já que ajudam na recuperação e manutenção dos músculos. Algumas frutas contribuem para o ganho de massa : a maçã combate radicais livres e aumenta a imunidade, o abacate possui poder anabólico, o mamão é um canalizador natural para quebra de proteínas e o kiwi ajuda a formar o colágeno.

O que consumir depois do treino ?

O pós-treino é uma a fase de recuperação onde o corpo precisa de nutrientes para se recuperar da atividade muscular. Para isso a escolha dos alimentos no pós-treino vai te auxiliar no aumento da massa muscular. Não passe de 2 horas sem se alimentar, pois as fontes de energia devem ser recompostas e o processo de microlesões musculares necessita de suporte, neste período devemos evitar o catabolismo proteico, quebra de proteína muscular para a obtenção de energia e nutrientes consumidos pelo treino. Nessa hora o que é indicada é a ingestão de alimentos de alto valor proteico, o mais popular entre os alimentos pós-treino é o whey protein, e está certíssimo. Essa é a hora ideal para consumi-lo.

Muitas pessoas levam suas coqueteleiras para a academia pois o ideal, como falamos é não ultrapassar as duas horas sem se alimentar. Caso você more próximo e possa tomar em casa, não há necessidade de levá-lo.