Vem chegando o verão e, com ele, a vontade de tomar um açaí com tudo que tenho direito. Demorei a me render, mas agora gosto demais e, sempre que posso, vou até ao quiosque do açaí mais perto e peço um copo caprichado. Essa fruta roxinha tem um fã clube enorme, principalmente entre a galera fitness, sendo o açaí um lanche muito vendido dentro das academias. O consumo do açaí é comumente relacionado a um estilo de vida saudável e cheio de energia. Mas será que ele emagrece, engorda ou nenhum dos dois? Leia o post e tire suas conclusões!


Uma fruta altamente energética

O pessoal das academias está certíssimo, o açaí é uma fruta que dá bastante energia, sendo um ótimo lanche para acompanhar a rotina pesada de exercícios de quem se dedica à ela. A frutinha, seja natural ou em polpa, tem apenas 60 calorias por 100 gramas.  Sendo perfeitamente indicada para complementar a alimentação em forma de refeição intermediária.

Açaí emagrece ?

Se usada da forma correta, o açaí pode sim auxiliar na perda de peso. Isso acontece graças ao poder antioxidante e anti-inflamatório e também pela presença de fibras. As fibras sempre serão aliadas de uma dieta equilibrada visando o emagrecimento. Além de manterem o corpo saudável com o funcionamento do sistema digestivo em dia.

Por que a fama de que o açaí engorda?

O Açaí, como vimos ali acima, não engorda se consumido em quantidades moderadas, em forma de lanchinho. Mas se você tem o costume ( principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil ) de transformar o seu açaí em sundae completo, já começa a somar calorias desnecessárias, sem valor nutricional e que nem deveriam estar ali. Esse é o problema! O açaí deve ser consumido de forma mais natural possível, sem os acompanhamentos entupidos de açúcar que o transforma em uma bomba de calorias.

 

Como melhorar o consumo do açaí

Entre os maiores vilões do açaí estão o xarope de guaraná, o leite em pé e o leite condensado. Há quem não consiga resumir seu lanche apenas aos vilões, colocando infinitas coberturas adicionais e deixando o açaí como coadjuvante do açaí! Quando ao consumo com outras frutas como banana, morango e abacaxi não há problema nenhum.