Quem já fez dieta Low carb sabe que ela funciona. Tem vários poréns, mas funciona. A perda de quilos estimula a manter os hábitos e a se manter longe dos carboidratos. Ela pode ter muitos nomes da moda como dieta Paleo, dieta Cetogênica, dieta LCHF, dieta Atkins, Whole 30, todas essas são versões de um corte radical no consumo de carboidratos. Se você está disposta a esquecer o pão e a cerveja de lado, venha comigo que eu te mostro tudo que está liberado nessa dieta.


O que pode e não pode na Low carb

Uma pergunta muito comum quando falamos de Low carb é: Posso comer purê de legumes como acompanhamento? Não são todas as verduras e legumes que são low carb.  Abóbora e batata doce podem parecer low carb, mas não são. Isto porque apesar de contar com um baixo índice glicêmico, ou seja, os açúcares entram aos poucos no organismo, eles têm alta carga glicêmica, ou seja, muitos carboidratos. Logo, purês estão proibidos enquanto estás fazendo a low carb.

A dieta Low carb e o colesterol

Faz parte da dieta low carb uma alimentação rica em gorduras naturais e baixa em carbos e isso aumenta os níveis do HDL, o colesterol bom que ajuda na redução de doenças cardíacas. Vale consultar seu médico, sua nutri ou até mesmo seu endócrino e ver se existe indicação dessa dieta para usa saúde.

Lista de alimentos liberados na Low carb

Bom, sei que vocês vieram até esse post para ler a lista de alimentos permitidos. Papel na mão e vamos ao mercado após anotar!

Frutas e vegetais em pequenas quantidades, preferencialmente crus, com casca e bagaço, para aumentar a quantidade de fibras e melhorar a sensação de saciedade;
Carnes magras, especialmente frango ou peru, sem pele;
Peixes, preferencialmente os mais gordos como salmão, atum, truta ou sardinhas;
Ovos e queijo;
Azeite, óleo de coco e manteiga;
Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará e amendoim;
Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim;
Café e chás sem açúcar.
Folhas verdes (como alface, rúcula, agrião, escarola, endívia, couve, repolho, espinafre), abobrinha, brócolis, tomate, cebola, alho, pimentão, alcachofra, chuchu, aspargos, palmito, rabanete, pepino, berinjela, quiabo, vagem, couve-flor.