O abacaxi é coisa nossa. Nativo da América do Sul, o fruto é facilmente cultivado em qualquer região do mundo, o que faz do abacaxi uma das frutas mais consumidas em todo o planeta. São muitas as receitas e os usos dessa fruta, que pode ser cítrica ou adocicada. Eu amo abacaxi e com certeza é uma das minhas frutas preferidas. Rico em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio, ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável, a fruta contém também uma poderosa enzima, chamada bromelina.


O abacaxi dissolve gordura?

 

A bromelina é que dá ao abacaxi a fama de dissolver as gorduras, mas isso não ocorre dessa forma. Ela auxilia na digestão das gorduras daí vem a fama de ajudar no emagrecimento. A fruta também ajuda a prevenir câncer, doenças cardíacas, respiratórias e melhora também o colágeno da pele. Os altos níveis de vitamina A no corpo aumenta a saciedade e diminui o tamanho das células que armazenam gordura no corpo, o que contribui para o emagrecimento.

O abacaxi tira a fome ?

Como algumas fatias de abacaxi prolongam a sensação de saciedade, ajudando a manter o apetite sob controle. Uma forma de ingerir e conseguir esses benefícios é tomar o delicioso suco dessa fruta. Além de ser muito refrescante, um copo de 200 ml de suco de abacaxi contém apenas 53 calorias, por isso ele pode facilmente ser incluído nas dietas para emagrecer.

Como consumir abacaxi para emagrecer?

Além do suco, um forma de aproveitar todos os seus benefícios é fazer o chá com casca dele. Não descarte a casca e use as receitinhas abaixo para preparar uma bebida que auxilia no processo de emagrecimento de forma eficiente.

Receita de chá de abacaxi simples

Ingredientes:

½ litro de água;
½ abacaxi cortado em pequenos pedaços;
Cascas de ½ abacaxi cortadas em pedaços.
Modo de preparo:

Ferva a casca na água por 10 minutos. Depois bata as cascas no liquidificador, misture os pedaços de abacaxi e sirva na temperatura que preferir.


Chá de casca de abacaxi com cravo e canela

Ingredientes:

Casca de um abacaxi;
1 litro de água;
1 canela em pau;
5 cravos;
Adoçante a gosto.
Modo de preparo:

Ferva as cascas de abacaxi na água por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente canela em pau e cravo. Tampe e deixe descansando por mais 5 minutos. Coe, adoce a gosto e sirva.