Durante a quarentena, é imprescindível que saibamos fazer atividades com as crianças em casa para, além de mantê-las se divertindo durante o período de isolamento, também garantir o desenvolvimento cognitivo das mesmas. Para isso, portanto, algumas atividades podem ser postas em prática. E no artigo de hoje vamos lhe dar algumas dicas de possibilidades interessantes. Acompanhe.


Quarentena: Atividades com as crianças em casa

Encontrar boas atividades com as crianças em casa durante a quarentena é mais simples do que se imagina. Basta um pouco de criatividade e inspiração e você já poderá criar diversas tarefas e brincadeiras diferentes. Veja as opções que trouxemos a seguir:

1- Corrida de copinho

Apenas com o uso de canudinhos e copinhos de plásticos coloridos já é possível criar uma corrida de copos. A criança, juntamente com os pais, poderá brincar e, quem sabe, é possível estipular um "prêmio" para o vencedor da corrida.

Leia também: Brincadeiras com caixa de papelão

atividades com as crianças em casa

2- Tiro ao alvo

Esta é uma ótima atividade para desenvolver a coordenação da criança e também para fazer a mesma compreender a diferença das cores. Super simples, você precisará apenas de papel colorido, bolinhas coloridas e uma caixa de papelão.

brincadeiras para fazer em casa

3- Tabuada

Seu filho está com dificuldade para aprender a tabuada? Então experimente esta brincadeira simples e prática de fazer. Você só vai precisar de tampinhas de garrafa com os seus devidos encaixes.

atividades com as crianças em casa

4- Encaixando as formas

Para crianças menores, uma placa de papelão com recortes já será o suficiente para desenvolver o cognitivo, a coordenação e ainda entreter e divertir a criança durante a quarentena.


brincadeiras para fazer em casa

5- Pescaria

Para quem quiser investir na confecção de um brinquedo mais interessante e elaborado para fazer atividades com as crianças em casa, esta é uma ótima opção. Algumas peças de plástico, mais o palito para a vara de pescar, barbante e arames já serão o suficiente.Os potinhos podem ser, por exemplo, de iogurte, coloridos e com olhinhos colados, como na imagem abaixo.

atividades com as crianças em casa

6- Brincadeira das cores

Para desenvolver a capacidade visual e a atenção diante das diferentes cores, você pode apostar em um círculo colorido com grampos pintados das devidas cores. Assim a criança desenvolve, inclusive, a coordenação motora fina, pois fará o movimento de pinça com a mão para abrir o grampo.

7- Brincadeira com garrafa pet

Por fim, que tal investir em um brinquedo que temos certeza que fez parte da sua infância? Este modelinho feito com garrafa pet é super simples, e você pode deixá-lo ainda mais atrativo investindo em cores e itens decorativos, como adesivos, na parte da garrafa.


Para tornar a brincadeira mais divertida, experimente cronometra (no caso de crianças maiores) quantas vezes ela consegue "acerta" a garrafa com a tampinha. Para que assim, estimule a mesma a se entreter ainda mais com a atividade.

Veja também: Brincadeiras para gincanas

Relembre a sua infância

Além dessas brincadeiras que apresentamos neste artigo, experimente relembrar a sua infância pondo em prática atividades e tarefas que você mesmo desempenhava quando criança. Assim é possível tornar este momento ainda mais divertido e interessante com os pequenos. Afinal, quando brincamos, estamos desenvolvendo a nossa mente como um todo. Por isso, aposte nestas possibilidades!