As férias são o momento mais aguardado do ano pelas crianças e quando elas estão de férias  e chove é uma tristeza. Sem poder sair pra rua, quintal ou pracinha elas ficam agitadas e porque não dizer, decepcionadas.  Como a gente aqui no Muito chique sabe que qualquer ida no shopping com crianças é um prejuízo enorme estamos com dicas de brincadeiras que sempre agradam.


Não confie muito na sua memória. deixe anotado em formato de roteirinho: brincadeiras 1, 5, 6 e os materiais. Isso facilita bastante e eu, que sou professora, posso te dizer que as crianças ficam mais atentas quando a gente mostra que se preparou para as brincadeiras. Comece com " Agora nós vamos brincar de … " e apresente a brincadeira. As crianças gostam de atenção e isso prova que você se preparou para brincar com elas. Vai ter uma ótima tarde dessa forma!

Brincadeiras para fazer em casa nos dias de chuva

As brincadeiras que selecionei para o post de hoje são com níveis de dificuldade e duração diferentes. Você que sabe o que agrada melhor a sua galerinha. Pode combinar o princípio meio e fim também. Comece com uma oficina de massinha que suja mais e termine com karaokê ou estátua, por exemplo.

Chame os amiguinhos do seu filho

Ah, e todas as brincadeiras são mais legais se juntar todo mundo. Começou a chover? Chame os vizinhos, ligue para os primos e não deixe a peteca cair! As crianças têm muita energia para gastar, por isso, é preciso se preparar para fazer com que as férias de verão sejam inesquecíveis.

Vamos às brincadeiras?

Brincadeira para dias de chuva: Cabaninhas

Monte cabaninhas usando lençol ou até toalhas com apoio na mesa, juntando as cadeiras, com caixa de papelão, guarda chuva e até guarda sol. Os adultos podem botar a criatividade pra funcionar e no fim até brincam junto (o que é melhor ainda, faz bem pra todos!). Aqui nesse link do Muito chique temos o passo a passo de vários tipos de cabaninhas legais.

Brincadeira para dias de chuva: CORREDOR DE LASER

Para as crianças que gostam de brincar de espiões e ninjas, ter um labirinto de laser no corredor pode ser muito divertido! Para isso, só é necessário ter papel crepom vermelho e um pouco de fita crepe.

Com estes materiais em mãos, corte o papel em tiras e fixe cada uma delas, diagonalmente, ao longo do corredor. Você pode montar o corredor sozinho ou junto com as crianças; só não esqueça de criar diferentes níveis de dificuldade para que a brincadeira não se esgote em poucos minutos.


Brincadeira para dias de chuva: História em quadrinhos

Os gibis fazem parte das suas lembranças de infância? Então, não seria legal passar um tempo com os seus filhos desenhando histórias em quadrinhos? Pensem nos personagens, deem nomes a eles e imaginem enredos curtinhos. Vai ser uma diversão!

Brincadeira para dias de chuva: BRINCADEIRAS DE FITA CREPE

Aposte na fita crepe para criar diversas brincadeiras, seja no chão da sala ou nos corredores da sua casa. Desenhe uma amarelinha ou um jogo da velha; coloque uma linha para as crianças brincarem de se equilibrar; ou até crie pistas para elas se divertirem com carrinhos.

Brincadeira para dias de chuva: Festa do pijama

Chame alguns amigos da escola, familiares ou vizinhos e promova uma grande festa do pijama. Legal mesmo é quando tem sessão de cinema com pipoca e café da manhã especial no dia seguinte.


Brincadeira para dias de chuva: Fazendo arte com argila

As brincadeiras com argila podem durar o dia inteiro. Separe um cantinho onde vocês possam se sujar bastante. A modelagem é uma delícia, a argila é fresquinha. Depois que a argila secar, é só pintar os objetos montados com tinta guache.

Brincadeira para dias de chuva: Brincando de teatro

Vamos estimular a criatividade das crianças brincando de teatrinho? Pode ser com fantoches feitos com meias velhas ou com papel, por exemplo. Se as crianças quiserem virar os personagens, crie fantasias especiais ou monte-as com roupas de toda a família. Dá até para improvisar um palco no meio da sala.

Brincadeira para dias de chuva: Dança da cadeira

A brincadeira é clássica, mas todos amam – até adultos, diga-se. Geralmente crianças a partir dos 3 anos já conseguem entender e fazer parte da diversão. Conte quantas crianças participarão e coloque, lado a lado, um número a menos de cadeiras. Por exemplo, se participarem 5 pessoas, coloque apenas 4 cadeiras para a brincadeira. Ligue uma música, enquanto as crianças dão voltas ao redor dos assentos. Quando a música parar, todos devem se sentar. Quem ficar sem cadeira sai do jogo. Na vez seguinte, elimine uma cadeira até que restem apenas dois concorrentes. Ganha quem sentar primeiro na última rodada.

Brincadeira para dias de chuva: Fazer massinha em casa

Nesse vídeo tem a receita e o modo de fazer massinha. Já fiz com meus alunos e o sucesso é garantido.

 

Brincadeira para dias de chuva: Oficina de cupcake e brigadeiro

Criança adora brincar de "ser adulta", então que tal ensiná-las a preparar algumas guloseimas? Disponha cupcakes prontos, mas sem confeitar, e cada criança decora com o que quiser: confetes, jujubas, granulados, chantili, brigadeiro…. Os pequenos "mestre-cucas" também podem se divertir preparando brigadeiros. Com a massa pronta, eles enrolam no formato que desejam e decoram como preferir.

Brincadeira para dias de chuva: Momento das Fotografias

O momento com as crianças também pode ser ótimo para relembrar o passado. Os pequenos adoram saber como eram quando mais novos e ver fotos dos pais, tios, primos e avós ainda jovens. Dá para contar muitas histórias, que certamente ficarão para sempre na memória as crianças.

Brincadeira para dias de chuva: Pinturas faciais

Compre tintas que possam ser usadas em pele de crianças (atenção para alergias, hein?) e disponibilize pincéis. Busque na internet algumas referências de desenhos legais, imprima e disponibilize-os como inspiração para a turma mirim copiar.

Brincadeira para dias de chuva: Karaokê

O bom e velho karaokê não sai de moda nunca. É fácil alugar o equipamento, mas há muitos jogos (inclusive online) em que é possível aderir à brincadeira e revelar os minicantores.

Brincadeira para dias de chuva: Jogo da Câmera quente

Veja aqui nesse vídeo como conduzir essa brincadeira

Brincadeira para dias de chuva: Vivo ou morto

Uma das crianças (ou um adulto) deverá ser o líder da brincadeira e se posicionará à frente do grupo, dizendo as palavras "morto" ou "vivo". Ao comando “morto”, os participantes têm que se agachar. Ao ouvirem “vivo”, precisam ficar em pé. Quem errar está fora do jogo, até que se chegue a um vencedor.

Brincadeira para dias de chuva: Futevôlei de bexiga

Para jogar você precisa de duas cadeiras, um pedaço de três metros de barbante e uma bexiga. O primeiro passo é  amarrar o barbante nas cadeiras para poder fazer a quadra para o jogo. Depois as crianças precisam ser divididas em duplas (você pode até fazer trios ou quartetos, mas aí a chance de confusão aumenta). Cada dupla vai ficar de um lado do barbante sentada com as mãos e pés apoiados no chão.

Brincadeira para dias de chuva: Jogo das poses

Aqui nesse link você encontra poses para imprimir em cartões. Com as poses prontas comece o jogo de imitação. Vai ser Muuuuuito divertido. Esse jogo estimula a consciência corporal.

A infância passa rápido mas as lembranças dessa época maravilhosa na nossa vida ficam pra sempre. Brinque com seus filhos, eles não irão esquecer disso!