Quando eu era pequena tinha duas vizinhas que tinham quartos decorados por decoradores famosos, com móveis planejados e brinquedos lindos. Era praticamente uma atração turística quando elas levavam alguém para conhecer o quarto. Hoje em dia está muito mais acessível ter um quarto bem especial para as crianças e com um pouco de planejamento e criatividade fica mais fácil ainda.

quarto de menina (76)

A tarefa de organizar o quarto da criança, sobretudo da menina que requer mais detalhes, é trabalhosa mas é uma grande alegria para os pais. No post de hoje além de vermos muitos quartinhos prontos vamos falar do que é importante levar em consideração em um primeiro momento para que facilite a contratação de profissionais, para que os pais possam fazer ou encomendar coisas sozinhos e assim economizar. Quanto mais se economiza, mais sobra para os brinquedos e toda criança ama brinquedos!

Dicas para quarto de menina

Algumas dicas para que tudo dê certo e sua filha tenha um quarto lindo:

Descubra do que as meninas gostam

A menina gosta de animais? Leve em consideração. Ela é louca por filmes de princesas? Não faça o quarto de animais. Simples assim. São eles que vão brincar e passar a maior parte do seu tempo ali e essas memórias não são esquecidas. Ali dentro irão desenvolver suas habilidades e sua criatividade e quanto mais exploratório e convidativo for o quarto mais autonomia ele terá para que isso aconteça.

Não dê margem aos exageros, se está na moda um filme como o Frozen, ter um ou outro item é interessante, mas fazer um quarto inteiro para esse filme é ter que reformar em pouco tempo porque logo aparecerão novas Annas e Elsas para ocupar o coração da sua filha. Use temas mais gerais, como princesas, e tenha opções para agradar sempre.

quarto de menina (78)

Reserve uma mesa para estudos e arte

Uma mesinha com materiais de desenhos deve ter lugar cativo em todo quarto infantil. Desenvolver as habilidades motoras finas: como escrever, desenhar, saber seguir com um lápis em linha reta, recortar, colar,  deve ser estimulado também em casa e não apenas na escola.

Dependendo da idade que elas tenham, se não tiverem esse lugar reservado para artes em geral elas o farão por outros lugares, como paredes e móveis. Então, antes que as artes aconteçam nos lugares errados ( para você não para ela em seu mundo de descobertas ) , reserve esse espacinho no quarto e o deixe bem convidativo. Os lápis, papéis, canetinhas, massas de modelar precisam ter tanta atenção quanto os brinquedos importados. Além desse desenvolvimento das habilidades, ter um canto para os estudos promove esse hábito para o resto da vida.

Ilumine o quarto

Criança precisa de luz, de Sol, de calor. As cortinas pesadas não são uma boa opção, opte pelas leves. Faça um projeto de luz, se puder. Espalhe vários tipos de iluminação que se adapte as horas do dia. Não obstrua a passagem da luz com móveis.

E também, a partir daí eduque seu filho para os desperdícios de energia e suas consequências a curto ( gastos ) e a longo prazo ( meio ambiente ) , o quarto é um espaço de educação também.

Como escolher a cor do quarto da menina

As meninas adoram rosa, mas nem todas. Escolha a cor preferida da sua filha. Observe as cores que ela gosta e opte em misturá-las, sempre usando tons claros. É sabido que cores muito fortes, vibrantes, agitam as crianças e elas já são agitadas por natureza.

Se ela gosta de rosa pense em rosa com branco, misturas de tons de rosa, salmão, lilás, roxo e também o rosa e verde água e outras tonalidades para ter opções na hora de escolher os itens decorativos. Lembre-se que cores claras transmitem tranquilidade, a maior parte dos quartinhos das fotos são nesses tons e não é à toa.

quarto de menina (83)

Use e abuse de:

Papel de parede decorativo – não é tão caro como era antigamente, e pode ser trocado quando quiser reformar o quarto ou conforme o crescimento da menina sem gerar grandes novos custos ou mexer na estrutura do projeto.

Adesivos decorativos – Podem ser personalizados por você e fazer muita diferença nos detalhes ou no todo. Pode mandar imprimir e cortar a silhueta da criança, nome e o que mais tiver em mente. São de fácil aplicação evitando assim custos de instalação.

Tecidos – misturas de estampas são meu tipo ideal de decoração. Vários tecidos do mesmo tom podem compor perfeitamente paredes, podem revestir móveis e até mesmo ( ótima opção para diminuir os buracos no orçamento ) estofar móveis antigos de outros cômodos e levar para o quarto da menina.

quarto de menina (74)

Temas para quarto de meninas

Coloque itens estimulantes na decoração do quarto. Ouse colocando coisas para que ela mexa, crie e aprenda como  mapas, tinta lousa na parede e canetas de giz ( não sujam tanto quanto o giz tradicional ) , luminárias para jogo das sombras, além dos brinquedos e jogos educativos. Temas preferidos das crianças e que estão presentes em várias das fotos que ilustram esse post:

  • Tema safari
  • Tema ursinhos
  • Tema bonecas
  • Tema fundo do mar
  • Tema princesas
  • Tema Barbie
  • Tema Hello Kitty
  • Tema bailarinas
  • tema Borboletas
  • Tema fadinhas
  • Tema flores
  • Tema floresta encantada
  • Tema Corujas
  • Tema fazendinha
  • Tema  Vintage
  • Tema  Ovelhas
  • Tema  Anjos

quarto de menina (59)

Brinquedos ao alcance da criança

Nenhuma mãe gosta do quarto da criança bagunçado e tem algumas que se deixar deixam tudo espalhado mesmo e com brinquedos até dentro da máquina de lavar. Ensine a criança a guardar os brinquedos desde muito pequena e não terás problemas com isso nunca. Se você catar sempre não terá êxito em tentar fazer a criança catar eventualmente. Pense nisso na hora de expor  os brinquedos no quarto. Algumas mães para não se darem ao trabalho de catar colocam os brinquedos mais caros e bonitos em locais altos para serem oferecidos a criança ocasionalmente.

Ofereça um ambiente estimulante para que a criança expresse seu aprendizado. Os brinquedos precisam ficar ao alcance delas para que elas mesmas façam as conexões entre eles, que criem seu próprio mundo e exercitem sua criatividade.

A organização através de nichos é bem facilitada. Use os baús se necessário for, onde após a brincadeira todos os brinquedos são colocados juntos, porém escolha alguns para a decoração e faça a criança colocar separadamente nos nichos. Esse sentimento de decoração, de harmonia do ambiente, de organização pode e deve ser desenvolvido pelos pequenos desde cedo. Fará muita diferença para a sua filha começar a arrumar e organizar bonecas, livros e pequenos itens.

quarto de menina (63)

Segurança acima de tudo

Diga não aos brinquedos pontudos que possam machucar e causar sérios acidentes. peças pequenas que possam ser engolidas ou enfiadas no nariz. Seja rigorosa nessa revista, passe e repasse os itens de segurança. O piso de madeira é hipoalergênico e deve ser o preferido nesse caso. Os Tapetes são ótimos para brincadeiras no chão, mas exigem constante manutenção e limpeza pra que não causem alergia. Cortinas grossas de tecido podem acumular muita poeira e causar alergia também. Pense em tudo isso durante o projeto para não ter que trocar itens depois. Atente para vários produtos do mercado voltados para o segmento da segurança doméstica e faça uso deles como protetores de tomada , de quinas de mesas e outros. Vale a pena o investimento.

Fotos de quartos de menina

Veja só que belíssimas inspirações de quartinhos de meninas! Um encanto!

quarto de menina (1)

quarto de menina (1)

 

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto de menina (2)

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto de menina (3)

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto de menina (4)

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto de menina (5) quarto de menina (6) quarto de menina (6) quarto de menina (7) quarto de menina (7) quarto de menina (8) quarto de menina (8)

?????????????????????????????????????????????????????????
quarto de menina (9)

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto de menina (10) quarto de menina (11) quarto de menina (11) quarto de menina (12) quarto de menina (12) quarto de menina (13) quarto de menina (13) quarto de menina (14) quarto de menina (14) quarto de menina (15) quarto de menina (15) quarto de menina (16) quarto de menina (16) quarto de menina (17) quarto de menina (17) quarto de menina (18) quarto de menina (18) quarto de menina (19) quarto de menina (19)

?????????????????????????????????????????????????????????

 

quarto de menina (20) quarto de menina (21) quarto de menina (21) quarto de menina (22) quarto de menina (22) quarto de menina (23) quarto de menina (23) quarto de menina (24) quarto de menina (24) quarto de menina (25) quarto de menina (25)

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto de menina (26) quarto de menina (27) quarto de menina (27)

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto de menina (28) quarto de menina (29) quarto de menina (29)

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto de menina (30) quarto de menina (31) quarto de menina (31) quarto de menina (32) quarto de menina (32) quarto de menina (33) quarto de menina (33) quarto de menina (34) quarto de menina (34) quarto de menina (35) quarto de menina (35) quarto de menina (36) quarto de menina (36) quarto de menina (37) quarto de menina (37) quarto de menina (38) quarto de menina (38) quarto de menina (39) quarto de menina (39) quarto de menina (40) quarto de menina (41) quarto de menina (42) quarto de menina (43) quarto de menina (44) quarto de menina (45) quarto de menina (46) quarto de menina (47) quarto de menina (48) quarto de menina (49) quarto de menina (50) quarto de menina (51) quarto de menina (52) quarto de menina (53) quarto de menina (54) quarto de menina (55) quarto de menina (56) quarto de menina (57) quarto de menina (58) quarto de menina (59) quarto de menina (60) quarto de menina (61) quarto de menina (62) quarto de menina (63) quarto de menina (64) quarto de menina (65) quarto de menina (66) quarto de menina (67) quarto de menina (68) quarto de menina (69) quarto de menina (70) quarto de menina (71) quarto de menina (72) quarto de menina (73)