Pallet é uma palavra em inglês que usamos na sua forma original, sem traduzir, para designar aqueles estrados de madeira utilizados no transporte e armazenagem de grandes produtos. Eles, nada mais são, do que um ajuntamento de ripas de madeira,  organizadas de forma a resistirem aos pesos desses produtos. Após esse transporte, pelas empresas que os utilizam de forma primária, eles são descartados. Aí entra o nosso post de hoje, que fala sobre a reutilização desse material, após o descarte, de forma criativa, original e inovadora!

De onde vêm os pallets?

Como os pallets foram feitos para resistir e durar, eles são ideais para a construção de móveis. Seguindo a linha do design sustentável, o reaproveitamento desse material é feito de formas  fantásticas. Geralmente os pallets são feitos de eucalipto ou pinus, e não tem tratamento prévio para pragas e fungos, visto que essa madeira seria descartada. Alguns pallets não são adequados ao reaproveitamento, por terem sido utilizadas no transporte de agrotóxicos e outros materiais tóxicos.

Como reaproveitar a madeira do pallet

O ideal é começar lixando e tirando as farpas do pallet. Unificando o contorno e a textura da madeira de forma manual. O kit pallet ideal é uma lixa grossa, para iniciar, uma lixa mais fina, para acabamento e contornos, um verniz e tinta para dar a vida ao material. A cor original do pallet é uma madeira bem clara, dando uma ótima base para qualquer tom de tinta escolhido. O seu pallet pode ser da cor que você quiser e, geralmente são pintados de cores vivas decorando os ambientes com uma pegada sustentável descolada.

Ideias para uso de pallets

Como o uso de verniz, os móveis criados com pallets, podem ser utilizados em áreas externas, dando vida e graça aos jardins. Sabemos que móveis para jardins costumam ser muito caros e nem sempre conseguimos levar essas peças feitas originalmente com essa finalidade. Os pallets podem ser utilizados como mesas de centro, sofás e camas ( com dois pallets, por exemplo ) , nas áreas internas. Com criatividade e fotos inspiradoras ( olhem nosso post todo! ) , vocês vai usar essas madeiras de forma bem interessante, barata e sustentável.