Perguntando para algumas pessoas que amam plantas, sobre se as flores gostam ou não de sol, veio a resposta : Depende. Então veio a ideia de fazer um post para quem, como eu, fica na dúvida na hora de dizer se elas podem ficar expostas ao sol forte. Aqui no Rio de Janeiro é muito importante ter esse tipo de informação antes de começar a pensar no jardim, afinal o sol de 40 graus será uma companhia quase que diária dele. Você também quer plantar um jardim em um local que faz muito sol? Escolha bem as suas mudinhas.

Por que as flores precisam de sol

Sim, as plantas precisam de luminosidade para fazer a fotossíntese. Através desse processo elas conseguem sua energia, não é errado pensar que elas se alimentam de luz. Mas, devido a grande sensibilidade de algumas plantas, essa luz deve vir de forma indireta, não tolerando a exposição ao sol forte. As plantinhas abaixo são mais resistente, sendo boas escolhas para jardins externos descoberto. Até mesmo para usar nos muros das residências como decoração viva.

Flores que gostam de sol

A primeira flor não poderia ser outra que não o girassol. Ela gosta tanto do astro rei que vai seguindo seu movimento. O girassol está liberado para os jardins externos.

Trepadeiras que gostam de sol

Bougainvile ou Alamanda são duas plantas que podem crescer tanto como trepadeira quanto uma árvore pequena ou arbustos, que podem ser podados, adquirindo uma forma mais organizada.

Outra planta que não tem problema nenhum em ser cultivada em amplos jardins externos é a  Agave. Sua folhagem é alongada e pequenos espinhos podem ser observados na margem. Essa espécie pode chegar até 2 metros de altura, por esse motivo procure cultivá-la em locais mais tranquilos, sem grande circulação de pessoas. Já a flor conhecida como Bela manhã, não precisa de grande tranquilidade, ela é uma planta trepadeira ou rasteira muito usada para forração de encostas e áreas com declives. Sua floração é abundante principalmente nas estações da primavera, verão e outono.

Flores que gostam de sol para vasos

Duas flores ideais para vasinhos ao sol são a azaleia, que pode ser plantada tanto em canteiros como em vasos ou jardineiras, e a Agerato, que é bem incomum, suas flores não tem aquela forma tradicional que a gente está acostumado, mas são delicadas e com uma cor única. E, para terminar, uma flor muito interessante é a Begônia. Elas existem em muitas qualidades diferentes, escolha a que você achar mais bonita para o seu cantinho verde.