Não importa o tamanho do seu jardim, as decorações com pedras  podem ser feitas em qualquer medida de espaço e, com um pouco de criatividade,  trazer resultados adoráveis. Com algum conhecimento sobre os tipos de pedras, suas composições podem ser harmoniosas e você mesma pode colocar a mão na massa fazendo suas criações. Além de ser uma atividade terapêutica, que acalma a mente e te coloca em conexão com a terra,  fazer a sua própria decoração é bem mais econômico do que contratar os serviços de um paisagista. Vamos aprender bastante sobre decoração de jardim com pedras!


Decoração com Pedras em Jardim: Cores e contrastes

É possível desenhar padrões no chão com pedras de cores diferentes. Construir caminhos e delimitar espaços decorativos trabalhando esses contrastes. Outra ideia é aproveitar objetos decorativos que você já tenha e que tenham resistência – não enferrujem, desgastem com facilidade ou percam a cor – para utilizar junto com as pedras decorativas.  Um belo exemplo desses elementos são os vasos. Eles podem ser colocados junto aos espaços decorados como um dos elementos.

Decoração com Pedras em Jardim: Flores em destaque

Caso tenha flores coloridas e queira fazer a decoração do entorno com pedras, opte por pedras escuras que reforcem a beleza e o colorido das flores.  Você pode optar por um certo estilo para todo o jardim, os mais escolhidos são o estilo japonês ( bem característico da cultura oriental ) ou o estilo rústico ( com pedras mais naturais e menos simetria ) .

Como escolher as pedras

Para organizar um jardim com pedras é necessário tempo disponível para se dedicar a esse projeto. Quanto maior o espaço para projetar, mais disposição você precisará. É importante ser realista para não começar o jardim e deixá-lo sem finalização. Caso precise de ajuda, contrate algum profissional que tenham sido recomendado à você.

Existem vários tipos de pedras para jardim e são comercializados em lojas próprias. Os tipos mais comuns são as pedras de rio, as pedras brancas, a brita, ardósia, a dolomita e o seixo natural. Todas tem sua beleza e ornam entre si. O ideal é escolher algumas e combiná-las para criar seus espaços de jardim.