Sempre que eu falo de beleza de cabelos aqui no Muito chique, toco na tecla da alimentação. Para entender melhor a importância disso é fundamental que a gente entenda como as vitaminas funcionam. Elas são nutrientes que nosso corpo precisa de reposição todos os dias. Não adianta tomar sete cápsulas de vitamina C na segunda-feira achando que ela vai durar a semana inteira. A reposição deve ser diária. O excedente, o que consumimos a mais, de vitaminas é colocado pra fora. Esse resumo é para dizer que não adianta pensar em beleza de cabelos sem pensar em boa alimentação TODOS os dias. Não é um tratamento, não é uma fase.
Como a alimentação influencia na saúde dos fios
Outro ponto importante quando falamos de vitaminas e cabelos é dizer que nem tudo que está escrito sobre vitaminas em um produto, por exemplo biscoitos vitaminados, é real. A marca pode até colocar vitamina na receita, mas o processo de industrialização, além de encher o alimento de corantes e aromas artificiais, faz com que o valor nutricional diminua muito. Sem o mínimo de vitaminas necessárias através da alimentação o corpo fica debilitado e, a natureza em sua sabedoria, prioriza a manutenção dos nossos órgãos vitais, deixando os primeiros sinais de deficiência evidentes na parte externa do corpo: peles, cabelos e unhas.
Como consumir vitaminas
Quando pensar numa lista de compras, pense em nutrição do seu corpo como um todo. Deixe os chocolates, biscoitos e alimentos prontos para um dia ou outro. A regra deve ser priorizar os pratos cheios de vitaminas e saúde. Só assim seus cabelos, pele e unhas estarão fortes, brilhando e crescendo com saúde. Para que tudo funcione bem do lado exterior do corpo, algumas vitaminas são super importantes e vamos falar onde elas são encontradas para que você reflita, se organize e mude os hábitos alimentares. Confira:
Onde encontrar vitaminas boas para os cabelos
Vitamina A
Essa vitamina está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos fios, uma vez que regula a multiplicação celular e impede a degeneração das mesmas, e também promove a elasticidade dos fios.
- manteiga sem sal;
- folhas verdes;
- gema de ovo;
- batata doce;
- espinafre;
- cenoura;
- mamão;
- tomate;
- manga;
- fígado;
- leite.
Vitaminas do complexo B
Elas ajudam no processo de crescimento do cabelo, são responsáveis pelo fortalecimento e ajuda a evitar a queda capilar. Além disso, a B5 tem boa compatibilidade com a queratina, proteína responsável pela força e elasticidade dos fios, diminuindo o risco de quebra e pontas duplas.
- peito de peru;
- amêndoas;
- leveduras;
- abacate;
- banana;
- peixes;
- batata;
- nozes;
- fígado;
- feijão;
- leite.
Vitamina C
Tem efeito antioxidante e estimula a produção de colágen. Ajuda a absorver o ferro, essencial para a saúde dos cabelos.
- pimentão amarelo;
- morango;
- brócolis;
- acerola;
- mamão;
- manga;
- tomate;
- laranja;
- goiaba;
- kiwi.
Vitamina D
Age na manutenção das células do couro cabeludo e a sua ausência pode interferir no crescimento normal dos fios, além de deixá-los com um aspecto áspero e muito mais suscetíveis à quebra e à queda dos cabelos.
- óleo de peixes;
- gema de ovo;
- ovo cozido;
- mariscos;
- sardinha;
- salmão;
- ostras;
- leite.