A principal pergunta quando falamos em umectação capilar é " o que  ela tem de diferente da hidratação capilar ? ". Ela é um dos tipos de hidratação que você pode fazer nos seus cabelos, sendo que quando falamos de umectação estamos, necessariamente, falamos do uso de óleos para essa finalidade. Então, no post de hoje, estaremos ensinando e dando dicas sobre como usar óleos, ou produtos á base de óleos, para deixar seus cabelos mais hidratados e brilhosos.


Por que usar óleos nos cabelos?

Nossos cabelos possuem uma oleosidade natural que é importante para sua saúde.Essa camada de gordura forma uma espécie de proteção contra a ação de agentes externos como o sol, vento e poluição. Quando essa camada vai saindo dos cabelos, por muitos motivos, perdemos essa camada protetora da fibra capilar e ele se torna mais fraco. Com a umectação a ideia é devolver parte dessa oleosidade que foi perdida, de modo a fazer com que nossos fios fiquem fortalecidos. Cabelos fortes não quebram e brilham!

Benefícios da umectação capilar

Para te incentivar e tirar algumas dúvidas, aqui abaixo estão os benefícios da umectação capilar:

– Redução da quebra;
– Diminuição do frizz;
– Eliminação da formação de nós;
– Redução do atrito entre os fios;
– Combate ao ressecamento e a porosidade;
– Fortalecimento da fibra capilar;
– Toque mais suave;
– Cabelos mais brilhantes;
– Fios mais lindos.

Como começar  a umectação capilar ?

Como falamos na abertura do texto, ela começa com a escolha de um óleo que tenha a ver com o que você quer cuidar nos seus cabelos. Quer acelerar o crescimento? Quer mais brilho? Quer cuidar dos cachos trazendo maior definição? Cada necessidade tem uma busca por óleos diferentes.

Como se faz umectação capilar?

O modo mais tradicional de fazer a umectação é aplicando o óleo diretamente nos cabelos, incluindo a raiz. Aqui abaixo temos o passo a passo da umectação diurna. Alguns tratamentos indicam que você durma com o óleo na cabeça, sinceramente não vejo necessidade de tanto tempo e pense na sujeira que pode ficar na sua cama!

 

1º passo: antes de lavar os fios, aplique o óleo vegetal de sua preferência mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação;
2º passo: deixe o produto agir por 30 minutos;
3º passo: após o tempo de ação, lave os cabelos com uma linha de tratamento que você já está acostumada.


 

Tutorial em vídeo com o passo a passo para umectação capilar