Há muitos e muitos anos atrás, tive uma colega de curso que foi candidata ao Miss Brasil. Era esguia, tinha um cabelão super bonito e tinha um estilo bem clássico. Como ela tinha vários eventos e compromissos, dizia ela, o cabelo precisava estar escovado 100% do tempo, o que fazia com que essa jovem lavasse o cabelo, pasmem, a cada quinze dias. Alguma magia ela fazia por que se eu não lavo o meu cabelo a cada dois dias  eu não consigo nem olhar para ele. Algumas pessoas precisam lavar todos os dias, por conta da oleosidade. Então, toda vez que vejo algum truque para oleosidade dos fios eu lembro da Miss.


Talco realmente tira a oleosidade ?

O papo de hoje aqui não é, definitivamente, para quem não quer lavar o cabelo e economizar na escova. As consequências de um couro cabeludo sujo são bem mais caras do que a sua escova semanal. Meu conselho é que você mesma aprenda a fazer, acorde mais cedo, durma com uma touca de meia calça na cabeça, faça qualquer outra coisa, menos ficar duas semanas sem passar um shampoozinho nos fios. Cabelo bonito é cabelo limpo!

Dá para substituir o shampoo por talco

Dito isso podemos passar ao nosso tema de hoje, por que é importante frisar que é um TRUQUE. E truques não fazem parte do nosso dia a dia. Caso você tenha um compromisso de última hora e seu cabelo está com aspecto oleoso demais para causar uma boa primeira impressão, ok, está liberado o truque. Mas não tem como fazer do talco o seu shampoo. Isso vale para shampoo à seco, porque a ideia é bem parecida.

Como o talco funciona

O talco absorve a umidade dos fios e, dessa forma, pode ser uma solução de emergência para salvar fios muito oleoso. Só que se ele não for usado do jeito certo,  pode deixar os fios melados, brancos e com um aspecto de sujeira. Os fios não ficam separados uns dos outros, eles vão formando placas, afinal a gordura que está neles os mantém unidos. Saiba que nenhum produto substitui esse processo tão essencial para a limpeza dos fios e couro cabeludo.

Usar ou não usar talco para tirar a oleosidade

Outro ponto, e não quero apenas falar dos aspectos negativos do uso do talco, por que ele funciona mesmo contra a oleosidade, como qualquer produto que não seja específico para os fios, ele pode desencadear problemas no couro cabeludo e causar alergias na raiz dos cabelos. Ainda por cima, como o talco é feito para ser talco, não sabemos a quantidade exata de quanto passar para tirar  a oleosidade, o que pode fazer com que você fique com o aspecto de vovó.

Por último é importante dizer, ao usar o talco uma vez ou outra na raiz para que ele " chupe " a oleosidade, ok. Não há problemas e ele funciona. Mas, ao fazer isso com frequência, por exemplo, dois ou três dias seguidos, a raiz do cabelo ficará obstruída e sabe o que acontece? O corpo produz mais óleo para limpá-la pois é assim que nosso corpo reage. Ou seja, ao usar o talco repetidas vezes o couro cabeludo ficará cada vez mais oleoso. Pense bem antes de usar esse truque!