Se existe uma coisa certa nessa vida é que nós vamos envelhecer. Para que isso aconteça de uma forma tranquila, sem doenças, sem grandes problemas físicos ou de cabeça, vamos aprendendo a admirar a beleza da sabedoria dos mais velhos e cuidando de vários aspectos da nossa vida como um todo. A alimentação saudável durante os longos anos nos favorecerá muito lá na frente e terá valido  a pena todas as fibras e frutas consumidas. A pele mesmo envelhecida, quando cuidada e hidratada é muito mais viçosa e bela mesmo com a idade avançada e o mesmo vale para os cabelos.


Por que os cabelos ficam brancos?

Os cabelos embranquecem pela falta da substância melanina. Com o tempo o corpo vai parando de produzir e os cabelos ( e pelos de todo corpo ) vão nascendo sem pigmentação. Eu comecei a ter cabelos brancos com 25 anos, por herança genética, mas há quem chegue aos 70 com poucos fios embranquecidos.

O cabelo branco, como não tem os pigmentos da melanina, tem uma textura diferente e desenvolver certa fragilidade. A melanina de certa forma, protege os fios contra as quebras e os danos com secador e chapinha.

Diferença entre branco e grisalho

Quem tem cabelos grisalhos, em processo de perda da melanina, ou brancos, que já perderam toda ela, sabem que eles já não se ajeitam mais da mesma forma. Tentem a ter mais frizz e a terem um aspecto mais ressecado. Quem tem o péssimo hábito de arrancar os fios brancos deve ter consciência de que isso machuca o couro cabeludo e deixa o folículo, de onde saiu o fio, aberto. Nele entram sujeiras e substâncias nocivas da poluição criando micro inflamações na pele.

Como cuidar dos fios brancos e grisalhos ?

Como falamos, o cabelo branco ou grisalho é realmente mais ressecado e poroso, ele precisa de cuidados redobrados. Não tem jeito, o cabelo branco precisa de produtos próprios para não amarelar e hidratação redobrada para mantê-lo saudável. Invista em shampoos roxos ( violáceos ) , para contrastar com o amarelo deixando  os fios com aspecto muito bonito. São shampoos mais caros, mas é chegada a hora de não arriscar.Todas as marcas grandes têm produtos específicos para fios brancos, recomendo: Redken e Kérastase.