Hoje em dia temos a noção de quanto foi equivocado, por anos e anos, enaltecer apenas a beleza do cabelo liso. Os fios lisos era tidos como a única possibilidade de aparência bonita e estilosa, mas isso já não é mais aceito e os fios cacheados estão com tudo. Por todos os lugares vemos cachos, black power, tranças de todos os tipos. Os cacheados estão em alta e no post de hoje vamos falar de cuidados com os fios cacheados especificamente.

Fios lisos e cacheados têm estruturas diferentes

Os fios lisos e cacheados tem curvatura capilar diferente e cada um tem suas particularidades.. Os fios cacheados, demandam atenção porque são naturalmente mais sensíveis e, por isso, lavar, tratar, secar e finalizar os cachos, são ações diferentes e, quase sempre, tratadas da mesma forma pelas marcas de cosméticos.  Técnicas e produtos são diferentes e vamos aprender um pouco sobre elas e sobre a estrutura dos fios.

Cabelos cacheados não demoram mais a crescer

Não reproduza esse mito sobre os cabelos cacheados. O crescimento não tem a ver com as curvas e sim, com  fatores genéticos e saúde dos fios. A verdade é que  o cabelo cresce 1 centímetro por mês, seja cacheado, liso, crespo ou ondulado. Como os fios cacheados são em espiral é natural que o tamanho real não seja visto o tempo todo.

Não se deve pentear os cachos secos

Pentear os cachos secos aumenta o volume dos fios os deixando sem forma. Ele perde a sua forma natural e fica sem definição. Além disso,   o atrito do cabelo seco com o pente gera eletricidade, causando frizz e quebra dos fios devido ao atrito. Quem tem cachos deve desembaraçá-los no banho, usando os dedos ou pente de dentes largos.

Não encha os cachos de produtos anti-frizz

Esses produtos protegem os fios dos raios UVs e das altas temperaturas do secador, além de diminuir o frizz e reduzir as pontas duplas. Ou seja, devem ser usados e são indicados para quem tem cachos. O exagero pode causar alergias e mofo no couro cabeludo.