cortebordadoDEST-1024x533

O pior pesadelo de quem tem cabelão é sentar na cadeira do salão e ver seu lindo cabelinho todo indo pro chão. Já passei por isso mais de uma vez e sendo que em uma delas eu surtei totalmente com a cabeleireira e foi uma cena da qual não me orgulho. Gritei, esperneei, xinguei  e o cabelo ficou lá no chão do salão me olhando. Não tinha mais jeito e tive que aceitar o conselho que me deram para me acalmar : Cabelo cresce.


Porque não tem nada mais irritante do que chegar no salão pra fazer uma escova ou tratamento e o cabeleireiro ficar falando " Se cortar a pontinha cresce mais rápido " ou " Com essas pontas duplas a escova não vira de jeito nenhum ". Se você se identificou com a história saiba que não está sozinha e que graças ao nosso pavor de cortar cabelo e ficar sentindo aquele vazio, inventaram uma técnica maravilhosa.  No fundo a gente não quer saber de nada, quer é solução e a solução é o assunto do post de hoje, o corte bordado.

sbdushf4

Para quem é indicado o corte bordado?

 

O corte bordado é indicado para quem tem pontas duplas, cabelinhos secos e arrepiados que comprometem o visual. Sabe aquele cabelo que fica sempre com cara de quem acabou de sair de uma aula de Jump? Com os fios fugindo do rabo de cavalo, arrepiados e pedindo arrego. Essa técnica  ( ou solução definitiva para os nosso problemas )  promete limpar e remover as pontas duplas, para que o fio fique mais saudável, além de deixar o cabelo com um corte com mais vida e renovado. Muitas vezes, os fios ficam danificados e prejudicados por causa do excesso de química, tais como tintura e luzes, bem como pelos processos térmicos (por exemplo, a chapinha), que fazem com que as pontas duplas apareçam.

corte-bordado-aéreo-690x306
O que é o corte bordado?

A técnica ajuda a acabar com o frizz nos cabelos e o resultado são fios mais soltos e brilhantes. Não é milagre mas não podemos esquecer  que o corte levou esse nome porque exige tanta paciência, habilidade e dedicação quanto às pessoas que realizam bordados. Dá um trabalho danado e não é rápido. Exige um talento especial do profissional, afinal não é qualquer pessoa que pega agulha e linha e sai fazendo bordados maravilhosos, não é mesmo? Pense nisso na hora de escolher o salão para marcar seu corte bordado.

Não é qualquer profissional que faz cortes comuns que irá fazer o corte bordado. Segundo os cabeleireiros  a técnica exige uma tesoura especial, que serve para selar a cutícula dos fios. No entanto, o corte também pode ser feito a partir da navalha ou até mesmo a laser, tudo vai depender do que o cabeleireiro está treinado e se sente apto a fazer. pergunte sobre a técnica utilizada, faça perguntas comparando uma a outra e veja como ele se sai respondendo. Se não souber do que você está falando já prepare o pé pra correr do salão.

Saiba que esse corte é iniciado a partir das raízes até chegar às pontas do seu cabelo. Não é um procedimento simples embora a gente falando assim fique parecendo que é. Mas não se esqueça de que é preciso ter habilidade e competência para realizar esse tipo de corte, portanto, vá até o salão de beleza e não arrisque fazer esse corte com quem não tem experiência. Eu não arriscaria.


????????????????????????????????????

Como é feito o passo a passo do corte bordado?

Você vai estranhar logo de cara uma coisa: o corte é feito a seco. Você, claro irá lavar o cabelo para que ele fique limpo porém será secado na sequência. Assim fica mais fácil visualizar o que precisa ser retirado em cada lugar.  Depois que as pontinhas ficam visíveis, são cortadas praticamente uma por uma, ao longo de todo o cabelo, com uma tesoura fina, afiada a laser.

1 – O primeiro passo é lavar as madeixas com produtos de qualidade e logo em seguida, secá-las.

2 – O cabelo é separado por mechas, sendo que o cabeleireiro (a) usa um pente para esticar o cabelo e eliminar as pontas duplas com a tesoura específica.


3- Assim, o processo é repetido, mecha por mecha até que todas as pontas duplas e fios ressecados sejam eliminados.

Posso fazer o corte bordado em cabelo crespo?

A técnica de corte bordado pode ser feita sem problema nenhum e com benefícios em qualquer tipo de cabelo. Inclusive os crespos e afros. Porém o fio deverá ser muito bem alisado com escova antes de iniciar o procedimento. Caso contrário, as ondas naturais que se formam na ponta dos cabelos cacheados podem ser confundidas com fios danificados. Se for cortado demais, o cabelo pode perder muito volume.

post hoje 7

Como fazer a manutenção do corte bordado?

O corte bordado deve ser  refeito a cada 40 dias para manter a eficiência e resultado contra o frizz.  Também é importante lembrar que ele não dispensa outros cuidados. As hidratações, principalmente nos fios crespos, devem continuar sendo feitas semanalmente. O uso de leave-in e reparador de pontas também faz com que os fios permaneçam disciplinados e bonitos por mais tempo. Cuidado é sempre a solução para os cabelos, não tem muito mistério.

Procure produtos indicados para o seu tipo de cabelo e para o seu bolso e cuide bem dele em casa.

Porque fazer o corte bordado?

  • Retira todas as pontas duplas;
  • Acaba com o frizz e pontas ressecadas;
  • Permite manter o cabelo saudável sem perder seu comprimento;
  • Dá leveza e movimento natural;
  • Deixa os cachos mais definidos
  • Aumenta o brilho;
  • Melhora a textura;
  • Dá para fazer em casa;

maxresdefault (1)

Existem algumas coisinhas que podemos considerar chatas em relação ao corte bordado mas confesso que não é nada perto dos benefícios que foram listados aqui acima, viu?

O corte bordado é artesanal e demora bem mais do que o corte normal. Você vai gastar pelo menos uma para rastrear todas as pontinhas danificadas. Se você tiver um cabelo enorme vai demorar muito mais do que uma hora. Seja paciente e vá com tempo de sobra para o corte bordado.

Já quem tem os  cabelos crespos ou afros vai ter que encarar a escova forte antes do procedimento. Some aí mais uma hora.

Exige manutenção com mais freqüência do que um corte de cabelo normal. Enquanto você pode aparar as pontas a cada 90 dias, terá que refazer o bordado a cada 40.

O corte bordado logicamente é muito mais caro que o normal. Mas não vá acreditando em blogs de beleza que dizem que ele custa cerca de R$1.000,00 porque essa informação não é verdade. Ele custa mais, o normal é ser calculado pelo dobro do valor do corte normal. O profissional fica mais tempo a sua disposição então é justo que receba mais pelo serviço.

corte-bordado

O preço certinho varia de acordo com o salão da sua cidade. Alguns salões combram mais caro do que outros em todos os serviços então é normal que o corte bordado seja mais caro também. Ligue e informe-se.

Não recomendo mas aqui abaixo está um vídeo ensinando a fazer o corte bordado em casa e eliminar o frizz sozinha mesmo. Se você se sente pronta para fazer veja o vídeo e aprenda:

 

Tenho certeza que valerá a pena!