A ponta dos nossos fios de cabelo já estão ali há vários anos. Leve em consideração o tamanho do seu cabelo e faça sua conta. Pensando aqui no tamanho do meu cabelo, é possível que as pontas do meu tenham em média 6 ou 7 anos, e isso é um cabelo já antigo e delicado. Não dá para esperar que as pontas estejam iguais ao cabelo da raiz. isso sem contar as inúmeras químicas que essas pontinhas já sofreram. Alguns outros fatores deixam os cabelos com as pontas espigadas, duplas e com aspecto ressecado.

 O que deixa as pontinhas espigadas

Se você usa frequentemente, uma vez ao dia, aparelhos com altas temperaturas, como chapinhas, secadores, baby liss, saiba que a chance do seu cabelo ficar espigado é ainda muito maior. A exposição excessiva ao sol, ao vendo e a poluição, comuns em profissionais que passam o dia a céu aberto, também faz com que os fios embaracem muito e sofram bastante atrito, isso deixa o cabelo bem espigado. O atrito é a causa das pontas espigadas da maioria das pessoas, sabia disso? Pentear da forma incorreta, secar os cabelos de forma intensa, prejudicam demais a saúde das pontinhas.

Como recuperar pontas espigadas

Para reparar e nutrir intensamente os cabelos, evitando o aparecimento de pontas quebradas e fragilizadas, aplique azeite ou óleo vegetal. Estes produtos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo, mas apenas nas pontas. Enrole o cabelo e deixe atuar durante cerca de uma hora. No final, lave o cabelo normalmente e finalize com um jato de água fria. Use as duas receitinhas naturais abaixo para garantir brilho e recuperação.

Shampoo de coco

Ingredientes

1/4 de xícara de leite de coco
1/3 de xícara de shampoo neutro infantil
1 colher de sopa de óleo de amêndoas

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes numa vasilha e misture bem, até que a combinação fique homogênea. Depois, aplique sobre o cabelo úmido, massageie e enxague.

Shampoo de azeite e amêndoas

Ingredientes

1/2 litro de água
120 gramas de sabonete de azeite de oliva em raspas (ou Castela, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais)
1/4 de xícara de óleo de amêndoas

Modo de fazer

Despeje a água fervente sobre o sabonete em raspas e mexa bem até derreter. Depois, adicione o óleo de amêndoas à mistura e deixe esfriar bem antes de aplicar. Permita que o shampoo aja no cabelo durantes alguns minutos e enxague bem.