Os shampoos sólidos estão invadindo  a timeline das minhas redes. Marcas de cosméticos naturais fizeram seus lançamentos, e agora grandes marcas também estão  lançando seus produtos. As barrinhas prometem não poluir o ambiente com tanto plástico desnecessário, além de agredir menos e usa ingredientes naturais.

Mas toda essa maravilha e engajamento ambiental tem um preço, e ele é alto. Cada barrinha custa em média 30 reais + o valor do frete. Estava aqui pensando em alternativas baratas e eficientes para as leitoras do Muito chique e consegui reunir excelentes opções. Temos barrinhas de aloe vera e um shampoo seco de coco que valem muito mas custam pouco. Vamos testar?

Shampoo sólido de Aloe vera

INGREDIENTES

1 penca (folha de cerca de 15 cm) de aloe vera
1 ramo de alecrim fresco (cerca de uma colher de sopa)
Meio quilo de sabão de glicerina
2 colheres de sopa de suco de limão
150 ml de água mineral ou filtrada
2 colheres de sopa de óleo de amêndoa doce
Nota: só devemos adicionar água se observarmos que nosso aloés não é muito aguado e se nosso clima não é úmido, pois pode não ser sólido para ser usado como barra. Nesse caso, ele ainda pode ser usado como um shampoo líquido.

COMO PREPARAR

Em uma batedeira de vidro ou em uma batedeira, devemos misturar a folha de aloe vera e o alecrim. Podemos descascar o caule um pouco como quando o usamos para fazer o gel e lavá-lo para remover o excesso de aloína, embora não seja estritamente necessário para esta receita.
Se observarmos que a mistura é muito pastosa e pouco hidratada, adicionaremos água gradualmente até obter a consistência de um gel.
Em seguida, aquecemos a mistura obtida em banho-maria e, quando já está quente, gradualmente colocamos o sabão de gilcerina picado com uma faca ou ralado, para que ele se integre mais facilmente. Por fim, adicionamos o limão e o óleo de amêndoa.
Quando estiver bem derretido, coloque-o em um molde retangular, deixe endurecer e depois corte em pequenos retângulos (ele rende mais de uma barra).
Papel de parafina ou similar pode ser usado para embrulhar o xampu sólido natural e, assim, preservá-lo.


COMO USAR ESTE SHAMPOO SÓLIDO

Depois que o cabelo estiver umedecido, esfregue toda a área com o shampoo natural sólido e massageie suavemente para que penetre no couro cabeludo.

Idealmente, deixe-o por 5 a 15 minutos e remova-o enxaguando bem com água limpa. É aconselhável usá-lo uma a três vezes por semana.

Dura muitos meses sem problemas, pode ser armazenado em temperatura ambiente e, se possível, não exposto à luz solar direta.

É importante fazer um enxágue final com vinagre de maçã, pois o cabelo tem um pH bastante ácido e o xampu sólido não muito (embora tenhamos colocado o suco de limão para acidificá-lo).

Depois de seco, não haverá mais cheiro de vinagre, e deixará nossos cabelos brilhantes e as cutículas bem fechadas.

Shampoo Seco de Coco Caseiro

 

4 colheres de sopa de pó de casca de canela orgânica
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de leite de coco em pó
1 colher de sopa de aveia em pó fino
10 gotas de óleo de lavanda (ou um óleo essencial de sua escolha)
Instruções:

Combine os pós com um batedor.
Adicione o óleo essencial e misture.
Para aplicá-lo, use um pincel grande de maquiagem (blush) e espanque o cabelo e o couro cabeludo com o pó.
Penteie o cabelo para remover o excesso de poeira.
A canela e o leite de coco agem como um condicionador, então o resultado são cabelos grossos, brilhantes e cheirosos.