Soube de algumas histórias, de pessoas entediadas com uma tesoura e um pente em frente à pia do banheiro, que não terminaram bem. Você vê uma personagem de novela com um cabelo cheio de movimento e um estilo moderno e tem vontade de fazer igual em casa. No meu caso foi vendo a protagonista da série Quântico. Uma morena latina, com os fios grossos, lisos e muito pretos. Isso já deveria ter sido um sinal de que nossos resultados não seriam nem de longe parecidos, mas insisti, fui lá e passei a tesoura, criando o que foi minha franja por muitos anos.


Como cortar e manter a franja

Há quem remeta às franjas a ideia de infantilidade, sendo considerado um corte de criança. Não é de todo errado, visto que a ideia que temos dos cortes são as que formamos através dos tempos e dos exemplo que a nossa cultura nos traz. Pense que se ao longo dos últimos anos, as figuras de empresárias bem sucedidas fossem de mulheres com franja, essa seria a nossa ideia de público para esse corte. Ainda temos um pouco a ideia da franja das paquitas, de personagens de TV recatadas e puritanas. Isso pode, ou não ter a ver com você e com a imagem que quer passar. Eu, pessoalmente, acho que as franjas rejuvenescem e ponto.

Como cortar a franja em casa vendo vídeos

Alguns tutoriais do Youtube mostram uma técnica super difícil, em que a pessoa faz um rabo de cavalo pra frente, corta e o resultado no vídeo é uma franja perfeita, desfiada e com muito movimento. A verdade é que a chance disso dar certo é quase zero. A habilidade e técnica dos profissionais que fazem isso nos salões é o que nos separam deles. Não sabemos o quanto apertar, enrolar,  onde exatamente cortar e por aí vai. Outros tutoriais ensinam a desfiar as pontinhas da franja com Prestobarba,  uma ideia muito ruim também, porque esse acessório de barbear destrói  as pontas, deixando-as duplas e quebradiças. O resultado final é muito feio.

Então, como fazer para ter uma franja bacana e não ter que ir ao salão a cada quinze dias e gastar um monte de dinheiro com a manutenção desse corte? O ideal é aprender a cortar e dar acabamento em casa, mas com consciência de que é apenas uma manutenção para economizar. Decida o limite de tempo que vai deixar de ir ao salão fazer um corte profissional e  alinhar os erros que por ventura aconteçam.

Veja nesse vídeo algumas dicas interessantes. Mas seja crítica e decida o que serve ou não para o seu tipo de cabelo.

Tutorial para cortar a franja em casa