O henê é tão antigo e usado há tanto tempo que é até difícil pesquisar sobre as suas origens. Cada fonte oferece uma história e, na dúvida, ficamos sem ir mais a fundo nessa parte. Mas, o henê faz parte do imaginário de muitas mulheres, mesmo aquelas que não usaram mas que se lembram de ter visto as embalagens em forma de " travesseirinho "no supermercado.

O que é o henê?

O henê é uma química que age sobre os fios, tingindo e alisando de forma progressiva. O que pode-se entender é que o efeito não é imediato e a cada uso ele se intensifica. Em alguns casos pode demorar cerca de 4 ou mais aplicações para o efeito que costumamos relacionar ao " cabelo com efeito espelhado ". Embora o efeito seja progressivo, ele  não altera a estrutura do fio. A cor super escura, característica de quem usa o produto, vem do Pirogalol.

 

Desvantagem do henê

A grande desvantagem do henê, e não houve progressos com o tempo, porque é algo que tem a ver com a incompatibilidade química dos produtos envolvidos, é que ele não aceita outros alisamentos, tinturas e muito menos, descolorações. Uma vez aplicado o henê nos fios, mesmo uma só vez, o cabelo não pode combinar mais com química nenhuma. O que acontece? Não queira saber! A quebra e a queda são certas, e já foram relatados casos de incêndios capilares nas cadeiras de quem mentiu no salão.

Quem pode e quem não pode usar henê

A química é pesada. No henê temos identificadas muitas substâncias e por conta disso seu uso é contraindicado para gestantes e pessoas que utilizam alguns medicamentos, como antidepressivos. Não deve ser usado antes dos 12 anos e por quem ainda não tem certeza se quer manter o visual liso e escuro.

Como usar o henê

Nas embalagens contém as instruções gerais, porém nem sempre está escrito que ele deve ser aplicado nos cabelos secos e sujos, para evitar alergias no couro cabeludo. A gordura protege os fios. Passe o produto, mecha a mecha esticando cada uma delas com um pente. Após a aplicação deve-se cobrir os cabelos com uma touca de hidratação para evitar o ressecamento do produto. Veja o tempo de pausa na embalagem do seu henê pois ele varia bastante. Em geral essa variação é de 1 a 2 horas. O resultado final depende da estrutura dos seus fios.