Elas tomaram conta dos salões especializados em cabelos afro e se tornaram o objeto de desejo das mulheres negras e,  não é à toa, as tranças com fios coloridos são lindas e chamam bastante à atenção. As tranças podem ter vários efeitos finais e basicamente depende de duas coisas: O estilo do profissional ( ou seu mesmo ) e o material usado.  O penteado não é só bonito, ele é carregado de significado e empoderamento para a mulher negra e hoje vamos falar um pouco sobre os mitos e as verdades que rodeiam as box braids.


Box braids e o peso

A primeira dúvida quando olhamos para alguém usando as box braids, seja do estilo que for, é ficar imaginando que  elas são muito pesadas e podem estar incomodando a pessoa que usa.  Não podemos afirmar que elas pesam sem saber o material utilizado. Nem sempre  é verdade. O peso depende muito do material escolhido e cada vez mais, os materiais  se tornam mais leves. Não esqueça que apenas os fios trançados junto com os cabelos naturais é que se tornarão um " peso a mais na cabeça ". Os cabelos naturais têm o peso que deveriam ter e nossa estrutura física aguenta sem dano algum. Se você acrescenta 100 gramas de fios na trança é esse o peso a mais e esse assunto deve ser pensado dessa forma.

Box braids e a transição capilar

Se você está em transição capilar pode encontrar nas box braids uma grande aliada. Quem está passando por um momento difícil na transição pode ter uma alívio e um ótimo resultado no uso das tranças. Vale a pena correr até um profissional, contar suas expectativas e se entregar aos momentos de colocação de suas tranças.

Como lavar as box braids

Os cuidados com as box braids não são difíceis e nem exigem produtos caros e manutenção. Ter os cabelos loiros descoloridos com alguma técnica, por exemplo, exige uma manutenção e gastos muito maiores. Então, esse assunto de que as box braids são difíceis de manter e cuidar é outro mito relacionado ao penteado. Você pode fazer a lavagem da sua cabeça com as tranças até três vezes na semana, o que é bem razoável. Não pode usar condicionador porque os fios ficam mais oleosos e com isso os fios se soltam e desmancham. Então é lavar com shampoo, sem esfregar muito, qual a parte difícil disso? Nenhuma.

Como dormir com as box braids

Para dormir com as box braids use a famosíssima touca de meia- calça. Assim evita o atrito e vai mantê-las lindas por muito mais tempo.  O procedimento é bem simples, envolva os fios da trança com a touca de seda e vai evitar o frizz que deixa o cabelo com um jeito desleixado.

Quais os melhores fios para box braids

Se você pretende fazer sozinha as suas tranças e já tem alguma experiência em penteados afro, apenas duas dicas: peça ajuda de um amigo(a) , para o procedimento não ser tão demorado nem dolorido. Use fios de lã, porque são mais leves e naturais. Existe uma boa quantidade de marcas, preços e opções no mercado.

As box braids são lindas e valorizam demais a mulher negra. Usem e arrasem com elas por aí!