Eu confesso que sempre escolhi escovas erradas, aí, um belo dia, resolvi aprender melhor sobre escovas e fazer alguns investimentos nesse acessório. Afinal, ele nos acompanha todos os dias. A escova certa faz parte da conquista e da manutenção de um cabelo saudável, brilhante e bonito. Dependendo da escova, ela pode ter o efeito contrário! E é por isso que, no post de hoje, vamos ver cada um dos tipos e pra quem ela é indicada. Dessa forma, você poderá escolher a melhor para você.

Como limpar escova de cabelo

A dica de hoje é dizer que a limpeza das escovas é essencial, ainda mais para quem usa químicas de alisamento ou prefere aquelas escovas com almofadas que aumentam o risco de acumular resíduos. Para limpar, retirar os fios da escova, deixe de molho em água com detergente neutro, e intensifique a limpeza com esponja e escovinha. Seque com toalha ou secador de cabelos. Depois use álcool 70.

 

Escovas de  cerdas com bolinhas nas pontas

 

Elas costumam ser feitas em plástico e as bolinhas de silicone. Isso é ótimo pois o silicone em forma de bolinhas massageia o couro cabeludo. As cerdas mais longas e ligeiramente flexíveis conseguem um desembarace mais sutil com risco diminuído de quebra. Vale  a pena investir nessas.

Escovas de  cerdas naturais

Ideais para crianças e pra quem quer fios brilhosos e menos frizz. Elas podem ser macias ou mais rígidas. São boas para desembaraçar os fios e servem para vários tipos de cabelos.

Escovas grandes com raquete quadrada ou oval

São ótimas para desembaraçar grande quantidade de fios. Podem ser usadas no banho também. Essas são as minhas preferidas, porque sempre tive cabelo comprido e pouca paciência para desembaraçar lentamente com o pente. A escova raquete lembra uma raquete de tênis e elas podem ter mais ou menos cerdas. Uma mesma marca tem vários tipos de espaçamento. Como entender, de forma leiga, para que serve esse espaçamento entre as cerdas da sua escova raquete:

Se ela tem um maior o número de cerdas e se forem mais juntas a escova tende a dar mais volume aos cabelos,Quanto mais espaçadas as cerdas, menor o volume. Ideais para quem deseja controlar o volume dos cabelos.