Quando eu penso em ter muito dinheiro e em coisas luxuosas eu acabo não pensando em viagens nem em roupas, minha ostentação preferida são os perfumes e adoro a ideia de uma prateleira cheia de vidrinhos cheios. Perfumes importados sempre foram o meu fraco e cedo a um ou outro impulso para poder comprá-los.
Com o dólar alto a visão da prateleira cheia fica cada vez mais longe. Um vidro de um perfume bom sai da casa de R$200,00 indo cada vez mais alto. Algumas marcas que já eram caras, como a Jean Paul Gaultier, ficaram totalmente impraticáveis com vidros de 30 ml por mais de R$300,00 em uma loja de shopping. Sendo assim nada como pensar muito bem antes de comprar um perfume novo e esse post de hoje é pra te ajudar na sua próxima compra.
Existem listas oficiais de mais vendidos a cada ano e vamos ver que perfumes vêm se repetindo e o que foi lançado recentemente mas antes vamos dar uma olhada geral no que é importante a cerca de um perfume.  O mais importante certamente é você gostar do cheiro, se você se sente bem com aquele perfume ele é pra você. Além disso existe, pra te ajudar na hora de escolher um perfume diferente, uma coisa chamada pirâmide, ou tabela, olfativa que relaciona os aromas em famílias, logo, se você gosta de um perfume de uma família quando for procurar por novidades pode escolher algo semelhante ao seu anterior ou, quem sabe, mudar totalmente.

mais-vendidos-femininos
O que é a pirâmide olfativa?

Perfume não é só um líquido cheiroso que passamos na pele, ele é complexo e até os aromas simples são divididos e classificados. Ela, a pirâmide é dividida em três tipos diferentes de notas que podemos entender de forma leiga como aromas:

  • Notas de SAÍDA- Constituem a primeira impressão que nos é transmitida pelo perfume. Sentem-se durante os primeiros 15 minutos.
  • Notas de CORAÇÃO- Determinam o espírito do perfume. Duram entre 15 minutos a 2 horas.
  • Notas de FUNDO – Definem o perfume e perduram após 2 horas.

A partir dessas combinações é que vêm o cheirinho do nosso perfume preferido. Quem cria os perfumes é chamado de Mestre perfumista e ele é quem decide cada nota. Agora se você gosta de perfume doce ( eu, eu, eu! )  deve escolher os que tem as famílias olfativas doces combinadas entre si. Para aprendermos um pouco mais dessas famílias temos aqui abaixo a descrição com exemplos.

Família Floral

São os perfumes mais tradicionais da história da perfumaria. São criados a partir das associações olfativas de diferentes flores ou pelo contraste aromáticos, com tons florais mais criativos e silvestres. Nesta família encontrará notas olfativas de rosa, lírio, jasmim, nerolí, iris, violeta, etc.

Família Chypré

Com uma base característica de madeira, musgo e flores, podemos encontrar, nestas fragrâncias, aromas de couro e frutas. Em sua composição mais clássica, adquire acordes de musgo de carvalho, sândalo, patchoulli e bergamotas.

Família Frutal

São os perfumes também  tradicionais na história da perfumaria.São criados a partir das associações olfativas de diferentes frutas ou pelo contraste aromáticos, com tons frugais mais criativos e silvestres.

Nesta família encontrará notas olfativas de maçã, melão, figo, manga, etc.

Família Oriental

Diferenciam-se por serem fragrâncias que misturam calor e sensualidade. Incorporam matérias primas como baunilha, almíscares ou madeiras nobres.Nesta família encontrará notas olfativas de canela, âmbar, baunilha, haba tonka, etc.

Família Cítrica

Estes perfumes são elaborados com uma base de hespérides, ou seja, essências de elementos cítricos como a bergamota, a laranja, a lima, a tangerina e a toranja. Adicionam-se outros elementos como a laranjeira acre e neroli. Estas fragrâncias são leves e muito frescas.

Nesta família encontrará notas olfativas de bergamota, limão, tangerina, laranja, etc.

Família Herbácea

Elaborados com ingredientes do mundo vegetal. Utilizam-se essencialmente na perfumaria masculina, apesar de existirem fragrâncias femininas com notas herbáceas. Frequentemente, incluem ingredientes como o manjericão, a menta, o estragão, entre outros. Nesta familia encontrará notas olfativas de  tomilho, alecrim, lavanda, menta, etc.

Família Amadeirada

As suas notas olfativas são produzidas a partir de raízes, rizomas e cascas de madeira de árvores e arbustos. São perfumes quentes e profundos. Também estão incluídas neste grupo as notas de couro e cigarro. Conseguiram identificar os seus preferidos? Não é uma tarefa tão fácil assim mas é dessa forma que são feitas as descrições dos perfumes e conhecendo as famílias e aromas semelhantes fica bem mais fácil escolher.

Agora vamos para as listinhas que prometi. Querem saber quais são os perfumes mais vendidos em todo o mundo? O primeiro eu, embora ache horrível, já desconfiava. E vocês? Gostam e conhecem todos dessa lista? Abaixo dos perfumes vou colocar as notas e vocês já podem ter as referências das famílias.

Lista dos  perfumes femininos mais vendidos no mundo

Nº 5 da Chanel

Sua fragrância foi criada aproximadamente a 90 anos e continua sendo o perfume feminino mais vendido no mundo. O nº 5 da Chanel ficou ainda mais famoso quando Marilyn Monroe revelou, isso em 1952, que usava duas gotinhas deste perfume todo dia.
Notas de cabeça: bergamota, néroli, ylang ylang, limão e aldeídos.
Notas de coração: íris, jasmim, raiz de orris, rosa e lírio do vale.
Notas de fundo: vetiver, almíscar, sândalo, patchouli, musgo de carvalho, âmbar, baunilha e civeta.

Coco Mademoiselle da Chanel

Inspirado nas suas outras versões, nº5 e Coco, a fragrância Coco Mademoiselle foi desenvolvida para cair no gosto das mulheres, a começar pelo seu frasco rosa. A marca o descreve como uma fragrância fresca, sensual, empolgante e incrivelmente sexy. Leve como uma pétala com acordes de jasmim e rosa.
Notas de saída: laranja, tangerina, flor de laranjeira e bergamota.
Notas do coração: mimosa, jasmim, rosa turca e ylang ylang.
Notas de fundo:  fava tonka, patchouli ou oriza, opoponax, baunilha, vetiver e almíscar branco.

 J’adore da marca Dior

Esse é um dos meus perfumes preferidos e adorei saber que a mulherada do mundo inteiro também curte. É um perfume floral, feito para a mulher confiante e sensual. Devido aos seus ingredientes de alta qualidade, a marca investiu bastante para que esta fragrância fosse associada ao luxo e elegância.

Notas de cabeça: essência de ylang-ylang (combinação de várias notas florais).
Notas de coração: essência de rosa damascena.
Notas de fundo: absoluto jasmim sambac.

Light Blue da Dolce & Gabbana

Esse é um vidrinho bem conhecido das perfumarias. Light blue foi feita para a mulher moderna, confiante e muito feminina. Possui um aroma floral frutado que reflete sensualidade.
Notas de Cabeça: maçã, cedro, câmpanula e limão siciliano.
Notas de coração: rosa branca, bambú e jasmim.
Notas de fundo: âmbar, almíscar e cedro.

Angel de Thierry Mugler

Demorou para cair no gosto das mulheres, mas foi partir de seu lançamento que os consumidores passaram a dar mais atenção para perfumes com notas bem doces. Foi desenvolvido para a mulher delicada, sedutora e com personalidade forte. É maravilhoso! O cheiro é marcante e estou usando ele nesse momento.
Notas de Cabeça: melão, coco, tangerina, cássia, jasmim, bergamota e algodão-doce.
Notas de coração: mel, damasco, amora, ameixa, orquídea, pêssego, jasmim, lírio-do-vale, bagas vermelhas e rosa
Notas de fundo: fava tonka, âmbar, patchouli ou oriza, almíscar, baunilha, chocolate amargo e caramelo.

Pleasures de Estée Lauder

Esta é uma fragrância floral fresca que transmite o frescor e a limpeza da natureza. Seu sucesso até hoje levou a marca a desenvolver cosméticos e outras versões baseadas em sua fragrância. Esse eu não conheço ainda e irei dar uma olhada na próxima vez que for espiar perfumes.
Notas de Cabeça: tuberosa, pimenta rosa, violeta, frésia, bagas vermelhas, folha de violeta e Notas verdes.
Notas de coração: peônia, rosa, lírio, lilás, jasmim, lírio-do-vale, gerânio e senegambica.
Notas de fundo: sândalo, patchouli ou oriza, almíscar e cedro.

Chance da Chanel

Feito para a mulher sensual e ousada, Chance é extremamente feminino. Chance foi lançado posteriormente ao Coco Mademoiselle, baseado no seu sucesso. Mantendo quase o mesmo aroma, porém foi acrescentado algumas notas para trazer ainda mais frescor.
Notas de Cabeça: abacaxi, íris, patchouli ou oriza, pimenta rosa e jacinto.
Notas de coração: jasmim e limão verdadeiro ou siciliano.
Notas de fundo: almíscar, patchouli ou oriza, baunilha e vetiver.

Trésor da Lancôme

Já usei mas não comprei de novo. É bom mas não ficou no meu top 10. Trésor é um perfume oriental floral e marcante. A marca o descreve como uma fragrância que deixa um rastro refinado e discreto, porém inesquecível. Devido ao seu sucesso, seu aroma serviu de inspiração para a criação de cosméticos de outras marcas. Aroma de pura emoção no ar.
Notas de Cabeça: abacaxi, lilás, pêssego, flor de damasco, lírio-do-vale, bergamota e rosa.
Notas de coração: íris, jasmim, heliotrópio e rosa.
Notas de fundo: damasco, sândalo, âmbar, almíscar, baunilha e pêssego

Allure da Chanel

Pura e suave. Quente e sensual. Difícil definir. Impossível resistir.” É assim que a Chanel define sua fragrância Allure. A marca Chanel mais uma vez entra na lista, consolidando seu sucesso quando o assunto é perfume. Allure foi desenvolvido para evocar o verdadeiro encanto da mulher. A fragrância combina bergamota, tangerina, pêssego, cedro, baunilha, rosa, jasmim, peônia, magnólia, flor de laranjeira, lótus e vetiver.

Eternity de Calvin Klein

É bom e tem campanhas publicitárias maravilhosas.  Floral e romântico Eternity idealiza o amor duradouro e eterno. Feito para a mulher romântica e moderna.
Notas de Cabeça: cítricos, notas verdes, tangerina, frésia e sálvia.
Notas de coração: lírio, cravo, violeta, jasmim, cravo francês, lírio-do-vale, rosa e narciso.
Notas de fundo: sândalo, âmbar, patchouli ou oriza, almíscar e heliotrópio.

Não poderia terminar esse post sem dar as minhas sugestões. Alguns como o J'Adore da Dior e o Angel são da listinha anterior mas alguns não estão por ali. Segue as fotos e saiba que posso não saber a família de cada um mas são todos doces e maravilhosos.

Listinha dos perfumes do meu coração

escape_w

Disseram que esse perfume não está mais á venda e gostaria de pensar que isso não é verdade. O Escape é o cheiro de inverno mais gostoso que tem. É forte, bem forte e marcante.

jadore_dior

Usei há pouco tempo e me apaixonei por ele. Muito classudo e chique!

Chloe-Narcisse1

Um cheirinho que não é tão popular e quase não vejo por aí mas já usei vários vidros e amo esse cheiro. Fica a dica para quem quer conhecer novos perfumes.

amarige1000

Esse é um perfume que me acompanha há anos. Volta e meia eu compro porque fico com saudades.

1002m

Esse é um clássico. É um perfume masculino e maravilhoso que lembra muito o Poison da Dior só que menos intenso.

Espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho mais sobre perfumes hoje.