Uma verdade inquestionável é que os pés, por ficarem escondidinhos no inverno, acabam ganhando menos atenção do que nas estações mais quentes. Penso aqui e sei que também faço muito isso e acabo esquecendo de marcar a pedicure, cuidando apenas das mãos. Claro, no verão, usamos mais rasteirinhas e sandálias, que deixam os pés livres e expostos. No frio, com o uso de sapatos fechados e botas, os pés ficam sufocados ali dentro, e a gente sabe que, não temos muitas opções, afinal, quem aguenta os pés gelados?

Como ter mais cuidados com os pés no frio

Mas, como cuidar dos pés e dar a eles a atenção que merecem? Além disso, com a umidade alta, os sapatos fechados e com pouca rotatividade, temos um espaço muito propício para o aparecimento das micoses nas unhas e pés. Opa! Vamos ter mais cuidado!

Por que devemos intensificar o cuidado com os pés no inverno ?

Sabemos que os pés ficam enfiados o dia inteiro dentro de botas, sapatos fechados, encapuzados com meias e meias-calças, mas, mesmo não olhando tanto para eles, os cuidados precisam se intensificar e eu te explico o porquê. Esses locais quentinhos que acabei de falar, como botas e meias, são o habitat ideal para que os fungos, as bactérias, as frieiras, apareçam e se proliferem sem dó do nosso pezinho. Outro ponto que tem a ver com sapatos fechados e apertados pelas meias, são as unhas encravas, e, te afirmo, elas são um sofrimento enorme!

Dicas para o maior conforto dos pés

Procure uma podóloga de confiança e faça investimentos nesse tratamento. Ela é a profissional que vai cuidar dos seus pés evitando todos os problemas que falamos antes.

Use meias de algodão. Além de mais bonitas e confortáveis elas absorvem o suor de forma mais eficiente. Com isso os pés não ficam úmidos. E, já sabe, ambientes úmidos, escuros e quentinhos são um prato cheio para os fungos.

Use sapatos do seu número! Sempre.

Passe hidratantes específicos para a área dos pés. Mesmo com um pouco de frio, mas não esqueça dessa etapa dos cuidados.

Use pós anti fungo. Não são caros e são eficientes. Invista na saúde dos seus pés.

E, por último e muito importante, areje e alterne os sapatos. Não use um sapato todos os dias. Não dá certo fazer isso! Coloque na área para secar, mesmo que não os sinta molhados.