Esse texto sobre primeiros sintomas da gravidez serve de alerta, de curiosidade e de informação. Aqui não é um laboratório e quem garante que você está grávida, ou não, é um exame que detecta a fração beta do hormônio hCG, produzido pela placenta. Essa confirmação pode ser obtida por meio de exames de sangue e de urina a partir do décimo dia de fecundação, em média. Mas, existem alguns sintomas que podemos identificar lá pelo décimo segundo dia de gravidez, ou seja, bem no comecinho. De repente a menstruação nem atrasou ainda, mas a concepção já aconteceu. Como saber?


Quais são os primeiros sinais da fecundação?

Dizem que a intuição feminina nunca se engana nessa hora, mas o assunto aqui hoje são sinais totalmente sutis e geralmente, apenas quem está aguardando por uma gravidez, consegue perceber. Essas alterações são alterações hormonais mas que podem ser facilmente confundidos com uma TPM normal. Vamos aos sintomas e aos comentários:

 

Sensibilidade maior nos seios (nos mamilos ou em toda a mama)

Ter os seios inchados é outro sintoma que pode começar nas primeiras semanas após a concepção. Algumas mudanças são mais visíveis, e o inchaço dos seios é uma delas: as mamas ficam mais sensíveis ao toque, doloridas ou inchadas.

 

Sangramento vaginal mínimo

O sangramento comum no início da gravidez tem um motivo super lindo que é o rompimento de alguns vasos sanguíneos para que o óvulo fecundado  fique bem preso à parede do útero.

 

Cólica


Esse é um sintoma bastante comum durante o ciclo menstrual.

 

Inchaço

Outro sintoma bem fácil de confundir, mas fique atenta.


Mais sintomas dos primeiros dias de gestação

 

Dor de cabeça

É mais um sintoma que não é regra. Pode ser ou não, que aconteça com você.

 

Cansaço excessivo e Sonolência

Acontecem devido ao hormônio Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial levando a esses sintomas.

 

Maior vontade de urinar

o início, ocorre pela ação dos hormônios da gravidez, cerca de seis a oito semanas após a concepção.

 

Sintomas que está grávida

Prisão de ventre

É causada por influência dos hormônios da gestação que diminuem o peristaltismo intestinal, ou seja, o movimento que o intestino faz para empurrar o alimento pelo tubo digestivo.

Enjoos e vômitos

São comuns devido à elevação do hormônio Beta HCG , que estimula o centro do vômito e atinge seu pico em torno de 10 semanas de gestação.