Como já dividi algumas vezes com as leitoras do Muito chique, trabalhei até o início do ano, antes das academias fecharem em função da pandemia, com turmas de gestantes dando aula de hidroginástica. Não apenas exercícios, mas todo o momento da aula era voltado para troca de ideias e, sobretudo, um momento de abrir o coração para as fragilidades que o momento da gestação impõe. Muitos assuntos eram colocados na aula, discutidos e divididos. Um desses era o medo em relação a amamentação. E esses medos eram muitos, o principal era de não conseguir produzir leite para alimentar o bebê. Sabendo dessa queixa maior das alunas, pesquisei muitas dicas para passar para elas nos momentos das aulas e espero que gostem do apanhado desse post, mais específico sobre posições para amamentar.


Melhores posições para amamentação

A melhor posição para amamentar é aquela em que a amamentação ocorre de forma confortável para a mãe e seu bebê. Cada criança é única e ela vai se sentir bem ou não de uma forma imprevisível. A amamentação deve ser um momento de conexão prazeroso para os dois. Então, a criança deve estar virada para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres. Ao sentir todo o corpinho do bebê, a mãe consegue efetivamente sentir se ele está relaxado, curtindo a posição, ou se está tenso, querendo que ela troque.

Nesse vídeo temos algumas dicas para escolher as posições para amamentar

Troca de posição para prevenir dor na amamentação

Um dos medos que falei lá acima, era quanto a dor na amamentação. Quanto a isso, a prevenção é a melhor maneira de lidar com o problema. Saiba que variar a posição da criança durante a amamentação, previne fissuras nos mamilos e garante que todo o leite produzido na mama seja liberado para o bebê. Afinal, isso é tudo que uma mamãe quer, não é?

 Dicas para escolher posições para amamentar

 

Posições mais comuns para amamentar

Algumas posições mais comuns para que você experimente com seu bebê:

Posição tradicional

O bebê recebe o apoio do braço que está do mesmo lado do peito usado para amamentar.

A Posição Invertida

Com o cotovelo dobrado, segure o bebê ao seu lado, embaixo do braço, e segure a cabeça do bebê com a mão aberta, colocando seu rosto em direção ao seio.

Deitada De Lado


Deite em uma posição confortável de lado e coloque o rosto do bebê de frente para seu peito, apoiando seu corpo com o braço e elevando ligeiramente sua cabecinha.

Posição para amamentação de gêmeos

Se você quiser amamentar ao mesmo tempo, pode adotar a posição invertida, só que com um bebê apoiado em cada braço.