O assunto de hoje " sangramento na gravidez " é um daqueles em que temos que ter total atenção a cada palavra colocada no texto. Geralmente quem se interessa, e busca, por essa informação se encontra em estado de apreensão.  Se por um lado ocorre a tensão de quem quer engravidar e quer identificar um sangramento normal ,e não uma menstruação, e por outro, a mulher que usa métodos anticoncepcionais de uso contínuo, que se depara com um sangramento e o confunde com o sangramento comum do início da gravidez. Primeiro de tudo, vamos ter calma, dá pra se identificar os dois tipos com algumas informações que traremos no texto de hoje.


O que é o sangramento que ocorre no início da gravidez

Para começo de conversa é importante falarmos do endométrio. Como ele é o cara mais importante do texto de hoje, é fundamental que a gente saiba o que acontece quando a gravidez de fato se inicia. O endométrio é a parede interna do seu útero e ele tem um revestimento. Ele é como se fosse uma capa de sofá, só que da parte de dentro do seu útero. Vamos supor que você tenha engravidado, que seu óvulo tenha sido fecundado, ele não pode ficar vagando pelo útero, ele se fixa em alguma parte dessa parede. Então, lá no comecinho da gravidez, esse óvulo fecundado se gruda nessa parte de dentro do óvulo e lá irá ficar. Nesse processo de se fixar ali, ele PODE romper alguns vasos sanguíneos, esse sangue vai escorrer por dentro do útero e sair pela sua vagina. Nesse momento você, que está aguardando ansiosa pela confirmação da sua gravidez, vê o sangue na calcinha e pensa " menstruei e não foi dessa vez ", quando na verdade a fecundação seguiu seu plano corretamente.

Quais as características do sangramento de nidação

Isso que falamos acima tem um nome, sangramento de nidação. Ele significa que você está grávida e que tudo está nos conformes. A diferença do sangramento de nidação para a menstruação é a quantidade e a ausência de fluxo. Para que fique mais fácil o entendimento, vamos falar de novo do endométrio. A menstruação é quando, ao não ocorrer a fecundação, toda essa " capa de sofá " é retirada e sai do seu corpo. Isso leva alguns dias para acontecer, pois cada camada desse revestimento vai escamando e saindo aos poucos. Por isso temos um fluxo menstrual. Já o sangramento de nidação é em quantidade muito menor, como se fosse feito um furo nessa parece. A cor é amarronzada, como um escape menstrual.

O que fazer se o sangramento demorar mais dias?

Esperto ter ajudado e esclarecido um pouco sobre o sangramento de nidação. Mas, caso esteja com um sangramento que não tem as características que falei acima, procure um médico para que ele te examine.