zumba

A zumba é uma atividade que tem feito muito sucesso entre as mulheres, com a promessa de entreter e ajudar a conquistar a boa forma física. Ela combina movimentos aeróbicos com coreografias latinas, como é o caso do merengue e da salsa. Como qualquer atividade física, a zumba emagrece e ajuda a manter o corpo mais saudável. Ela também é indicada às mulheres que buscam uma forma diferente de se exercitar, pois estão cansadas da rotina monótona das academias.

A zumba é uma atividade que combina ginástica e dança. (Foto: Divulgação)
A zumba é uma atividade que combina ginástica e dança. (Foto: Divulgação)

Uma aula padrão de zumba dura de 45 minutos a 1 hora. Durante esse tempo, o professor apresenta sequências curtas de dança, que são imediatamente repetidas pelos alunos. Todos exercitam o corpo ao som de salsa, merengue, mambo e samba. Os principais movimentos das coreografias são os saltos e os giros.

Os professores de zumba se comprometem com quatro fatores na hora de dar aulas. São eles: diversão, diferença, facilidade e eficácia. Em outras palavras, a atividade propõe a execução de movimentos simples, contagiantes e capazes de definir diferentes partes do corpo.

Os exercícios são realizados ao som de merengue, salsa e outros ritmos latinos. (Foto: Divulgação)
Os exercícios são realizados ao som de merengue, salsa e outros ritmos latinos. (Foto: Divulgação)

Zumba

A zumba surgiu de forma acidental há 15 anos. Certa vez, o personal colombiano Beto Perez esqueceu a fita de músicas aeróbicas em casa e resolveu animar os exercícios com a única fita que tinha da sua mochila, que reunia ritmos latinos. No final das contas, todos os alunos gostaram da experiência e Beto resolveu aprimorar a modalidade.

Para conseguir popularizar a zumba, Beto contou com o apoio de uma produtora para gravar DVDs. Não demorou muito para que vários professores de fitness começassem a entrar em contato, com interesse de aprender a modalidade.

Em poucos anos, a zumba se tornou um verdadeiro fenômeno mundial. São mais de 15 milhões de praticantes no mundo todo, que estão espalhados em mais de 180 países.

Benefícios da zumba

A zumba ajuda a emagrecer e tonificar o corpo. (Foto: Divulgação)
A zumba ajuda a emagrecer e tonificar o corpo. (Foto: Divulgação)

Acompanhe abaixo os principais benefícios da zumba:

Ajuda a emagrecer

A zumba é uma ótima atividade para queimar gorduras e conquistar um corpo definido. O gasto calórico de uma aula de uma hora é de 1.000 calorias.

Dispensa o uso de equipamentos

A grande vantagem da zumba é que ela não precisa se equipamentos para ser realizada. A aula é sempre iniciada com alongamento e depois intercala exercícios aeróbicos com movimentos de dança.

Os passos são mais simples do que você imagina. (Foto: Divulgação)
Os passos são mais simples do que você imagina. (Foto: Divulgação)

Coreografias de Zumba

Muitas pessoas deixam de fazer zumba com medo de enfrentar coreografias complicadas, inspiradas nas danças latinas. No entanto, a modalidade defende a ideia de ensinar movimentos simples, divertidos e estimulantes.

Melhora a coordenação motora

Praticar zumba faz bem para a coordenação motora, pois os reflexos ficam mais rápidos e os praticantes adquirem mais equilíbrio.

Tonifica o bumbum e as pernas

A zumba é uma atividade capaz de fortalecer todo o corpo, especialmente o bumbum  e as pernas. Outras áreas trabalhadas são abdômen, lombar, oblíquos, paravertebrais e membros superiores.

Favorece o bem estar

A prática se zumba estimula a produção de serotonina, uma substância que favorece o bem estar físico e mental.

A atividade é divertida e ótima para fazer amigos. (Foto: Divulgação)
A atividade é divertida e ótima para fazer amigos. (Foto: Divulgação)

Ajuda a fazer novos amigos

Na zumba, os participantes interagem uns com os outros, por isso é possível fazer novas amizades. O contexto é muito favorável, já que as aulas são alegres, divertidas e elevam a autoestima.

Aumenta a sensualidade

As mulheres que praticam zumba ficam mais sensuais, já que aprendem a realizar movimentos que combinam com ritmos latinos.

Faz bem para a memória

A zumba também se destaca como um ótimo exercício para a memória, pois os praticantes precisam memorizar a sequência de movimentos para poder executá-la.

A atividade faz muito bem para a saúde. (Foto: Divulgação)
A atividade faz muito bem para a saúde. (Foto: Divulgação)

Melhora a saúde

As aulas de zumba contribuem com a saúde do corpo como um todo. A capacidade cardíaca aumenta, bem como a capacidade respiratória.

Modalidades de zumba

A zumba ganhou novas modalidades nos últimos anos, com o propósito de atender as preferências de diferentes tipos de público. Confira:

  • Zumba Kids: uma boa atividade para acabar com o sedentarismo da criançada. A playlist é montada com músicas pop e atuais para despertar o interesse dos pequenos.
A aula de zumba também pode ser feita na água. (Foto: Divulgação)
A aula de zumba também pode ser feita na água. (Foto: Divulgação)
  • Acqua Zumba: nessa versão, os movimentos da zumba são executados dentro da água. Embora o grau de dificuldade seja maior, a tonificação dos músculos também acontece de forma mais intensa.
  • Zumba Step: a atividade normalmente dispensa o uso de qualquer equipamento, mas ela pode ser praticada com o auxílio de um step. As aulas são ótimas para definir glúteos e pernas.
  • Zumba Toning: os movimentos são feitos com maracás, instrumentos que fazem barulho nas coreografias e ao mesmo tempo ajudam a trabalhar os membros superiores.
Também é possível usar algum instrumento. (Foto: Divulgação)
Também é possível usar algum instrumento. (Foto: Divulgação)
  • Zumba Gold: a atividade é embalada por músicas um pouco mais lentas, como é o caso da bossa nova, por isso atende as limitações das pessoas mais idosas.
  • Zumba Sentao: as aulas são realizadas com o auxílio de uma cadeira, permitindo assim trabalhar os músculos do tríceps e do abdômen.

Aulas de zumba

Assista aos vídeos de zumba e aprenda a executar alguns movimentos:

Academias com aulas de zumba

Várias academias brasileiras já trabalham com aulas de zumba. São elas: