Sonhar que não consegue falar ou gritar é um episódio que acontece na vida de muitas pessoas. Esta situação desesperadora compromete a tranquilidade na hora de dormir, afinal, o indivíduo se sente aprisionado no seu próprio sonho, ou melhor, pesadelo.

Freddy Krueger é fichinha perto do que muita gente tem sonhado por aí. Alguns acontecimentos no mundo dos sonhos são tão amedrontadores que a pessoa tenta falar ou gritar, mas a voz não sai de forma alguma. Daí, no dia seguinte, vem a pergunta: o que isso significa?!

Sonhar que não consegue falar ou gritar. O que significa? (Foto: Divulgação)
Sonhar que não consegue falar ou gritar. O que significa? (Foto: Divulgação)

Sonhar que não consegue falar ou gritar?

• Sonhar que não consegue gritar

No sonho, o grito simboliza raiva ou medo. Ele é a expressão viva das emoções de uma pessoa. Quando alguém tenta gritar e nenhum som é emitido, significa que é preciso enfrentar algum tipo de situação que está incomodando, porém falta coragem de agir. O grito mudo também significa a incapacidade de identificar os medos e sentimentos.

• Sonhar que não consegue falar

Não conseguir falar em um sonho é sinal de que a pessoa tem dificuldades para persuadir os outros. Simboliza a incapacidade de convencimento, ou seja, de fazer valer suas ideias.

Não conseguir gritar é sinal de que alguma situação está incomodando. (Foto: Divulgação)
Não conseguir gritar é sinal de que alguma situação está incomodando. (Foto: Divulgação)

Entendendo os sonhos

Os seres humanos sonham todas as noites, mesmo quando não se lembram disso. O sonho é uma atividade mental que se relaciona a uma série de ocorrências durante a fase REM do sono. Mas, o que é esse tal REM? Bom, é o estado mais profundo de quando uma pessoa está dormindo, no qual o corpo está paralisado, mas o cérebro continua em plena atividade.

E se não for um sonho…

Algumas pessoas confundem sonho com realidade. Ou seja, na verdade elas já acordaram do sono, mas por algum motivo não conseguem falar, gritar ou mover o corpo. Este tipo de situação é algo típico da paralisia do sono.

O que é a paralisia do sono?

A paralisia do sono é um transtorno que acontece na hora de dormir ou acordar. O individuo tem consciência de onde está e de quem é, mas não consegue falar ou gritar, tampouco movimentar um músculo do corpo. A paralisia do sono é um sintoma típico de um distúrbio chamado narcolepsia.

Na paralisia do sono, a pessoa não consegue falar, gritar ou se mover. (Foto: Divulgação)
Na paralisia do sono, a pessoa não consegue falar, gritar ou se mover. (Foto: Divulgação)

O estado de paralisia do sono dura de 2 a 5 minutos e pode ser confundido facilmente com um pesadelo. Além de não conseguir falar, gritar ou se movimentar, a pessoa também pode ter falta de ar, alucinações auditivas, sensação de angústia/medo e sensação de estar caindo ou flutuando.

Para não sofrer com episódios frequentes de paralisia do sono, é recomendado controlar o estresse e a ansiedade. O uso de calmantes também tem efeito positivo, desde que contem com orientação médica. Veja mais significados dos sonhos aqui.

Recomendados para você: