Tome cuidado! O print funciona. (Foto: Divulgação)

Saiba tudo sobre o Snapchat, um aplicativo semelhante ao WhatsApp que serve para se comunicar com amigos e familiares. Disponível para iOS e Android, o app permite conversar com pessoas de todas as partes do mundo por tempo ilimitado e também oferece uma série de recursos para que essa comunicação aconteça.

Assim como a maioria dos aplicativos mensageiros, o Snapchat permite se comunicar através de texto, imagem e vídeo. Também é possível contar com uma série de outras ferramentas que não estão presentes no clássico WhatsApp.

Conheça o aplicativo que é concorrente do Whatsapp. (Foto: Divulgação)
Conheça o aplicativo que é concorrente do Whatsapp. (Foto: Divulgação)

O Snapchat é bastante popular entre os jovens e tem crescido gradualmente no Brasil. Ele não supera ainda o seu principal concorrente WhatsApp, mas está caminhando para essa grande conquista. Um dos grandes atributos do app é a sua capacidade de autodestruição. As fotos e os vídeos compartilhados nas conversas ficam disponíveis por apenas 10 segundo, depois desaparecem, sem possibilidade de recuperação.

O que é o Snapchat?

O Snapchat foi criado em 2011, por dois universitários de Stanford. O serviço começou a se popularizar com o caso do deputado americano Anthony Weiner, que usou o app para enviar fotos de cueca e acabou encaminhando as imagens para uma mulher no Twitter. O parlamentar perdeu o cargo, mas o aplicativo ganhou fama nos Estados Unidos.

Evan Spiegel, fundador do app. (Foto: Divulgação)
Evan Spiegel, fundador do app. (Foto: Divulgação)

Evan Spiegel, principal desenvolvedor do Snapchat, se destaca como um dos grandes talentos do Vale do Silício, na Califórnia. Ele tem apenas 23 anos e o seu aplicativo vem sendo disputado por grandes empresas. O engenheiro, inclusive, recusou uma oferta do Facebook no valor de 3 bilhões de reais para vender o seu app.

Spiegel tem planos ambiciosos para o seu aplicativo, mas pretende obter lucros com os usuários e não através de propaganda, como já faz o Facebook. Nesse mês de março de 2015, a empresa chinesa Alibaba investiu US$ 200 milhões no aplicativo, que, por sua vez, ainda é bloqueado na China.

As imagens e vídeos compartilhados desaparecem em menos de 10 segundos. (Foto: Divulgação)
As imagens e vídeos compartilhados desaparecem em menos de 10 segundos. (Foto: Divulgação)

O aplicativo Snapchat tem várias vantagens, como a interface organizada, os recursos de fácil uso, controle de tempo de exposição de imagem e o alerta de screenshot (que avisa quando a pessoa capturou a sua imagem.

Diferenciais do Snapchat

O mercado de aplicativos mensageiros parece saturado, com tantos apps semelhantes. No entanto, o Snapchat tem diferenciais que pouca gente conhece. Confira:

O app destrói fotos e vídeos

A capacidade de destruir fotos é um grande diferencial. (Foto: Divulgação)
A capacidade de destruir fotos é um grande diferencial. (Foto: Divulgação)

O Snapchat tem a incrível capacidade de destruir o conteúdo compartilhado pelos usuários em até 10 segundos. Tanto as imagens quanto os vídeos são excluídos dos dispositivos e servidores. Dessa forma, é possível conversar de forma mais íntima, sem ter medo do conteúdo acabar parando nas outras redes sociais.

É possível desenhar e escrever nas fotos

A “zuera” não tem limites no Snapchat, por isso os jovens gostam tanto. O aplicativo permite desenhar e escrever nas fotos, tornando o conteúdo ainda mais interessante.

O app oferece filtros

Há uma variedade de filtros que podem ser usados. (Foto: Divulgação)
Há uma variedade de filtros que podem ser usados. (Foto: Divulgação)

O aplicativo tem vários filtros interessantes que permitem editar as imagens, alguns dos quais não são encontrados no Instagram. Entre os recursos disponíveis, vale destacar a inclusão de termômetro e relógio digital à foto.

Snap Stories funciona como Facetime

O app tem algumas funcionalidades diferentes e interessantes, como é o caso do Snap Stories, que funciona como uma espécie de Facetime. As mensagens enviadas podem ser acessadas pelas pessoas por 24 horas, se o usuário habilitar essa função, é claro. Dessa forma, todos os seus snapchatters podem acompanhar o histórico de imagens, textos e vídeos. Muitos artistas utilizam esse recurso para se promover.

Snap Stories funciona como Facetime. (Foto: Divulgação)
Snap Stories funciona como Facetime. (Foto: Divulgação)

Seta cinza indica que a pessoa não adicionou

Muitas pessoas acabam adicionando os seus ídolos no Snapchat, mas o aplicativo insiste em mostrar uma setinha cinza. Isso significa que a outra pessoa não adicionou à lista de contatos. Até é possível enviar imagens e vídeos, mas o conteúdo fica pendente até a solicitação ser aceita.

É possível tirar print

Tome cuidado! O print funciona. (Foto: Divulgação)
Tome cuidado! O print funciona. (Foto: Divulgação)

Por mais que o aplicativo defenda um conceito de autodestruir as imagens e vídeos, é importante ter muito cuidado com o envio de snapsexys ou algum outro conteúdo comprometedor. A função de print, que captura imagem da tela, não é desabilitada quando o usuário está no Snapchat.

Como criar um Snapchat?

Criar uma conta no Snapchat é bem simples. Confira o passo a passo:

1. Faça o download do aplicativo para iOS ou Android.

Criar conta no app é muito simples. (Foto: Divulgação)
Criar conta no app é muito simples. (Foto: Divulgação)

2. Após baixar e instalar o app, aperte o botão “Criar conta”, que se encontra na tela inicial.

3. Na tela de cadastro, é preciso fornecer as informações solicitadas, como e-mail, senha e data de nascimento. Conclua a criação da conta clicando novamente no botão “Criar Conta”.

4. Escreva um apelido e clique em “Continuar”.

5. O sistema passa para a tela de verificação de número de telefone. Ele não reconhece o nono dígito, por isso é necessário informar o código de DDD sem o zero e informar apenas os oito dígitos. Clique para “verificar”.

Validando o número. (Foto: Divulgação)
Validando o número. (Foto: Divulgação)

6. O Snapchat enviará uma mensagem via SMS com um código para validar a conta. Clique em Verificar novamente.

7. Pronto! Agora é só clicar em “Concluído” e começar a usar o aplicativo. Para adicionar amigos, basta clicar no ícone do bonequinho com um sinal de “+”.

Gostou dos recursos do Snapchat? Ainda tem dúvidas sobre esse aplicativo? Deixe um comentário.