oe2

Apenas sonhos e desejos, infelizmente, não são o bastante para realizar um casamento, certo, meninas? Organização, um bom orçamento, tempo para planejar e, principalmente, muita pesquisa são essenciais para que tanto a festa quanto a cerimônia sejam perfeitas. Dessa forma, indicamos os principais itens que não devem faltar na lista de preparativos, com dicas simples e práticas. Confiram:

Casamento: por onde começar?

oe3

A lista de convidados é uma das primeiras coisas com que se preocupar. Além disso, só podemos decidir o local ou o Buffet a partir do número de pessoas que irão participar do evento.

Procure não convidar muita gente para não ter imprevistos, como convidados indesejados, e para evitar a superlotação ou espaço vazio no espaço escolhido. Uma boa dica é realizar a cerimônia no próprio lugar da festa. Assim, você gasta menos com a locomoção dos convidados e com o estacionamento.

A confecção dos convites deve ser feita com antecedência de cinco meses e a entrega para os convidados dois meses antes do casamento. Quando fechar o dia e o local, informe a todos para que reservem a data na agenda. Vale um e-mail ou marcar o evento em uma rede social.

Crie pastas para armazenar toda a papelada do planejamento, de forma segura e organizada. Mantenha um caderno com sugestões e ideias vindas de amigos, familiares, revistas, da internet ou de fornecedores.

Buffet

O Buffet e a seleção dos pratos que serão servidos é tão importante quanto a localização do casamento. Ele deve ser planejado no mínimo quatro meses antes. Veja preços em alguns estabelecimentos e peça indicações de amigos e fornecedores. O menu deve ser enxuto e considerar os hábitos alimentares dos convidados, sem pratos extremamente exóticos.

Vestido & Maquiagem

oe4

Três meses antes, faça testes em diferentes estabelecimentos e converse bastante com um profissional antes de contratá-lo. Pergunte em mínimos detalhes como será o dia, o que é oferecido e indicações de maquiagem e penteados.

Para os convidados que moram em outras cidades, sugira pelo menos dois bons cabeleireiros como opção de escolha.Reserve seis meses para procurar com calma e ter tempo de realizar todos os ajustes necessários do vestido. Isso vale para as alianças, jóias, acessórios, buquê de flores e para o véu de grinalda. Para o noivo, três meses de procura já são o bastante na escolha do figurino.

Decoração, álbum de fotografias e bolo

Detalhes como arranjos de mesa, talheres, mesas, cadeiras e tudo que envolve o processo de decoração deve ser visto seis meses antes da data marcada. Por isso, pesquise sem preguiça; procure em revistas especializadas, imagens da internet, e em diversas empresas do ramo para conseguir um bom negócio. Uma dica é optar por flores da época, que costumam ser mais baratas e oferecem uma disposição bonita ao ambiente.

O álbum de fotografias e a filmagem da festa serão as principais recordações que você terá do casamento, o que não deve ser visto como um gasto desnecessário, mas, sim, como um investimento para a vida toda.

Dedique cinco meses para essa função e veja indicações de fotógrafos com familiares e amigos. Nada adianta uma festa impecável se a música não agradar os noivos e convidados. Cinco meses são mais do que ideias para encontrar um bom DJ, banda ou cantor.

Não escolha bolos muito altos para não chamar mais a atenção do que os próprios noivos e para não escondê-los na hora das fotos. Considere sempre o sabor como prioridade. Não há sentido em comprar um bolo demasiadamente chique, mas que não agrada o paladar dos convidados. Três meses de procura são suficientes.

Presentes & Lembranças

oe5

Com relação aos presentes, você pode disponibilizar uma lista on-line ou mandá-la por e-mail a todos os convidados. Infelizmente, nem todos podem comprar aquele conjunto incrível de talheres de prata ou uma máquina de lavar de última geração. Por isso, tente não pedir presentes muito caros.

Está na moda dar como lembrança chinelos para que as convidadas tirem os saltos altos e descansem os pés. Mas muitas vezes, elas estão usando meias, o que atrapalha na hora de vestir o calçado. Uma solução seria confeccionar sapatilhas; assim, todas as mulheres da festa ficarão belas e confortáveis para dançar a noite toda.

Ao transformar o seu casamento em um momento inesquecível, procure realizar tudo dentro de suas condições financeiras para conseguir bons descontos na hora do pagamento. Isso trará alívio e possibilidades de organizar uma excelente viagem de lua de mel após a celebração. Vale lembrar que todos os detalhes devem ser discutidos entre os noivos, e é necessário sempre um pouquinho de jogo de cintura e concessões para que todos fique satisfeitos (inclusive os pais e familiares dos noivos).

 Confira um Infográfico do site Dicas para Casamento 

oe1

Gostaram das dicas, meninas? Não deixem de comentar!