outubro-rosa-2015

O Outubro Rosa 2015 tem o objetivo de mobilizar milhões de pessoas no combate ao câncer de mama. A campanha não está acontecendo apenas em hospitais e postos de saúde, mas também no Congresso Nacional, nas lojas, escolas, universidades, entre outros espaços.

O câncer de mama se destaca como o tipo de tumor com maior incidência entre as mulheres brasileiras. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 57 mil novos casos serão descobertos entre 2014 e 2015. Isso significa 56,06 diagnósticos positivos para cada 100 mil mulheres. O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, é curável. No entanto, ele continua sendo uma das doenças que mais matam a população feminina: mais de 520 mil mortes por ano.

A campanha reforça a prevenção e o diagnóstico precoce. (Foto: Divulgação)
A campanha reforça a prevenção e o diagnóstico precoce. (Foto: Divulgação)

Durante o mês de outubro, o alerta sobre a prevenção do câncer de mama será reforçado. Cada iniciativa que compõe o movimento espera estimular a detecção precoce da doença, pois só assim é possível garantir o sucesso do tratamento.


O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como objetivo ressaltar a importância de um diagnóstico precoce para que a doença possa ser curada. O movimento tem causado empatia em todos os lugares do país, inclusive na capital federal. A cada ano, o movimento Outubro Rosa ganha mais repercussão. A campanha não se limita apenas a cartazes, banners e folders. Ela também tem um calendário de atividades gratuitas, que são direcionadas especialmente para as mulheres brasileiras.

outubro-rosa-2015 (2)


Objetivos do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento mundial que cresce a cada ano. Os seus objetivos são:

  • Estimular a prevenção do câncer de mama;
  • Reduzir o número de mulheres com câncer de mama;
  • Mostrar a importância do diagnóstico precoce para a cura;
  • Apresentar a realidade atual do câncer de mama no Brasil e no mundo;
  • Embelezar o mundo com tons de rosa, principalmente pontos turísticos e locais; históricos;
  • Mostrar os riscos que a doença pode trazer.

Origem do Outubro Rosa

O Outubro Rosa criou fortes raízes no Brasil, mas não foi por aqui que ele teve início. A história dessa ação começou em 1997, nos Estados Unidos. Na época, a cidade de Nova York sediou a primeira Corrida pela Cura, que buscou estimular a conscientização e mostrar a importância de fazer um diagnóstico precoce do tumor. Não demorou muito para que o Outubro Rosa começasse a ser celebrado em todo mundo.

Outubro Rosa 2015 Entenda o que significa este movimento 10

O símbolo do Outubro Rosa

No final da 1ª Corrida pela Cura, a Fundação Susan G. Komen for the Cure fez questão de distribuir lacinhos cor-de-rosa entre os participantes. Esse item se transformou no símbolo do movimento.

Hoje, o laço rosa é o elemento mais utilizado para representar o Outubro Rosa, seja através de cartazes ou da decoração de espaços. Também se tornou comum, inclusive no Brasil, iluminar monumentos públicos, prédios, pontes e teatros com luz rosa, como uma forma de chamar a atenção da população.


Outubro Rosa no Brasil

Depois de despertar milhares de ações nos Estados Unidos, o Outubro Rosa finalmente passou a ser comemorado no Brasil, em outubro de 2002. O primeiro sinal de simpatia com o movimento aconteceu quando Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco de São Paulo, ganhou uma iluminação cor-de-rosa. Na época, os paulistas também comemoravam os 70 anos de encerramento da Revolução de 1932.

Outros momentos da história do Outubro Rosa no Brasil também foram considerados marcantes, como o que aconteceu em 2008.  Diversas entidades que combatem o câncer de mama se uniram para iluminar com luz rosa os pontos turísticos das grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Teresina, entre outras. O grande destaque ficou por conta do Cristo Redentor, o maior símbolo da capital carioca.

Outubro Rosa 2015 Entenda o que significa este movimento 4


Os resultados do Outubro Rosa

As ações que integram o Outubro Rosa têm apresentado resultados significativos. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde entre 2011 e 2012, o número de mamografias realizadas no Brasil teve um aumento de 16%, ou seja, passou de 1.839.411 para 2.139.238. Entre as mulheres com idade de 50 a 69 anos, que correm maior risco, o aumentou foi ainda mais significativo: 21%.

Prevenção do câncer de mama

Male Doctor Holding Pink Breast Cancer Awareness Ribbon

O movimento Outubro Rosa costuma divulgar algumas dicas para prevenir o câncer de mama. Confira:

Faça o autoexame

O câncer de mama costuma ser uma doença silenciosa e praticamente sem sintomas. É por isso que vale a pena realizar o autoexame das mamas. Esse método tão simples consegue identificar 80% dos tumores.


Faça mamografia

A mamografia é um exame radiológico que consegue identificar o câncer de mama. A sua capacidade de encontrar um nódulo costuma ser bem maior do que o simples toque com as mãos do autoexame. Os médicos recomentam que as mulheres com mais de 40 anos se submetam à mamografia pelo menos uma vez por ano, especialmente aquelas com histórico familiar da doença.

Outubro Rosa 2015 Entenda o que significa este movimento 7


Mantenha uma boa alimentação

O cardápio deve ser sempre variado e rico em nutrientes, pois só assim é possível os compostos cancerígenos que chegam até as células. Portanto, como frutas, legumes, verduras e leguminosas. A lentilha, o grão-de-bico e o feijão branco são alguns alimentos que atuam contra o câncer de mama.

Evite cigarro e álcool

Alguns estudos mostram que fumar aumenta as chances de desenvolver câncer de mama, por isso é recomendado que as mulheres fiquem bem longe do cigarro. O consumo de álcool também aumenta as chances de desenvolver tumores.

Cuidado com a terapia hormonal

Muitas mulheres, ao entrar na menopausa, iniciam a terapia de reposição hormonal. Esse tratamento, no entanto, deve contar com acompanhamento médico e não pode durar muito tempo.


Observe o histórico familiar

As mulheres com caso de câncer de mama na família devem se preocupar ainda mais com os exames preventivos.

Amamente o máximo possível

Algumas pesquisas já conseguiram comprovar que as mulheres que amamentam os seus bebês reduzem as chances de câncer de mama no futuro. Portanto, não tenha pressa para o fim do aleitamento.

O câncer de mama é tratável, desde que o diagnóstico seja feito de forma precoce. O sucesso do tratamento dependerá da fase em que se encontra a doença e o tipo de tumor. Em todo caso, aqui vai um dado otimista: a chance de cura é de praticamente 95%.