Melhores panelas para cozinhar 14

Você sabe quais são as melhores panelas para cozinhar? Descubra qual modelo de panela combina com as suas necessidades! Toda cozinheira habilidosa e zelosa deve se preocupar com a escolha das suas panelas. O recipiente utilizado para preparar os alimentos deve preservar o sabor, ser fácil de manusear e não oferecer riscos à saúde da família. Existem vários modelos de panela à venda nas lojas, e normalmente a maioria delas apresenta prós e contras.

Não existe panela perfeita! Todas possuem vantagens e desvantagens. (Foto: Divulgação)
Um bom cozinheiro que se preze é exigente com a qualidade de suas panelas. (Foto: Divulgação)

Melhores panelas

Nós já testamos e aprovamos as panelas antiaderentes de cerâmica da marca Lekssa. As panelas são simplesmente incríveis e não grudam nada, nada, os alimentos! Uma beleza! Todo o alimento desliza facilmente na panela, são ótimas até na hora de lavar. Pra nós, não há duvida nenhuma, as melhores panelas são as da marca Lekssa.  Usadas e super, hiper aprovadas. Não troco por nenhuma outra marca, as panelas da marca Lekssa são incríveis, muito fáceis de limpar, são práticas, não grudam os alimentos, enfim, tudo que uma dona de casa precisa. Clique aqui e veja mais sobre elas.

lekssa-ks51


Quais são as melhores panelas?

Esta é uma pergunta bem pessoal e particular, afinal, varia de pessoa para pessoa. Mas, falando cá entre nós e dando uma opinião pessoal minha, as melhores panelas que eu já usei na vida são as panelas da marca Lekssa. Eu realmente não troco por nenhuma outra marca, eu me adaptei muito com estas panelas porque elas são MUITO fáceis de limpar, basta passar um guardanapo na panela e ela já fica com o aspecto de limpa. Depois basta lavar com uma esponja macia e sabão e pronto, a panela está limpinha novamente, sem nenhum esforço. E para cozinhar, estas panelas são ótimas porque o alimento não gruda NADA, eu disse NADA MESMO!

E isso é tudo o que nós, metidos à cozinheiros, desejamos na cozinha: praticidade! Eu amo cozinhar, adoro experimentar novos utensílios na cozinha e sempre estive em busca de panelas perfeitas. Foi quando eu conheci as panelas da marca Lekssa e depois disso nunca mais precisei substituí-las por nenhuma outra. Enfim, eu recomendo de verdade para todas as minhas leitoras e leitores. O investimento vale a pena mesmo!


Tipos de panelas

Existem também muitos outros tipos de panelas que podem ser perfeitas para outras pessoas também, por isso vamos dar uma olhadinha em cada modelo disponível atualmente no mercado:

Panela de alumínio

Melhores panelas para cozinhar 1

A panela de alumínio é leve, fácil de encontrar, tem preço acessível e serve para preparar diferentes tipos de alimentos. Ela deve, no entanto, ser usada com muito cuidado no início, pois libera metal na comida. Os especialistas recomendam ferver a peça com água antes de usar e evitar o “ato de aerar” na hora da limpeza.

Alguns nutricionistas afirmam que a panela de alumínio libera substâncias que contribuem com o surgimento do Mal de Alzheimer. Para minimizar o risco, coloque o sal na comida apenas no final da preparação, pois esse ingrediente estimula a liberação de substâncias nocivas.


Panela inox

Melhores panelas para cozinhar 2

Se você está em busca de panelas versáteis para usar no dia-a-dia, então o modelo inox é o mais recomendado. O material de fabricação tem cromo, níquel e ferro, mas a quantidade liberada nos alimentos é tão pequena que não chega a representar uma ameaça à saúde. Em todo caso, antes de preparar os alimentos, ferva a panela inox com água pelo menos 3 vezes.


Panela antiaderente

Melhores panelas para cozinhar 3

A panela antiaderente está conquistando a preferência nos lares brasileiros. Ela é fabricada com um material popularmente conhecido como Teflon, que facilita o preparo dos alimentos e dispensa o uso de óleo. Algumas análises levantam a hipótese de que o acabamento antiderrapante libera resíduos na comida ao atingir alta temperatura (acima de 240º C). Essa liberação, no entanto, é bem menor do que a tradicional panela de alumínio.


Panela de porcelana

Melhores panelas para cozinhar 4

A panela de porcelana, assim como a de cerâmica, é muito eficiente no preparo de molhos e sopas. Ela pode ser usada no forno ou no micro-ondas, sem liberar componentes tóxicos nos alimentos. A peça, no entanto, tem um material frágil e pode sofrer com rachaduras facilmente.


Panela de vidro

Melhores panelas para cozinhar 5

A panela de vidro é muito favorável no que diz respeito à saúde, pois não libera componentes químicos, mas não tem um desempenho térmico tão eficiente. É preciso saber lidar com essa peça na cozinha, caso contrário, há grandes riscos de queimar os alimentos.


Panela a vapor

Melhores panelas para cozinhar 6

Se você deseja conservar os nutrientes de legumes e verduras durante a preparação, então vale à pena investir em uma panela a vapor. Essa peça mantém a temperatura de cozimento baixa, o que acaba preservando as propriedades nutricionais.


Panela de pressão

Melhores panelas para cozinhar 7

A panela de pressão é perfeita para quem precisa cozinhar rápido os alimentos. Quanto à preservação dos nutrientes, não se diferencia em nada dos demais modelos. O modelo mais apropriado é o de aço inoxidável, pois apresenta maior durabilidade.


Panela de ferro

Melhores panelas para cozinhar 8

A panela de ferro é muito interessante para quem busca resistência, durabilidade e saúde. A peça libera ferro nos alimentos, por isso é considerada uma poderosa aliada contra a anemia. A desvantagem, no entanto, é o fato de ser muito pesada e difícil de manusear.

Nas lojas, é possível encontrar vários modelos de panela de ferro, inclusive que apostam em um acabamento esmaltado e por isso facilitam o momento da limpeza. Antes de comprar a peça, verifique se a procedência é confiável, afinal, alguns fabricantes colocam chumbo na composição.


Panela esmaltada

Melhores panelas para cozinhar 9

A panela esmaltada desperta o interesse das pessoas por causa da sua estética, mas pode representar um perigo para a saúde. Durante o cozimento dos alimentos, ela pode liberara uma substância tóxica através do seu esmalte. Portanto, tome os devidos cuidados para que não aconteça a contaminação da comida.


Panela de barro

Melhores panelas para cozinhar 10

Se você precisa fazer um ensopado, então a panela mais recomendada é a de barro. Esse modelo, muito popular nas cozinhas do campo, confere um sabor especial às refeições. Antes de comprar a peça, no entanto, veja se o fabricante é de confiança, pois algumas panelas possuem baixa qualidade e liberam substâncias nocivas à saúde na comida, como é o caso do chumbo, níquel e cádmio.


Panela de titânio

Melhores panelas para cozinhar 11

As panelas de titânio estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. Elas são fabricadas com uma base de alumínio e um pouco de titânio vaporizado, o que confere uma película protetora. A grande vantagem desse modelo é que ele dispensa o uso de óleo para preparar os alimentos.


Panela de pedra de sabão

Melhores panelas para cozinhar 12

A panela de pedra de sabão não é um modelo muito popular na cozinha dos brasileiros. Ela é fabricada principalmente no estado de Minas Gerais, com um material retirado da natureza. O modelo favorece à saúde, afinal, possui grande resistência ao calor e não libera resíduos prejudiciais nos alimentos.

Se você precisa preparar pratos com cozimento demorado, como é o caso do guisado, essa panela de pedra de sabão é perfeita. Só prepare o bolso, pois o preço dessa peça é bem alto.


Panela de cobre

Melhores panelas para cozinhar 13

Para fechar a lista temos a panela de cobre. Esse modelo é bem bonito, caro e raro. A versão fabricada com puro cobre é proibida no Brasil, mas é possível encontrar peças revestidas internamente com alumínio ou inox. Os chefs de cozinha aprovam essa peça, pois ela conduz o calor perfeitamente e esquenta os alimentos como nenhuma outra.


Os modelos que não liberam componentes tóxicos são mais caros e não apresentam o melhor desempenho de condução térmica, como é o caso das peças fabricadas com vidro. Na hora de escolher o utensílio ideal, os especialistas recomendam pensar nos seguintes quesitos: saúde, eficiência, durabilidade e limpeza.

Agora você já conhece um pouco mais sobre as panelas mais vendidas do Brasil. Tem alguma dúvida? Deixe um comentário.