Hoje estava conversando pelo Whatsapp com minha comadre Rossana, que se mudou para  o interior de São paulo e estava pensando em alguma atividade física que pudesse praticar por lá, ela dizia que não conseguia passar nem cinco minutos na academia. Do outro lado da conversa estava eu que confessava  que meu sonho era poder ficar o dia inteiro na academia e não ter outros compromissos exatamente como as panicats ( não sei se elas tem outros compromissos mas acredito que não muitos, né? ). Realmente se eu pudesse ficaria o dia todo por lá fazendo várias  aulas diferentes, sairia da aula de bike pra aula de Zumba, depois musculação e Body pump. Daria uma descansadinha e faria tudo de novo. Lógico, se eu tivesse tempo e pique pra isso tudo, o que realmente não é o meu caso.

Evite gafes na academia

O fato é que as academias não são mais um lugar para bater cartão, hoje em dia o que mais se vê no Facebook são fotos das turmas com o professor. Festinhas, aniversários, comemorações de resultados nas aulas. Acontece é que por um lado começa a existir enorme quantidade de pessoas que vai a academia pra fazer social e acaba tendo os benefícios da atividade física regular ( porque não faltam nunca! ) de brinde.

timefitnesspalestre

Selfies na academia

Há também quem vá pra tirar selfies e chamar à atenção do sexo oposto ( ou o mesmo sexo ) , quem vá para paquerar assumidamente e eventualmente participe de alguma atividade.

Esse post não é um manual fechado, só você sabe o que pode ou não atingir, prejudicar e ser considerado uma gafe aonde você malha. As academias e centros de treinamento esportivo variam muito de local pra local e as regras e pessoas mudam bastante também. No geral elas funcionam bem na maioria das lugares, pelo menos dos que eu conheço. Fique atento para não cometer nenhuma delas e assim ser uma pessoa querida por todos na academia que você freqüenta.

Maiores erros na hora da malhação

conversando-na-academia

Mais treino e menos papo

Vamos dizer que você está lá na academia treinando e chega uma pessoa que você mal conhece e começa a contar como foi o dia dela, fala dos filhos fala da casa comenta da academia anterior a onde malhava e você, por educação, começa a  ouvir meia hora de uma conversa que não lhe interessa em nada. Perdeu meia hora de treino por causa de uma pessoa inconveniente, e isso só é pior  quando a pessoa inconveniente é a gente.

O ideal é que a gente tenha o aspecto social em vista porém saibamos dosar e encontrar a hora de conversar e puxar papo, lembrando que  às vezes essa hora não existe. Sem falar de um aspecto mais técnico mas que também não pode ser deixado de lado, precisamos contar os movimentos e calcular bem os intervalos das séries, para poder ter o efeito desejado. Se você está treinando e alguém vem puxar papo e  falar alguma coisa aleatória,  você acaba se desconcentrando e perdendo a contagem dos exercícios.

Outra dica importante é sobre  abordar alguém que está com fone de ouvido. Nesse caso apenas puxe conversa se a pessoa já for muito íntima sua. Alguém que seria uma deselegância não cumprimentar. Combinado?

Conheça o certo e errado nas academias

narciso-academia1

Tirar fotos no espelho da academia

Chegou a hora de falarmos das famosíssimas fotos no espelho da academia. O Instagram está cheio delas e dificilmente  hoje em dia alguém vai à academia e esquece de tirar a sua foto no espelho, o que pode estar errado nisso? Fotos são legais e a gente adora tirar fotos, mas incluir pessoas que estão na academia malhando, isso e que nem te conhecem é uma indelicadeza.

75-634x420

Certifique-se sempre tirar sua foto no espelho da academia que não tem mais ninguém atrás de você aparecendo ou, se tiver, que essa pessoa realmente não se incomoda em aparecer no seu Instagram ou no seu Facebook . E, claro,  dê mais atenção as suas séries do que as fotos.

Veja se está cometendo gafes na hora da malhação

Deixar colchonetes e bancos suados

Absolutamente ninguém é obrigado a deitar em cima de colchonetes suados que outros frequentadores sem educação  deixam para trás. É claro que é normal suar durante os exercícios e a academia está aí para isso mesmo. É exatamente esse o motivo de ter espalhados pela academia paninhos e álcool para que possamos limpar tanto os colchonetes utilizados como os aparelhos, se na sua não tem, deveria!

Não custa nada também, dar aquela ajuda na  higiene levando a nossa própria toalhinha de casa. Existem toalhinhas de academia tão lindas que são um convite a exibi-las!

25-633x420

Não retornar pesos e acessórios ao lugar devido

Ninguém, absolutamente ninguém, é obrigado a  arrumar a sua bagunça, seja na sua casa, na sua mesa de trabalho ou no ambiente da academia. Não entendo como tem tantas pessoas que fazem seus exercícios e não guardam os pesinhos no local onde estavam. Fico imaginando é o quarto dessa pessoa.

Pense também que na academia existem pessoas idosas que não conseguem carregar os mesmos pesos que você e elas podem também se machucar tentando ajudar. Ah e não esqueça  que o professor da academia não está ali para arrumar a sua bagunça como muitos membros da academia pensam.

O que levar em conta na hora de malhar?

101-747x420

Exagerar no perfume

Quando fazemos exercícios o nosso corpo esquenta e o suor é uma tentativa de resfriá-lo. Com a pele quente o cheiro do perfume ( maravilhoso e caríssimo que a gente adora! ) é potencializado e dá para sentir da recepção até a sala de spinning.

Cuidados para não cometer gafes na academia

Nem todo mundo curte os mesmos cheiros e o seu gosto é muito pessoal. Saiba que um cheiro ruim pode  prejudicar o treino de outra pessoa e causar crises alérgicas terríveis em pessoas que você nem conhece direito. Outro aspecto é que a combinação entre perfume com cheiro de suor não é nada legal. O feitiço pode virar contra o feiticeiro e aquele perfuminho delícia virar um budum!  O que fazer neste caso? Use aquele desodorante que você está acostumado. Alguns são feitos exclusivamente para quem pratica atividades físicas, te dão proteção e deixam o ambiente agradável .

Erros mais comuns nas academias

Comportamentos exibicionistas

Volta e meia a gente está na academia e ouve um grito: Uhaaa! Achamos que alguém até se machucou mas é apenas um praticante de musculação soltando os pesos e querendo chamar atenção. Também é comum dividimos o espelho ( que deve ser usado para a correção da postura )  com pessoas que estão ali contraindo os músculos e se admirando.

Impressionante como são sempre as mesmas pessoas que fazem isso! Quem está acostumado com o ambiente da academia sabe que pelo menos umas duas ou três vezes por treino a pessoa irá se dirigir à frente do espelho paa puxar a camiseta e se admirar.

Será que você está cometendo gafes na academia?

Acho que importante saber que a sensação de bem-estar causada pela musculação imediatamente ao fim do exercício é uma coisa, o aumento imediato dos músculos só acontece na sua cabeça.

abdominal-1

Usar acessórios em excesso

Usar acessórios em excesso não é exatamente uma gafe, mas exagerar nos brincos, pulseiras e principalmente nos anéis pode atrapalhar o seu treino. Tenho Brincos que uso apenas para ir à academia, são pequenos e não atrapalham em nada. O problema está sobretudo nos anéis que podem te machucar na hora de levantar peso. Sem falar no barulho que as pulseiras quando usadas juntas podem causar incomodar as pessoas ao seu lado com aquele ” tchulim tchulim ” chatinho.

Usar maquiagem carregada

Volta e meia olho no YouTube canais de maquiagem e vejo tutoriais de maquiagem para ir para academia. É natural que as gurias queiram se sentir bem neste ambiente mas pense comigo,  quando você usa maquiagem e sua o  efeito do que você queria inicialmente, que era ficar impecável vai por água abaixo. Parece um esforço inútil.

Paquerar na academia com os olhos borrados de rímel não me parece muito eficiente também, não é? E também  fico pensando também naquela toalhinha de academia   toda suja de base e rímel. Não é nada atraente! Além de tudo  existe também a questão da Saúde da sua pele, a make atrapalha a  eliminação do suor e deixa sua pele super oleosa, é isso que você quer?

Uma pesquisa recente também mostrou que mulheres que passam bastante maquiagem e vão fazer atividades físicas acabam se esforçando menos nas atividades para que  visual não fique estragado e acabam gastando menos calorias e fazendo os exercícios incorretos.

hopkinsmedicine

Mais comportamentos equivocados na academia

Existem outros comportamentos que não devem ser incentivados como ficar manjando o bumbum das meninas e dos guris durante as atividades, se recusar grosseiramente a dividir os aparelhos, etc… se fôssemos falar sobre tudo, o post viraria uma enciclopédia. Use o bom senso na academia e na vida, não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você, combinado? Bons treinos!