Saiba tudo sobre o Furby, um boneco super simpático que promete tornar o dia-a-dia da garotada mais divertido. Esse brinquedo poderia ser um bichinho de pelúcia comum, mas os seus recursos tecnológicos inovam totalmente a experiência de interação com o usuário. O Furby é um boneco de pelúcia gadget, que possui olhos interativos em tela LCD e responde a uma série de estímulos, graças aos seus sensores distribuídos pelo corpo. O bonequinho reconhece voz, som, música, toque e movimentos. É alimentado por 4 pilhas AA e interage com aplicativos de celular, disponíveis no Google Play e na App Store.

O Furby não tem botão de ligar e desligar. (Foto: Divulgação)
O Furby não tem botão de ligar e desligar. (Foto: Divulgação)

Furby

A Tiger Electronics lançou o boneco pela primeira vez na década de 90. Era uma grande novidade para a época, afinal, poucos bichinhos de pelúcia interagiam tanto com as crianças.

Após permanecer anos no esquecimento, o bonequinho carismático voltou a ter espaço nas prateleiras das lojas de brinquedos. Em sua nova versão, lançada em 2013 pela Hasbro, o boneco apresenta várias funções e se transformou em um verdadeiro gadget.

Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 1

O boneco é interativo e dinâmico, mas vale a pena tomar cuidado para ele não se transformar em um brinquedo repetitivo e irritante. O bonequinho tem vida própria, porém precisa receber estímulos para que a interação fique divertida.


Como funciona o Furby?

O Furby é um boneco criado para meninos e meninas, de 7 a 9 anos de idade. A sua principal característica é a independência, ou seja, a capacidade de definir a própria personalidade a partir do modo como é tratado pelo seu dono.

O boneco demonstra a sua opinião de forma espontânea, imprevisível e em tempo real. Não há um botão para ligar e desligar, portanto, o usuário precisa se dedicar, até mesmo quando não está a fim da companhia do brinquedo.

Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 6

O grande atrativo da nova versão do boneco é a possibilidade de interação com aplicativos. Isso mesmo! A criança pode alimentar o boneco através do celular, basta instalar um app. O Furby é um brinquedo repleto de sensores pelo corpo, portanto, ele identifica quando recebe carícias, quando é pego no colo ou quando fica de ponta cabeça.


O que o Furby faz?

Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 5

• Reage a cócegas no rabo, na barriga e na cabeça;

• Dança as músicas reproduzidas no aplicativo;

• Pode ser alimentado através de um celular iOS ou Android;

• Desperta do ‘sono’ apenas quando recebe estímulos físicos (sacuda o Furby);

• Os bonecos interagem entre si, dançando e conversando. Isso acaba enriquecendo a brincadeira com os amiguinhos.


Vantagens e desvantagens do Furby

O Furby é considerado vantajoso porque garante uma companhia, em tempo integral, para as crianças. Ele também se movimenta de diferentes formas e emite expressões no seu próprio idioma, o Furbish. Outra vantagem: há uma infinidade de aplicativos para smartphone, que melhoram a interação do brinquedo com a garotada.

Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 7

Nas lojas, é possível encontrar diferentes modelos de Furby, que se distinguem com relação as cores e acessórios. Essa variedade é positiva e agrada crianças com todos os gostos. Apesar de ser surpreendente, articulado e interativo, o boneco também tem suas desvantagens. O primeiro ponto negativo é o preço. No Brasil, o bonequinho foi lançado em 2013 custando R$400,00. Já é possível encontrar modelos em edições especiais à venda por R$ 700,00.

Outra desvantagem do bonequinho é o fato de ser considerado irritante para os adultos. As pessoas normalmente não têm paciência com o bonequinho, que fala sem parar, inclusive no meio da noite.

Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 2

Por fim, algumas pesquisas já foram realizadas com o gadget infantil e comprovaram que as crianças perdem o interesse facilmente pelo bonequinho. A princípio, elas desejam o boneco porque são bombardeadas por propagandas na televisão. Depois, quando ganham o bichinho de presente, acabam se cansando de tantas obrigações: alimentar, brincar, fazer carinho, etc.


Modelos de Furby

Confira a seguir detalhes sobre os modelos de bonequinhos que estão disponíveis à venda no mercado:

Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 3

Furby Boom

Esse brinquedo é uma escolha fofa e interativa para presentear o seu filho. Ele tem funções interativas, diferentes personalidades e pode ser encontrado em várias cores/estampas. As variações desse modelo são: Blue Waves, Polka Dots, Zigzag Stripes, Green Peacock, Pink Triangles, Azul Favorito, Pink Cubes, Blue Diamonds, entre outras. Vale destacar que muitas lojas de brinquedo, tanto físicas quanto virtuais, estão deixando de vender o Furby Boom.


Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 4

Furby com cabelinho

As funções são praticamente as mesmas do Furby Boom, exceto pela presença de um cabelo, que pode ser penteado pela criança e até mesmo estilizado com acessórios.


Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 9

Furby Star Wars

Essa pelúcia interativa é a nova aposta da Hasbro para conseguir se posicionar no mercado e conquistar a preferência das crianças. O modelo é inspirado na saga Star Wars, mais precisamente no personagem Chewbacca.


Como educar o Furby?

Confira a seguir dicas para educar o Furby da melhor forma possível:

Dê atenção: o Furby se comporta como um verdadeiro animal de estimação, portanto, ele precisa de carinho e atenção constante. A criança não pode apenas deixar a criaturinha na prateleira. É preciso se dedicar ao brinquedo. Quando o boneco não recebe os devidos cuidados, ele se torna mal-educado e ainda mais irritante.

Alimente o Furby: o boneco é como se fosse um ser vivo, por isso a alimentação é um fator básico para a sua sobrevivência.

Furby Conheça tudo sobre este simpático bonequinho 10

Brinque bastante: a criança deve conversar bastante com o bonequinho e levá-lo para passear. Somente assim o boneco se desenvolve mentalmente e pode até aprender português.


Aprenda Furbish

Para entender as reações do boneco, é muito importante entender o que ele fala. O proprietário de um Furby deve estudar a língua natal, o Furbish. Essa linguagem tem várias palavras populares, tais como: Koh-ko (de novo), ee-kah (maravilhosa), boo-tay (mude), noh-lah (dance), ee-tay (sim), ay-tay (com fome), dah-ay-looh-oo-tye (bom dia), doo-loo (engraçado).

E aí? Achou o bonequinho interessante? Ele está à venda no site Hi Happy. Deixe um comentário!

Recomendados para você: