roupas-de-bebe

Está grávida e tem dúvidas de como fazer o enxoval de bebê? Essa é uma dúvida bem entre as mulheres que acabaram de descobrir uma gravidez. Durante nove meses, elas precisam escolher os melhores itens para garantir higiene e conforto aos recém-nascidos. Os produtos que compõem o enxoval devem estar relacionados ao banho, vestuário, passeio e decoração do quarto.

Montar o enxoval de um bebê não é uma tarefa tão simples como parece. Para que a mamãe não se esqueça de um item importante no momento da compra, ela deve elaborar uma lista, contendo todos os produtos básicos e as quantidades necessárias.

Chegou a hora de montar o enxoval? Então veja dicas. (Foto: Divulgação)
Chegou a hora de montar o enxoval? Então veja dicas. (Foto: Divulgação)

Diversos fatores são avaliados na hora de comprar os itens do enxoval, como sexo, tamanho e até mesmo região onde a criança irá nascer. Também é fundamental adotar algumas estratégias para conseguir fazer economia no momento da compra.

Enxoval de Bebê

Se você tem dúvidas com relação ao enxoval do bebê, então confira as nossas dicas para acertar na montagem:

A estação do ano influencia na escolha das roupinhas. (Foto: Divulgação)
A estação do ano influencia na escolha das roupinhas. (Foto: Divulgação)

Considere a estação do ano

Para não acabar comprando roupinhas inadequadas para o bebê, a mamãe deve considerar a estação do ano do nascimento. No inverno, as peças de vestuário costumam ser mais fechadas e quentinhas. Já no verão, vale à pena optar por tecidos leves e que favorecem a transpiração.

Considerando essa questão do clima, também é importante avaliar o lugar de nascimento antes de montar o enxoval. Um bebê que nasce na região sul do país, por exemplo, tem necessidades diferentes de um bebê que nasce no nordeste e vice-versa.

Não exagere na quantidade

Algumas mamães pecam na hora de comprar as peças do enxoval porque exageram na quantidade, principalmente no que diz respeito às roupinhas. Comprar vários macacões RN e apenas um P, por exemplo, está errado. O enxoval muda de três em três meses, por isso é importante diversificar as numerações e considerar o rápido crescimento do bebê.

Lembre-se: você não precisa fazer um estoque de roupas. (Foto: Divulgação)
Lembre-se: você não precisa fazer um estoque de roupas. (Foto: Divulgação)

O ideal é comprar apenas os itens básicos no enxoval de bebê. Depois, quando a criança nascer, a mamãe pode avaliar as necessidades e adquirir os produtos aos poucos. Em outras palavras, a dica é bem simples: não faça estoque em casa.

Pense na rotina de cuidados

Para elaborar uma boa lista de enxoval, a mamãe deve pensar em cada tarefa da sua rotina, como trocar o bebê a cada mamada, dar banho, passear e oferecer um quarto aconchegante para ele dormir.

Aproveitar as peças repassadas pela família é sempre bom para economizar. (Foto: Divulgação)
Aproveitar as peças repassadas pela família é sempre bom para economizar. (Foto: Divulgação)

Aproveite as peças repassadas por familiares

Montar o enxoval do bebê não é algo barato, por isso muitas mamães acabam considerando a ideia de usar as peças repassadas por familiares para conseguir economizar. Os recém-nascidos perdem suas roupinhas com facilidade, por isso as peças ficam praticamente novas.

Pense na qualidade, na utilidade e na durabilidade

A busca por produtos baratos não pode comprometer a qualidade das peças. Por isso, antes de realizar uma compra, verifique o tipo de tecido e dê preferência às peças que são 100% algodão. Também vale a pena adotar critérios para garantir maior durabilidade do enxoval, como adquirir macacões com pezinhos que “abrem e fecham” (assim a criança usará a peça por mais tempo). Outra questão que costuma ser decisiva no momento da compra é a utilidade, portanto, antes de comprar um determinado item por causa da beleza ou facilidade, a mamãe precisa pensar se ele realmente é útil.

Existem alguns itens que são considerados totalmente dispensáveis, ou seja, que não precisam estar presentes na lista de enxoval do bebê, como é o caso do andador, da calça plástica, do sapatinho, do termômetro de banheira e do vira-manta.

Lista de enxoval de bebê

Confira a seguir alguns itens que não podem faltar na lista de enxoval de bebê, considerando os três primeiros meses de vida:

Como fazer o enxoval de bebe 1

Passeio

1 bebê conforto
1 bolsa de bebê

Quarto

1 berço
2 cobertores
2 edredons
1 travesseiro
1 fronha
4 jogos de lençol

Alimentação

6 babadores
6 toalhas de boca
3 mamadeiras pequenas

Vestuário

6 body
4 blusas de algodão de manga longa
4 blusas de algodão de manga curta
3 culotes com pé
4 culotes sem pé
6 macacões de manga curta
6 macacões de manga longa
2 pares de luvas
6 pares de meias

Banho

1 toalha com capuz
1 bolsa de bebê
2 sabonetes
2 shampoos
4 toalhas sem capuz

Higiene

1 cortador de unha
2 cremes para assadura
5 pacotes de fraldas
3 potes de lenço umedecido
2 pacotes de hastes flexíveis
2 pacotes de algodão

Além dos produtos mencionados na lista acima, existem itens que são úteis no dia-a-dia das mamães, porém não assumem papel essencial, como a almofada de amamentação, a babá eletrônica, o carrinho de passeio, a chupeta e o tira-leite materno.

Quem não tem condições financeiras de comprar todos os itens da lista acima deve realizar um chá de bebê. Nesse evento, é possível pedir para que as convidadas tragam itens simples, como é o caso de alguns produtos de higiene e banho. Quer mais dicas para não errar na hora de fazer o enxoval? Então assista ao vídeo: