dicas1

Se portar de forma adequada e certeira em uma entrevista de emprego ou dinâmica de grupo nem sempre é a tarefa mais fácil do mundo, isso pode gerar uma grande ansiedade, nervosismo e medo. Por isso, preparamos algumas dicas para você manter a calma e causar uma boa impressão no seu futuro chefe ou recrutador, aumentando as suas chances de conseguir aquele emprego tão desejado e concorrido.

Dicas para se dar bem

A primeira dica serve para qualquer situação ou pessoa: conheça a história da empresa onde você deseja trabalhar. Isso conta muito, e você terá um diferencial perante aos outros candidatos. Não fale sobre você usando frases prontas e clichês. Elabore um bom currículo inserindo todos os cursos, palestras, seminários importantes que tenha participado. Inclusive trabalhos voluntários que são sempre muito bem vistos. (Entenda a estrutura que o currículo pronto deve ter e quais os elementos fundamentais que devem constar.)

Além disso, não seja arrogante. Características como a criatividade e a facilidade de trabalhar em grupo são muito mais relevantes, apreciadas e observadas.

dicas2

No caso das dinâmicas, certas atividades poderão parecer entediantes e sem sentido, mas procure se esforçar. Mostre liderança, escute sempre a opinião de seus colegas, e demonstre entusiasmo e atenção. Chegue à entrevista com antecedência, tente não interromper o entrevistador ou o recrutador diversas vezes, e não pergunte, imediatamente, os salários e os benefícios, sem antes saber mais detalhes da vaga.

Dinâmica de Grupo

Nas dinâmicas, nunca bata papo enquanto uma pessoa estiver se apresentando. Isso mostra desinteresse e falta de respeito, e um recrutador consegue enxergar com muita facilidade as características de cada candidato. Outra coisa: não tente disfarçar ou fingir ser quem você não é. Veja exemplos de dinâmicas de grupo e como se dar bem clicando aqui, dicas da Catho.

Não exagere quando quiser demonstrar o quanto você deseja a vaga para o tema não virar uma obsessão. Leia bastante e procure aprender o máximo de coisas que você puder, mas não seja um “sabe-tudo".

dicas3

Quando mais tranquilo você estiver, mais fácil e mais rápido a entrevista e/ou dinâmica será. O importante é entender a proposta, entrar no contexto e participar de todos os momentos, com dedicação. Para as provas e textos dissertativos, não tenha pressa em acabar, leia as questões com cuidado, e preencha todas as lacunas.

Em caso de dúvidas, fale com o responsável pelo teste, e peça mais uma vez pelas instruções corretas. Cuidado com a postura na hora de se sentar, e com os gestos e expressões demasiadas.

Apresente-se de forma discreta e sem exageros nas roupas. Para terminar, seja ousado nos momentos em que você se sentir seguro, faça perguntas, tenha iniciativa, e não demonstre medo por não saber alguma coisa. Seja sincero e fale a verdade, você com certeza será notado de forma positiva por essa atitude.

Recomendados para você: