Quem está estudando sempre tem interesse em dicas e truques capazes de melhorar o seu rendimento. Seja você um estudante de ensino médio, vestibulando, universitário, pós-graduando ou concurseiro, as cobranças pelo bom desempenho são constantes, mesmo quando a rotina é super apertada por conta da falta de tempo. Sendo assim, é preciso planejar e organizar cada minuto disponível do seu dia para garantir um cronograma adequado e atingir seus objetivos.

Quer render mais nos estudos? Então é hora de aprender algumas dicas de organização que podem ajudar e muito na sua missão de passar no vestibular, no concurso público ou conquistar o tão sonhado diploma! Dá uma olhada:

1 – Organize seu local de estudos:

Certo, isso é óbvio mas nem todo mundo presta atenção. Ao invés de estudar onde der, é mais eficiente escolher um local adequado para isso. Isso porque estudar sempre no mesmo lugar facilita na hora de se concentrar porque sua mente acaba se educando à tarefa que deve ser desempenhada enquanto estiver ali.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-005

O local escolhido para estudar deve ser silencioso, confortável, com iluminação adequada e com poucas chances de interrupções, afinal nada pior para a concentração do que ser interrompido a todo o momento. Além disso ele deve ser o mais organizado possível. Nada de confusão de papéis, livros, apostilas, anotações e canetas. Mantenha tudo organizado e ao seu alcance para não perder tempo e paciência com miudezas.

Caso não tenha um espaço como esse em casa, apele para as bibliotecas. São ótimos lugares para estudar e dificilmente você será interrompida.

2 – Desconecte-se enquanto estuda

Não basta procurar um lugar calmo para estudar. Você também precisa fazer por onde: isso significa a necessidade de deixar as distrações de lado, como redes sociais, jogos, chats, streaming de séries e filmes etc.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-001

Sabemos que é difícil, que é preciso ter disciplina, mas lembre-se que o resultado é recompensador a longo prazo. Sem contar que você não vai passar o dia inteiro estudando – a menos que queira – portanto no mínimo desligue o celular durante as sessões de estudo e utilize a internet com critério. Assistir videoaulas por exemplo é uma boa forma de usar o tempo conectado durante as sessões de estudo.

Caso o uso da internet seja imprescindível, existem formas de bloquear o acesso a redes sociais e outros conteúdos de distração durante esse tempo como as extensões StayFocusd e o Leechblock. Outra boa ferramenta para aproveitar melhor o tempo online é o Rescue Time, que mostra as três principais distrações online, as atividades mais produtivas. Na versão gratuita ele monitora sites e aplicativos e também faz um relatório semanal com as informações a respeito de como o usuário gerencia o tempo online, o que é ótimo na hora de planejar.

3 – Estabeleça metas possíveis

Ter o pé no chão é fundamental para quem deseja melhorar seu desempenho nos estudos. Estabelecer metas é uma necessidade, mas pouco adianta que elas sejam exorbitantes e inalcançáveis pois afinal é a sua motivação que está em jogo.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-002

O melhor a fazer é dividir sua grande meta em partes menores. Isso faz com que sua motivação possa permanecer em alta, com razões para continuar estudando mesmo que os progressos sejam lentos. Isso faz com que seu bom desempenho seja perceptível e evita a sensação de frustração que deixa tantos vestibulandos e concurseiros no meio do caminho.

Estabelecendo as metas adequadas, será possível organizar o cronograma de estudos e estipular as listas de tarefas e prioridades diárias, o que vai permitir a você gerenciar melhor o seu tempo e também sua motivação para seguir com os planos.

4 – Tenha um cronograma de estudos:

Planejamento é importante para os estudos, ainda mais se você tiver uma rotina que requer atenção com horários e prazos. Estudar com planejamento significa estudar com calma e eficiência, tendo controle sobre as horas gastas assim como as disciplinas e conteúdos a serem abordados e evitando o cansaço mental. Lembre-se que a ideia não é te obrigar a estudar o dia todo, mas sim aproveitar melhor o seu tempo disponível.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-003

Uma boa forma de começar é fazendo uma análise de seus pontos fortes e dos pontos fracos de acordo com as disciplinas citadas no edital ou do conteúdo programático do vestibular. Dese modo será possível estabelecer suas prioridades de estudo, de acordo com a ênfase na pontuação desses conteúdos.

Para montar o seu cronograma, faça uma tabela semelhante a um horário escolar, com dia e disciplinas a serem abordadas. A partir desse delineamento inicial, você poderá detalhar o conteúdo a ser estudado de acordo com suas metas, intercalando matérias de acordo com o que julgar melhor. Uma dica importante é intercalar suas disciplinas preferidas com aquelas que você não gosta, pois permite um descanso entre um conteúdo e outro.

Uma vez que as disciplinas estejam definidas, distribua em sessões menores, de duas horas por exemplo. Alguns intervalos de descansos programados entre cada uma delas. Depois dos horários de estudos definidos, acrescente outras atividades, para assim ter melhor controle da rotina.

Ah, lembre-se de não colocar um cronograma absurdo que te faça estudar madrugada adentro. A menos que você tenha esse tempo e goste desse horário, não há motivos para sacrificar sono e descanso.

5 – Faça lista de tarefas

Fazer uma lista de tarefas é essencial na hora de estabelecer prioridades no seu plano de estudos e também na organização de suas metas. Uma lista de tarefas, pensado com metas realistas é uma ferramenta e tanto para manter sua motivação em dia.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-004

Faça uma lista bruta de tarefas, depois classifique-as de acordo com sua urgência. Deixe essa lista sempre por perto pois através delas você poderá traçar um plano adequado para o seu cumprimento. Risque as anotações a medida que essas atividades são cumpridas. Acredite: isso dá um ânimo e tanto já que a sensação é de que o dia está rendendo.

6 – Leia e escreva sobre o que está estudando

Não basta ler: uma boa forma de fixar o conteúdo e melhorar o aprendizado é escrever sobre o que está estudando. Você pode sintetizar a matéria, fazer resumos, análises ou qualquer coisa semelhante desde que o faça com as próprias palavras, sem que seu texto seja uma cópia fiel ao livro ou a apostila. Afinal é isso que o aprendizado duradouro significa: a capacidade de por um determinado conhecimento em palavras e explicá-lo do seu próprio modo.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-006

Uma boa forma de se preparar nesse quesito é ajudando os amigos a estudar. Preparar uma mini-aula ou textos de apoio pode ajudar muito na compreensão da matéria. Não precisa ser um super material, mas o bastante para beneficiar a ambos. Se puder explicar a matéria em voz alta em uma sessão de estudos em dupla ou grupo, mesmo que em uma roda de conversa, isso será ótimo.

7 – Faça simulados e exercícios

Para estudar – em especial para concursos e vestibulares – o ideal é não ficar só na teoria, mas também apelar para a prática. Isso significa se dedicar a resolver simulados, provas antigas e exercícios.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-007

Desse modo você estará fazendo uma preparação muito mais efetiva, se preparando para os tipos de questões mais comuns, checando o tempo que demora para terminar a prova, simulando um dia de prova e sempre verificando seu desempenho. E claro, material disponível é o que não falta: a internet está repleta de simulados e provas antigas de concursos e vestibulares para todas as áreas.

É trabalhoso, mas encare isso como um ensaio para o grande desafio.

8 – Utilize o recurso de mapas mentais

Estabelecer conexões e associar um assunto a outro é a chave para o bom aprendizado. E claro, uma boa forma de garantir isso é através dos mapas mentais. Sua forma de fazer é simples: basta colocar um tópico central, ou o tema essencial no centro de uma folha em branco e ramificar conexões para fora. Isso faz com que o assunto fique visualmente conectado e facilite os estudos.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-008

Os mapas mentais podem ser criados para os mais diversos assuntos e também para as mais diversas plataformas. Ou seja, você pode utilizar softwares e sites para criar e armazenar o seu material de estudo.

9 – Reserve um tempo para si mesma

Uma das grandes vantagens de estabelecer um planejamento dos estudos é garantir que você possa ter um tempo para si mesma. Tempo para praticar exercícios físicos, descansar, se divertir. Tudo bem, você pode até pensar que é mais adequado aproveitar cada minuto para estudar, mas o descanso também é fundamental para garantir um bom desempenho.

Dicas-de-organização-para-estudar-e-ter-melhores-resultados-009

Sabemos que os sites de notícias adoram histórias de pessoas que chegaram ao limite na sua preparação para o ENEM, vestibulares e concursos públicos, mas a verdade é que esse tipo de cronograma é bem arriscado para a maioria das pessoas e a forma de estudar é algo bastante particular. Cada pessoa tem necessidades diferentes, portanto não negue a si mesma a oportunidade de descansar e se distrair quando for preciso. Reserve esses horários em seu planejamento e desfrute sem dor na consciência.

Gostou das dicas? Conhece outros truques que podem ajudar a melhorar o rendimento? Então comente!