18 dicas básicas para organizar sua casa 5

As dicas básicas para organizar sua casa prometem ser de grande ajuda para quem não consegue deixar a residência em ordem. Algumas medidas simples ajudam a resolver o problema da casa bagunçada e conservar a organização dos ambientes residenciais todos os dias. Hoje em dia, muitas pessoas deixam de organizar a casa por falta de tempo. Elas trabalham, estudam e cuidam de uma série de outros compromissos que tornam a rotina bastante corrida. No entanto, ao adotar algumas técnicas, é possível acabar com a desordem.

Descubra como organizar a sua casa em 18 passos. (Foto: Divulgação)
Descubra como organizar a sua casa em 18 passos. (Foto: Divulgação)

Dicas básicas para organizar sua casa

Separamos 18 dicas básicas para organizar sua casa. Veja:

  1. Planeje-se: A casa não vai ficar arrumada de uma hora para outra. É preciso ter paciência e começar por partes. Elabore um cronograma de organização para casa. Você pode, por exemplo, reservar alguns minutos do dia para organizar um cômodo.
  1. Desentulhe: Sabe aquelas coisas que ficam amontoadas no canto do cômodo? Então, você terá que dar um rumo a elas. Desentulhar significa guardar tudo no seu devido lugar.
  1. Acabe com a desordem visível: Se você precisa de resultados imediatos para se motivar, então acabe com a bagunça visível. Guarde os itens que estão espalhados pela casa dentro dos móveis ou em organizadores.
  1. Separe os itens: A separação é uma regra importante para quem deseja ter uma vida organizada. Por isso, separe os pertences que possuem funções em comum e guarde-os nos seus devidos lugares.
Se você não for usar mais, doe. (Foto: Divulgação)
Se você não for usar mais, doe. (Foto: Divulgação)
  1. Faça doações: No meio da sua bagunça, procure selecionar aquilo que você usa e aquilo que você não usa. Depois, doe os pertences que ainda estão em bom estado, como roupas e sapatos.
  1. Jogue fora o que não presta: Algumas pessoas são tão desorganizadas que chegam a acumular lixo em casa. Então, jogue fora o que não presta. Jogue fora as revistas e jornais velhos.
  1. Use caixas e organizadores: Em alguns casos, existe até boa vontade para organizar, mas faltam compartimentos. Para resolver esse problema, aposte das caixas e organizadores para guardar os pertences.
Use organizadores. (Foto: Divulgação)
Use organizadores. (Foto: Divulgação)
  1. Organize o guarda-roupa: Comece retirando os sapatos e as peças de vestuário que você não usa do guarda-roupa para fazer doações. Depois, organize os pertences por ordem e cor ou finalidade. Pendure os vestidos, as camisas e os casacos nos cabides. Dobre as peças de malha, as camisetas e roupas de ginástica para guardá-las na gaveta. Posicione as roupas da estação em um lugar mais fácil de pegar.
  1. Organize o armário da cozinha: Empilhe os pratos em um lugar de fácil acesso e organize as tigelas. Deixe uma divisão exclusiva para guardar as panelas. Guarde os copos de cabeça para baixo. Use uma divisória específica para armazenar os talheres na gaveta de forma organizada.
  1. Organize a geladeira: Para que a geladeira fique organizada, é preciso verificar se não há algum alimento vencido.
  1. Conte com a ajuda da família: Transforme a organização da casa em um projeto para toda a família. Delegue as tarefas entre os moradores e estabeleça uma rotina.
  1. Elabore uma lista de tarefas: Passeie pelos cômodos da casa com uma caneta e um bloco de notas em mãos. Anote o que deseja mudar em cada cômodo para deixar a casa organizada. Dessa forma fica mais fácil criar uma lista de tarefas.
Organize a papelada. (Foto: Divulgação)
Organize a papelada. (Foto: Divulgação)
  1. Organize os papéis da escrivaninha: Se você tem home office, essa dica é fundamental. Reduza a quantidade de papéis na escrivaninha e jogue no lixo tudo o que for desnecessário. Guarde apenas os documentos e papéis importantes.
  1. Adote uma rotina de limpeza: Organização e limpeza andam lado a lado em qualquer ambiente. Para deixar a residência em ordem, é preciso lavar a louça e passar um pano no chão todo dia. Reserve, ainda, um dia da semana para fazer uma grande faxina.
Deixe o banheiro em ordem. (Foto: Divulgação)
Deixe o banheiro em ordem. (Foto: Divulgação)
  1. Deixe o banheiro em ordem: Jogue fora as embalagens vazias e estabeleça critérios para organizar os produtos dentro do armário. Separe os itens de higiene dos itens de beleza. Coloque sobre a bancada os produtos que são usados diariamente.
  1. Livre espaço na sala: A sala é uma área de convivência que acaba acumulando bagunça com facilidade. Para não sofrer com esse tipo de problema, organize os livros, os DVDs, os porta-retratos e as revistas.
  1. Viva com menos: Um segredo para manter a casa em ordem é viver com menos. Não seja um acumulador de coisas e aprenda a reaproveitar. Por exemplo, se você usa um copo para tomar refrigerante, não precisa tirar outro do armário para tomar água, basta lavar o primeiro.
A organização deve virar um hábito na sua vida. (Foto: Divulgação)
A organização deve virar um hábito na sua vida. (Foto: Divulgação)
  1. Faça da organização um hábito: A organização dita mudanças na rotina. Você e toda a sua família podem adquirir alguns hábitos que ajudam a preservar a casa sempre organizada, como não deixar roupas espalhadas no quarto, lavar a louça depois do jantar e tirar o lixo todo dia.

Recomendados para você: