ORGANIZAR-O-GUARDA-ROUPA

Como organizar o guarda roupa? – Essa é uma dúvida que toma conta de grande parte das mulheres, afinal, a tarefa de deixar o armário em ordem não é nada fácil, porém precisa ser colocada em prática para facilitar o dia-a-dia. Estratégias simples podem acabar com a bagunça do guarda-roupa.

Ter um guarda-roupa organizado garante várias vantagens na rotina. A mulher não perde tanto tempo procurando uma peça e também tem mais facilidade para montar os looks, com roupas, calçados e acessórios.

O seu guarda-roupa está uma bagunça? Não se desespere. (Foto: Divulgação)
O guarda roupa organizado facilita o dia dia e você economiza tempo. (Foto: Divulgação)

Como organizar o Guarda Roupa

Você não sabe como colocar o seu guarda-roupa em ordem? Então confira 20 dicas infalíveis de organização que vão facilitar muito a sua vida e o seu dia a dia!

1. Faça uma faxina

O primeiro passo para organizar o armário é retirar todos os itens e analisá-los. Procure separar as peças que não são usadas para doar ou jogar no lixo.

2. Separe as roupas

Não adianta você guardar todas as peças sem adotar um critério de organização. Separe as roupas e acessórios por tipo de peça e cor. Tomando esse cuidado, ficará mais fácil encontrar o item que você procura.

3. Organizando as meias

A melhor forma de guardar as meias em uma gaveta é contando com a ajuda de um organizador. Esse acessório permite colocar cada par em um nicho.

4. Organizando sutiãs

Em outra gaveta do guarda-roupa, organize os sutiãs enfileirados. Você pode fazer isso agrupando por cor ou frequência de uso.

Invista nos organizadores. (Foto: Divulgação)
Invista nos organizadores. (Foto: Divulgação)

5. Cama e banho

Se o guarda roupa é pequeno, então as peças de cama e banho não devem ser armazenadas nele. No entanto, caso você realmente queira deixar tudo organizado no armário, guarde as toalhas, lençóis, cobertores e outros itens nas repartições mais altas. As peças podem ser guardadas em capas plásticas.

6. Use itens de identificação

Um dos segredos para organizar o guarda roupa é adotar critérios de identificação. Você pode usar adesivos, etiquetas e cabides com cores diferentes.

etiquetas-para-organizar
Utilize etiquetas para separar os itens do seu guarda-roupa, vale também para os cabides. (Foto: Divulgação)

7. Otimize o espaço

Existem alguns acessórios que ajudam a aproveitar ao máximo o espaço do guarda-roupa, como é o caso dos cabides ultrafinos e do porta-cintos.

8. Classifique por tipo de uso

Você pode reservar uma gaveta para guardar roupas de ginástica ou mesmo os pijamas. O objetivo é adotar um critério de classificação e não deixar tudo misturado.

9. Use bem as prateleiras

Na hora de organizar o guarda roupa, tire o máximo de proveito das prateleiras. Dobre e empilhe as peças de malha, tricô, moletom e jeans.

10. As peças organizadas com cabides

As peças que vão para o cabide são aquelas que necessitam de um pouco mais de cuidado para não amassar, como blusinhas e camisas. As jaquetas e os casacos também podem ser colocados em cabides resistentes. Adote o critério de frequência de uso para deixar tudo em ordem.

como-organizar-o-guarda-roupa
Padronize os cabides, essa é a principal dica para dar um aspecto de ordem no guarda-roupa. (Foto: Divulgação)

11. O lugar das bolsas

Deixe uma prateleira do guarda-roupa reservada para organizar as bolsas, agrupando-as por frequência de uso ou tamanho.

12. Organizando os sapatos

Se você não tem uma sapateira, então organize os seus calçados dentro do guarda-roupa com caixas plásticas ou nas prateleiras. O ideal é posicionar os pares em fileiras.

13. Deixe o que é mais usado, visível

As roupas que não são tão usadas devem ficar no fundo do guarda-roupa. Já as mais usadas precisam ser organizadas de forma visível.

14. Não coloque tudo no cabide

Nunca coloque duas ou mais peças no mesmo cabide, pois isso pode dificultar a tarefa de encontrar uma roupa e até danificar o tecido.

Dobre corretamente. (Foto: Divulgação)
Dobre corretamente. (Foto: Divulgação)

15. Guardando as roupas pesadas

No verão, as roupas mais pesadas podem ser guardadas em outros compartilhamentos do armário, como é o caso do maleiro. Dessa forma, você amplia o espaço do guarda-roupa.

16. Guardando roupas íntimas

Se você tem dificuldades para manter a gaveta de lingerie organizada, então use um organizador em forma de colmeia e separe as peças por nichos.

dicas-de-organização
Colmeias são ótimas soluções para acomodar roupas íntimas de maneira organizada. (Foto: Divulgação)

17. Organizando acessórios

Reserve uma prateleira para organizar os acessórios, como lenços, echarpes e cintos.

18. Forma de dobrar as roupas

A sua gaveta não está fechando? Então mude a forma de dobrar as roupas. Experimente organizar tudo com rolinhos lado a lado.

dicas-de-organização
Dobrar as roupas em rolinhos é uma forma de ter mais espaço no guarda-roupas. (Foto: Divulgação)

19. Escolha dos cabides

Na hora de escolher os cabides, tenha muita atenção. Evite os modelos pontudos, pois eles costumam marcar e deformar a roupa.

  • Cabides de Plástico: Estes são ótimos para pendurar roupas sem mangas, exemplo disso são as regatinhas, vestidos e camisas sem manga.
  • Cabides de Madeira: Este é um modelo ideal para acomodar peças que não podem perder a modelagem. Blazer, jaquetinhas, vestidos com manga, camisas e afins.
  • Cabide Forrado: Sabe aquelas peças mais delicadas? Pois é. Este modelo de cabide é perfeito para peças em tricô, renda, peças de seda e por aí vai.
  • Cabides com Pegadores: São indicados para organização de calças jeans e saias. O ideal é que sejam sempre pendurados pelo cós, a fim de evitar que a barra fique deformada.
  • Cabides de Arame: Apesar de serem ecnotrados com facilidade, este modelo caiu em desuso, tudo porque ele não acomoda as peças de forma adequada. Com o tempo ele deforma a peça de roupa, então evite.

20. Tenha disciplina

Dificilmente uma pessoa bagunceira consegue manter o guarda-roupa arrumado por mais de três dias. Por isso, é importante reservar um espaço para cada coisa e respeitar os critérios de organização.

Dicas para organizar o guarda roupa

Para complementar a sua leitura vale muito a pena ler as dicas da Micaela Goés, apresentadora do Programa Santa Ajuda no GNT, especialista em organização. A apresentadora dá ótimas dicas no seu programa e ensina ótimos truques para manter a organização de qualquer ambiente.


Recomendados para você: