Como Montar Uma Loja de Roupas de Sucesso 1

Como montar uma loja de roupas de sucesso? Esta é uma dúvida comum entre as mulheres que estão querendo abrir o próprio negócio. O segredo para que o estabelecimento satisfaça as expectativas está em elaborar um bom planejamento.

O mercado vem se tornando cada vez mais competitivo, principalmente na área de vestuário. Os estabelecimentos precisam oferecer diferenciais ao consumidor para superar a concorrência e encontrar um posicionamento, principalmente quando o negócio é novo.

Quer abrir uma loja? Então comece montando o plano de negócios. (Foto: Divulgação)
Quer abrir uma loja? Então comece montando o plano de negócios. (Foto: Divulgação)

Para montar uma loja de roupas, é preciso ter o perfil de empreendedora. Empreender significa ter capacidade de assumir riscos, conhecimento no ramo, iniciativa, organização, liderança e otimismo.

Como montar uma loja de roupa?

Você não sabe como montar uma loja de roupa? Então confira a seguir algumas dicas:

  1. Prepare um plano de negócio

O plano de negócio pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma loja. Ele será responsável por conduzir as ações da empreendedora, mostrando os melhores caminhos para investir a verba disponível. O documento apresenta dados do empreendedorismo, setores de atividade, estudo do consumidor, fontes de recurso, processos operacionais, entre muitas outras informações. Se você não faz ideia de como montar um plano de negócios, então baixe a apostila do Sebrae.

  1. Ganhe o coração do público-alvo

Não basta apenas montar uma loja de roupas, é preciso estudar o consumidor a fundo para melhor atendê-lo. Na hora de traçar o perfil do público-alvo, considere: sexo, idade, renda e perfil comportamental. Lembre-se de que o mix de produtos da loja deve satisfazer as necessidades e desejo do consumidor.

A loja precisa ter um ambiente agradável. (Foto: Divulgação)
A loja precisa ter um ambiente agradável. (Foto: Divulgação)
  1. Escolha um bom ponto

Não basta apenas ter um bom plano de negócios, também é preciso acertar na escolha do ponto onde a loja será instalada. O endereço precisa reconhecer a jornada do consumidor e se destacar no varejo. Veja também algumas dicas bem criativas para nomes de lojas de roupas.

  1. Monte uma vitrine convidativa

A vitrine é um elemento fundamental para uma loja de roupas, pois é nela que ficam expostas as principais peças da loja. A empreendedora deve procurar colocar a sua mercadoria em destaque, mas sempre pensando em uma composição criativa e que valorize a ocasião do ano.

A vitrine precisa despertar o interesse das consumidoras. (Foto: Divulgação)
A vitrine precisa despertar o interesse das consumidoras. (Foto: Divulgação)
  1. Encontre bons fornecedores

Trabalhe com bons fornecedores, ou seja, que seja capaz de cumprir os prazos e oferecer bons preços. Dessa forma, a lojista terá mais segurança para encomendar vestidos, calças, blusas, agasalhos, shorts, saias, entre outras peças de vestuário.

  1. Fique por dentro das tendências de moda

Vender roupa não é uma tarefa tão simples quanto parece. É preciso conhecer as principais tendências de moda e trazer as novidades das passarelas para a vitrine. Por isso, se você quer atuar no segmento de vestuário, procure participar de eventos do setor e fique de olho nas coleções das principais marcas.

  1. Pense em diferenciais para o seu negócio

Hoje em dia, para que um negócio realmente tenha sucesso, é preciso pensar em diferenciais. A loja pode ter um aroma personalizado, ou seja, um cheiro que agrade o seu público-alvo e ofereça uma experiência sensorial. Também é interessante escolher uma trilha sonora para o estabelecimento, com o objetivo de estimular as vendas e tornar as compras mais prazerosas.