Como-montar-um-salão-de-beleza-001

Buscando dicas de como montar um salão de beleza? Para muitas mulheres a ideia de vaidade não é apenas uma questão de autoestima, mas também uma oportunidade de lucro. Quem leva jeito para lidar com assuntos de beleza e tem boa mão para cortar cabelo, fazer penteados e cuidar das unhas provavelmente já pensou na ideia de montar um salão de beleza e faturar uma grana. Mas o que é preciso fazer para montar e se dar bem nesse trabalho?

É isso o que você vai descobrir agora. Tudo o que podemos dizer de imediato é que envolve muito trabalho e jogo de cintura logo de início, mas que se você superar essa fase, com certeza se dará muito bem. Confira tudo que é necessário para montar o seu salão e tornar os seus planos uma realidade.


Como montar um salão de beleza

Veja agora as etapas de como montar um salão de beleza e que podem tornar sua vida mais simples:

1 – Planeje-se

Como-montar-um-salão-de-beleza-001

De acordo com o Sebrae, qualquer empreendimento requer um planejamento mínimo, e um salão de beleza não é exceção. Nessa etapa é preciso pensar em uma localização, no que você pretende oferecer, qual o público que pretende atrair e uma noção dos preços a serem cobrados pelos serviços.

Também é preciso verificar o que a concorrência oferece para entender qual deverá ser o seu diferencial. Do mesmo modo, é importante considerar quais serão os gastos iniciais com o material a ser adquirido para montar o negócio, independente se o seu salão será parte de uma franquia de estabelecimento já renomado, comprado ou alugado de alguém que está deixando o ramo ou construído do zero. Se você pretende trabalhar de maneira legalizada – ou seja, uma empresa ou microempresa –  esse tempo também deve ser aproveitado para que se informe sobre a documentação necessária.


2 – Faça orçamentos

Como-montar-um-salão-de-beleza-002

Faça orçamentos a respeito das primeiras compras e dos equipamentos necessários para o funcionamento básico do salão de beleza: desse modo é possível economizar obtendo bons descontos e se organizar melhor para o investimento inicial. Afinal não faltam itens a comprar: cadeira para o corte, espelhos, lavatórios, armários, prateleiras, cestas, aventais, toalhas, secadores, pranchas e chapinhas, babyliss, desinfetante, luvas, grampos de cabelo, pentes e escovas… a lista é imensa e requer atenção. E isso é apenas o básico para a estrutura, afinal ainda é preciso arcar com shampoos, condicionadores, cremes, tinturas…

E atenção: não deixe as recomendações de saúde e inspeção sanitária de lado como é o caso dos aparelhos de esterilização para utensílios de manicure, lixas descartáveis e outros.


2 – Informe-se e aprenda:

Como-montar-um-salão-de-beleza-003

Além do planejamento inicial, aproveite esse tempo para aprender mais. Não apenas o que diz respeito a cursos para enriquecer os serviços a serem oferecidos, mas também coisas que podem ser feitas para agilizar o atendimento ao cliente e para gerenciar adequadamente o estoque de produtos. Sempre há algo novo a aprender.


3 – Localização e decoração

Como-montar-um-salão-de-beleza-004

A menos que você more em uma cidade pequena, a localização é uma decisão crucial para o sucesso da sua empreitada. Nesse caso a escolha de um local deve ter como critérios os seguintes fatores: área movimentada, fácil acesso, distância razoável dos concorrentes – para que um não interfira demais nos serviços do outro – iluminação e segurança. A infraestrutura do próprio local, que deverá contar no mínimo com instalação elétrica adequada para o devido funcionamento dos equipamentos necessários e tomadas estrategicamente colocadas.

Outro item importante exigido pelo salão é um ambiente agradável para deixar os clientes a vontade. Dependendo de suas posses, pode ser que não dá para fazer tudo o que pretende, mas investir em cores de tinta agradáveis para as paredes e em organização sempre dá uma boa impressão. Preste atenção também na iluminação, que faz a diferença dependendo dos serviços que você pretende oferecer.


4 – Mantenha o controle

Como-montar-um-salão-de-beleza-005

Lembre-se que é preciso manter o controle sobre o faturamento. Para que um empreendimento funcione e tenha lucro é preciso que ele possa se sustentar com o que arrecada – pagando o investimento inicial e depois todas as contas decorrentes de seu funcionamento. O que vier desse lucro também tem de ser investido em melhorias dos serviços para que o negócio se estabeleça. Portanto nada de misturar as contas de casa com o que fatura desse salão.


5 – Preze pelo bom atendimento:

Como-montar-um-salão-de-beleza-006

Por definição, o salão de beleza é um lugar que deve ser alegre afinal ele lida com a autoestima de seus clientes. Portanto nada melhor que um belo sorriso nos lábios e educação para lidar com o público. Ninguém gosta de ser atendido por uma pessoa sisuda, resmungona ou mal educada, portanto esforce-se para oferecer o que você tem de melhor.


6 – Informe-se:

Como-montar-um-salão-de-beleza

Esteja antenada com as tendências, afinal elas serão o guia para o oferecimento dos seus serviços: cortes, esmaltes, tinturas, tratamentos e técnicas diferenciadas… tudo isso deve ser uma opção para seus clientes. E continue investindo em sua qualificação, pois para que um empreendimento dê certo é necessário estar em contínuo aprendizado. Aproveite para complementar a sua leitura no site do Sebrae que explica tudo nos mínimos detalhes de como montar um salão de beleza.

Recomendados para você: