Como lavar roupas

Como lavar roupas? Pode parecer algo meio óbvio, mas essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que moram sozinhas e ainda estão aprendendo a fazer os serviços domésticos. A tarefa parece simples, mas vale a pena tomar alguns cuidados para não danificar as peças de vestuário com uma lavagem inadequada.

As roupas devem ser separadas por cores? Existe um processo de pré-lavagem? Quais peças precisam ser lavadas à mão e não na máquina? – Essas são apenas algumas perguntas que as donas de casa inexperientes fazem na hora de encarar a rotina de limpeza. Em todo caso, vale a pena seguir um “passo a passo” para obter roupas limpas, macias e cheirosas.

Descubra como lavar roupa corretamente. (Foto: Divulgação)
Descubra como lavar roupa corretamente. (Foto: Divulgação)

Como lavar roupas?

Para cuidar das suas roupas de maneira adequada, montamos um passo a passo para ajudar você nesta missão!

Separe as roupas

O primeiro passo para iniciar a lavagem é separar as roupas. Essa separação pode ser feita de acordo com a cor, tipo de tecido e nível de desbotamento. Faça, por exemplo, uma pilha de roupas brancas e outra pilha de roupas coloridas. Separe também as peças confeccionadas com tecidos naturais e as com tecidos sintéticos.

A etapa inicial de separação é muito importante porque determina a forma de lavagem. As peças mais delicadas, como roupa íntima, devem ser lavadas à mão, bem como os itens com bordados, rendas e confeccionados com seda. Roupas brancas também não devem ser lavadas com roupas coloridas para não manchar.

Pré-lavagem

Quando a roupa está muito manchada ou suja, ela precisa passar por um processo de pré-lavagem. Essa etapa consiste em remover o “grosso” da sujeira, ou seja, aquilo que não pode ser eliminado pela máquina. As meias encardidas, por exemplo, devem ficar de molho. Já as peças manchadas devem ser tratadas inicialmente com algum tipo de solução caseira, como é o caso da água quente com detergente.

Se a roupa estiver muito encardida ou manchada, faça a pré-lavagem. (Foto: Divulgação)
Se a roupa estiver muito encardida ou manchada, faça a pré-lavagem. (Foto: Divulgação)

Consulte as etiquetas

As etiquetas das roupas possuem instruções importantes para realizar a lavagem, que são representadas por símbolos. Veja a seguir uma imagem e entenda melhor o significado de cada figura.

Significados dos símbolos da etiqueta. (Foto: Divulgação)
Significados dos símbolos da etiqueta. (Foto: Divulgação)

Escolha bons produtos para lavar

A seleção dos produtos também faz toda diferença na hora de lavar roupa. O sabão em pó costuma ser o protagonista da limpeza, mas também pode ser substituído pela versão líquida. Para deixar a roupa macia, cheirosa e livre de bolinhas, use um bom amaciante. Também é interessante ter em casa um alvejante, pois ele remove as manchas de tecidos brancos.

É muito importante conhecer as funções da máquina. (Foto: Divulgação)
É muito importante conhecer as funções da máquina. (Foto: Divulgação)

Conheça as funções da máquina

A máquina de lavar é um equipamento que facilita muito a vida doméstica, mas é importante conhecer as suas funções para não cometer erros e acabar danificando as roupas. Selecione o nível de água e escolha o ciclo de lavagem mais apropriado. Roupas brancas e encardidas, por exemplo, precisam ser lavadas com mais intensidade.

Assista ao vídeo abaixo e veja mais dicas sobre como lavar roupa na máquina de lavar:

Agora nós vamos ver como lavar roupas à mão:

E aí? Ainda tem dúvidas de como lavar roupa? Deixe um comentário.