Como lavar lençóis, roupas de cama, mesa e banho

Como lavar lençóis, roupas de cama, mesa e banho? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que não possuem muita afinidade com as tarefas domésticas. Existe o medo de danificar os tecidos caso alguma etapa da lavagem seja realizada de forma inadequada. Para que as roupas de cama e banho permaneçam bonitas por muitos anos, é fundamental avaliar as necessidades e limitações de cada tipo de tecido na hora de lavar. Também vale a pena prestar atenção nos tipos de produtos utilizados, nas funções da máquina e na escolha de uma boa lavanderia.

Descubra como  lavar lençóis, roupas de cama, mesa e banho. (Foto: Divulgação)
Descubra como lavar lençóis, roupas de cama, mesa e banho. (Foto: Divulgação)

Como lavar roupas de cama, mesa e banho

Veja a seguir dicas para lavar roupa de acordo com o tipo de tecido:

Algodão

Quando o assunto é roupa de cama ou toalha de banho, a melhor opção é comprar peças confeccionadas com 100% algodão. Esse tipo de tecido é confortável, macio e ventilado. A lavagem costuma ser bem simples, mas é importante tomar cuidado com os detalhes em renda ou bordado, que podem não resistir aos movimentos intensos da máquina.

Na hora de lavar uma peça de algodão, procure não usar água quente no processo, caso contrário, as fibras podem ressecar e encolher. Outra recomendação é dar preferência ao sabão neutro e evitar o excesso de amaciante.

Muito cuidado ao escolher os produtos usados. (Foto: Divulgação)
Muito cuidado ao escolher os produtos usados. (Foto: Divulgação)

Linho

Com um toque agradável e macio, o linho é um tecido perfeito para confeccionar toalhas de mesa. Quem tem peças fabricadas com esse material deve procurar uma lavanderia especializada, pois qualquer descuido na lavagem pode comprometer a beleza do linho. Esse tipo de tecido não tolera calor, por isso é recomendado lavá-lo com água fria e sabão neutro.

Caso você queira encarar o desafio de lavar uma peça de linho na sua máquina, programe a centrifugação com o mínimo de rotações por minuto.

Utilize adequadamente as funções da máquina. (Foto: Divulgação)
Utilize adequadamente as funções da máquina. (Foto: Divulgação)

Sintéticos

Os tecidos sintéticos são fáceis de lavar porque não amassam com facilidade. Eles não devem ser expostos às altas temperaturas, afinal, o calor excessivo é capaz de endurecer as fibras. Se houver uma mancha difícil de remover, então procure uma lavandeira especializada.

Dicas para lavar roupa de cama, mesa e banho

• As peças de cama, mesa e banho devem ser lavadas separadamente das demais. Evite misturar poliéster com fibras naturais, pois isso pode desencadear a formação das bolinhas e reduzir a maciez.

• Não use alvejante para lavar tecidos coloridos, afinal, isso contribui com o desbotamento da peça gradualmente.

Todo cuidado é pouco para não comprometer as peças. (Foto: Divulgação)
Todo cuidado é pouco para não comprometer as peças. (Foto: Divulgação)

• Para que as roupas de cama, mesa e banho não fiquem manchadas, é recomendado reunir as peças claras em uma lavagem e as escuras em outra.

• As peças confeccionadas com algodão/linho podem ser lavadas em água morna e sabão suave. O enxague final, por sua vez, deve ser feito com água fria.

•Após a máquina realizar o processo de lavagem das peças, é recomendado tirá-las o quanto antes para não enrugar o tecido.

E aí? Aprendeu como lavar lençóis, roupas de cama, mesa e banho? Em caso de dúvida, deixe um comentário.