barriga

Como saber se estou grávida? Como descobrir se estou esperando um bebe? Os sintomas de gravidez são clássicos e fáceis de identificar, alguns sinais do corpo começam a indicar que algo está diferente e naturalmente você começa a perceber transformações. Alguns sinais bem típicos podem ajudar a identificar uma possível gravidez como por exemplo, o atraso da menstruação, este sinal é bem típico e causa muita preocupação entre as mulheres, principalmente para aquelas que não desejam engravidar. Porém, ao contrário daquelas que não querem engravidar agora, há muitas mulheres que estão tentando engravidar de todas as formas e não conseguem.

Quero engravidar

Se você está tentando engravidar há bastante tempo e não consegue, vai gostar de saber um pouco sobre a história da Lisa. Ela foi diagnosticada infértil, depois de ter ouvido de diversos médicos que não poderia engravidar, ela descobriu dicas exclusivas e raras de como reverter qualquer tipo de problema com infertilidade. Achei isso fantástico.

O que mais me chamou a atenção é que com estas dicas é possível engravidar em até 60 dias, garantidamente e de forma natural, sem intervenções, sem remédios, sem inseminação, totalmente de maneira natural, mesmo tendo mais de 30 ou 40 anos. Achei este material "precioso", porque muitas mulheres estão na luta para engravidar e não conseguem, né? Vale a pena conhecer lá no site oficial deles.


Acho que estou grávida

Você não queria engravidar e engravidou? Este não era o momento e mesmo assim aconteceu e agora você não sabe o que fazer? Está com medo de encarar a situação de frente? Está se vendo sozinha neste momento e não sabe se as pessoas ao redor vão te apoiar? Tente se acalmar, mesmo que a gravidez tenha sido super planejada, é sempre um frio na barriga receber esta notícia. É normal se sentir um pouco assustada no começo, principalmente se for a sua primeira gravidez.

O primeiro passo é contar a notícia para o pai da criança, se isso for possível, afinal, ele tem direito de saber, né? Depois disso, uma boa ideia é procurar ajuda especializada, até mesmo em postos de saúde, em que existem psicólogos para conversar e clarear um pouco as ideias, sem que você seja julgada ou xingada. Um bebê é uma benção de Deus, não tenha medo de encarar a situação. Vá em frente, vai valer a pena, pode acreditar. Deus é contigo e não vai te abandonar.

sintomas-de-gravidez

Sintomas de Gravidez

Para saber se está grávida, nada mais simples e prático do que um teste de gravidez de farmácia, ou se a dúvida persistir, o ideal é fazer um exame de sangue. Desta forma você vai ter a confirmação se está grávida ou não. Outra dica é fazer o teste caseiro de gravidez. Afinal, muitas mulheres sentem os sintomas de gravidez mas em boa parte dos casos, os sintomas costumam ser psicológicos.


Seus peitos estão sensíveis/maiores?

Esses são sintomas comuns entre as mulheres grávidas, os seios acabam aumentando bastante. Além disso, a pele em volta do mamilo fica maior, muito mais sensíveis ao toque.

Cansaço também é sintoma de gravidez?

Sim. A progesterona é um hormônio que passa a ser produzido em maior quantidade durante a gravidez. Com isso, o sistema nervoso central é afetado, bem como os sistemas cardiovasculares e respiratórios. Assim, a gestante se sente cansada com facilidade e, até mesmo, fadigada. É normal no começo da gravidez a mulher sentir muito mais fadiga, e necessitar de alguns cochilos durante o dia, isso é super normal.

cansaço-na-gravidez
Sono e cansaço nas primeiras semanas é muito comum. (Foto: Divulgação)

Tem náuseas?

Essa é uma reação que varia muito de mulher para mulher, se você estiver sentindo náuseas, vômitos, tonturas e tudo mais, isso pode ser um sinal bem claro da gravidez, por isso, fique atenta.

Período menstrual curto ou anormal

Ficar de olho no período menstrual é fundamental. O sangramento durante a gravidez, desde que bem leve, com uma pequena duração, é normal, além disso, o sangue pode vim acompanhado de um liquido amarelado, misturado com todo o sangue.

Corpo inchado

Não são apenas as mamas que sofrem com inchaço durante a gravidez, afinal, outras partes do corpo também podem apresentar edemas. A mulher grávida fica inchada porque a sua circulação passa por muitas mudanças. Em todo caso, o inchaço excessivo requer atenção, pois pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.

inchaço-na-gravidez
Normalmente as pernas e os pés começam a ficar mais inchados a partir do 5º mês de gestação. (Foto: Divulgação)

Dor de cabeça

A produção de hormônios causa o relaxamento dos vasos sanguíneos e, consequentemente,  mudanças na forma como o sangue irriga o cérebro. Por conta disso, a mulher grávida pode sofrer com dores de cabeça ao longo de todo o período gestacional.

Vontade constante de urinar

Quando a gravidez atinge seis semanas, a mulher passa a sentir uma vontade constante de urinar. Ela pode, inclusive, acordar durante a madrugada para ir ao banheiro e assim interferir na qualidade do sono. A urina em excesso é desencadeada pela incapacidade da bexiga de se esvaziar completamente.

Todas as mulheres grávidas vão muitas vezes ao banheiro, o consumo de água aumenta e conseqüentemente, as idas ao banheiro também são muito maiores.

Gases

Logo nas primeiras semanas de gestação, algumas mulheres sofrem com o aumento dos gases intestinais. Esse sintoma se torna mais intenso no caso da gestante que passa horas dentro de um ambiente fechado com outras pessoas. Os gases são bem comuns durante toda a gravidez, ele é um dos principais sintomas de que tem algo diferente em seu corpo e no seu organismo.

Você tem estranhos desejos por determinados alimentos?

Os famosos “desejos alimentares” se manifestam durante toda a gestação. Eles estão mais relacionados ao psicológico da mulher do que qualquer tipo de alteração hormonal. Da mesma forma que a gestante pode sentir vontade de comer um determinado prato, ela também pode adquirir aversão por determinadas comidas.

desejo-de-gravida
Especialistas garantem que dois terços das mulheres grávidas no mundo sofrem com desejos inusitados. (Foto: Divulgação)

Fome constante

O apetite da mulher grávida aumenta consideravelmente, isso porque o seu trato gastrointestinal também sofre uma série de mudanças. No entanto, é muito importante que a gestante controle a sua fome e não fique ingerindo alimentos em excesso. Os especialistas recomentam uma dieta balanceada e saudável, com um intervalo de três horas entre as refeições.

Oscilação de humor

A oscilação de humor costuma se manifestar logo nas primeiras semanas de gestação. A mulher pode estar feliz e, de repente, começar a chorar por situações que não merecem tanto desespero. Essa questão da sensibilidade continua forte durante toda a gravidez.


Sintomas comuns da gravidez

  • Seios doloridos
  • Barriga levemente endurecida
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Muco genital de cor leitosa, e sem elasticidade.
  • Grandes lábios genitais na cor vermelho vinho.
  • Aumento de apetite
  • Enjôo de certos tipos de comida
  • Manchas de sangue, ao invés da menstruação normal de cinco dias
  • Algumas mulheres desenvolvem sintomas como, febre seguida de enjôo e cólicas abdominais.

 

Sintomas de gravidez de gêmeos

As primeiras coisas que uma gestante deseja saber é se espera um menino ou menina, ou se carrega um ou mais bebês em seu ventre. Alguns indícios podem identificar uma gestação de gêmeos, embora os sintomas variem de mulher para mulher. Segundo pesquisas, ao final do 2º trimestre, a maioria das gestantes que esperam gêmeos, ganham uma média de 7 à 9 kg. Além do rápido crescimento da barriga, movimento fetal mais cedo do que o normal, resultados muito altos para um teste de AFP e claro, além de tudo isso, a predisposição para ter gêmeos, quando há casos na família.

Sintomas de gravidez nas primeiras semanas

Os sintomas de gravidez podem ser identificados logo nas primeiras semanas, afinal, esse estado começa a desencadear uma série de mudanças no corpo da mulher.  É muito importante que a mulher descubra que está grávida logo nas primeiras semanas, pois assim ela pode dar início ao acompanhamento pré-natal e garantir uma gestação mais saudável. Em muitos casos de suspeitas de gravidez, a preocupação é tanta, que acaba ocorrendo um atraso da menstruação naturalmente, devido a tensão nervosa. Quando existem suspeitas, surgem as dúvidas clássicas, do tipo "Como saber se estou grávida?" "Com quantos dias eu posso saber se estou grávida" e por aí vai. Nessa matéria, vamos falar sobre os sinais que indicam que um bebê está a caminho.

Com quantos dias posso saber se estou grávida?

Não precisa de muito tempo para identificar uma gravidez, a partir do primeiro dia de atraso menstrual é possível saber através do exame de sangue se há HCG no seu sangue, que é o hormônio que também indica gravidez. Os primeiros sintomas de gravidez variam, algumas mulheres sentem mais do que outras, porém somente depois de duas semanas de atraso menstrual é que eles começam a manifestar-se. Sabemos que os dias mais propícios para que ocorra uma gravidez é durante o período fértil da mulher, ele tem uma duração de dez dias e relações com coito interrompido durante este período também são capazes de engravidar uma mulher. Vamos conferir abaixo alguns sintomas clássicos que indicam que você está grávida.


 

Como saber se estou grávida?

Para complementar a sua leitura e tirar de vez todas as dúvidas sobre este assunto, veja um vídeo abaixo que mostra os 25 sintomas de gravidez mais comuns. Se você estiver se identificando com a maioria deles, prepare-se, você pode realmente estar grávida!