Aprenda como dar banho em bebê de forma descomplicada com esse guia! Se você é uma mamãe de primeira viagem, então provavelmente tem buscado informações sobre como cuidar da higiene do recém-nascido com segurança. Nessa matéria, você vai conhecer o passo-a-passo de como dar banho no bebê e algumas dicas que tornam esse momento bem mais seguro.

Depois de enfrentar a ansiedade do parto e do nascimento, vem um grande momento: o primeiro banho em casa. As mamães sem experiência normalmente contam com a ajuda da mãe, da sogra ou da irmã mais velha para realizar a tarefa. No entanto, é preciso aprender a cuidar da higiene do recém-nascido e superar o medo.

Veja como dar banho no bebê corretamente. (Foto: Divulgação)
Veja como dar banho no bebê corretamente. (Foto: Divulgação)

Como dar banho em bebê passo a passo

A hora do banho costuma deixar muitas mamães com dúvida. Elas não sabem ao certo por onde começar, qual a temperatura exata da água e quais medidas devem ser adotadas para tornar o momento mais seguro. Veja a seguir como dar banho em bebês em 6 passos:


1º Passo

Providencie uma banheira apropriada e encha de água, até cobrir uma parte do corpo do bebê. Para os recém-nascidos, 8 dedos de água é suficiente para um bom banho. Quanto a temperatura ideal, lembre-se de colocar primeiro um pouco de água fria e, logo na sequência, a água quente.

Use o cotovelo para sentir se a temperatura da água está apropriada para o banho do bebê, ou seja, morninha. Se você não tiver muita sensibilidade para isso, então lance mão de um termômetro. Os especialistas dizem que a temperatura ideal é 38ºC.

Como dar banho em bebê 4


2º Passo

É chegado o momento de colocar o bebê dentro da banheira com segurança. Para isso, passe o braço por debaixo das costas do bebê, de modo que a cabecinha dele pouse no seu antebraço. Segure firme pela axila do pequeno e não solte em hipótese alguma.


3º passo

A mão que está livre deve ser usada para ensaboar o bebê. Pegue uma esponja macia e deslize-a pelo corpo da criança. Lembre-se de dar uma atenção especial às dobrinhas. Escolha um sabonete criado especialmente para o bebê, caso contrário, a pele ficará sensível e ressecada. Após ensaboar, enxague.

Como dar banho em bebê 5


4º Passo

Apoie o peito do bebê sobre o outro braço e novamente segura com firmeza pela axila. Esse é o momento de lavar as costas e o bumbum.


5º Passo

Chegou a hora de lavar a cabecinha do bebê. O melhor produto é o shampoo especial para recém-nascido, que tem uma fórmula mais suave e PH neutro. Essa composição é muito importante porque não causa irritação ao entrar em contato com os olhos. No momento de lavar o rostinho, não use sabonete. Passe apenas um pouco de água, com bastante leveza.


6º Passo

Ao terminar o banho, retire o bebê com delicadeza da água, envolva-o em uma toalha com capuz e comece a secá-lo. Cada pedacinho do corpo dele merece uma atenção especial.

Como dar banho em bebê 2


Dicas para dar banho em bebe

O Muito Chique selecionou algumas dicas e cuidados para o banho do bebê. Veja:

O banho deve ser rápido

Como dar banho em bebê

O banho do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida, é rapidinho. Ele não deve demorar mais de 5 minutos, afinal, a água tende a esfriar.


Melhor momento e melhor lugar

Como dar banho em bebê 3

O melhor momento para dar banho em bebê é quando os pais estão disponíveis e descansados, afinal, a tarefa costuma ser bastante trabalhosa. O ideal é escolher uma hora calma e sem compromissos marcados. Com relação ao lugar, escolha uma área calma, quentinha e sem corrente de ar, que permita montar tranquilamente a banheira e ofereça condições para realizar as manobras necessárias com os braços. Algumas pessoas preferem realizar o banho no banheiro, já outras resolvem levar a banheira para o quarto.


Brinquedos na banheira

Para tornar a hora do banho mais divertida, os pais podem colocar um ou dois brinquedos na banheira a partir do 4º mês de vida.  Os itens devem ser de plástico e com selo de segurança.

Adicione um pouco de óleo na água

Existem alguns óleos infantis que, quando adicionado à água do banho, ajudam a acalmar e a relaxar a criança. Lembre-se, no entanto, de comprar produtos formulados especialmente para bebês e com aromas suaves.

Como dar banho em bebê 6


Jamais use produtos de adultos em bebês

Muitos pais ainda cometem o erro de dar banho em bebê usando sabonete e shampoo de adulto. Quando isso é feito, a pele sensível da criança pode apresentar irritações e alergias. O ideal é SEMPRE optar pelos produtinhos infantis, pois eles passaram por testes dermatológicos e possuem componentes hipoalergênicos em suas fórmulas.

Faça a higiene completa

Aproveite a hora do banho para fazer uma higiene completa no bebê. Limpe as orelhas com o auxílio de um cotonete. Também use uma gaze umedecida com água morna para limpar as principais regiões do corpo com dobrinhas, ou seja, o pescoço, as pernas e os braços. Outra dica importante é cortar as unhas do bebê pelo menos uma vez por semana após o banho.

Como dar banho em bebê 7


Providencie todos os itens com antecedência

Essa história de deixar o bebê sozinho na banheira para pegar um item em outro cômodo não funciona. A criança pode se afogar em apenas 2 centímetros de água em menos de 1 minuto. Muitos acidentes já aconteceram por um pequeno desvio de atenção, portanto, tome cuidado. Antes de iniciar o banho, é importante pegar todos os produtos necessários: toalha, sabonete, shampoo, esponja macia, fralda limpa e roupas.

Cuide do umbigo

As mamães precisam superar o medo de mexer no umbigo do recém-nascido. Elas devem manter a região sempre limpa a cada troca de fralda e também após do banho, pois assim previne o desenvolvimento de infecções sérias. Para cuidar da região umbilical, basta usar um cotonete umedecido com álcool 70. Não há sensibilidade no coto umbilical, portanto, a mamãe não precisa ter receio de mexer.


 

Dê uma atenção especial a área íntima

A higiene dos genitais requer atenção redobrada. Reconheça as necessidades especiais das partes íntimas da menina e do menino. Evite passar talco fino e perfumado, pois ele pode causar alergia. O ideal é aplicar creme específico para proteger a pele de assaduras.

Como dar banho em bebê 9

Agora você já conhece o passo-a-passo para dar banho em bebês. Aproveite essas dicas e curta ao máximo esse momento com segurança.

Recomendados para você: