Saiba como fazer seu orçamento para comida e bebida de sua festa, se tem uma coisa que  é mais marcante do que as próprias fotos do evento,  são as lembranças daquelas em que faltou comida e bebida. Pense aí agora se você não foi em alguma dessas festas. E a bebida, se for acabar, acaba logo no melhor do evento, quando o pessoal está mais animado e a pista mais cheia. Outro ponto também é que é o maior desperdício comprar comida e bebida a mais. Ver a bebida sobrar e um monte de comida ser recolhida,  também dá uma tristeza danada,  pelo gasto à toa de grana que poderia ser direcionada para outra parte da festa.

Orçamento para comida e bebida: Quanto gastar na festa

Comida e bebida para sua festa

O ideal é calcular certinho e deixar uma margem pequena para mais ou para menos.Esse post de hoje vai te ajudar  a fazer esses cálculos nos mínimos detalhes evitando o desperdício de dinheiro e o vexame de deixar os convidados de copo vazio e o pior, com fome! Se o convidado ficar com fome é capaz até de recolher o presente.

Orçamento para comida e bebida: Quanto gastar na festa

Como calcular a quantidade de comida e bebida

Não é uma conta fácil, é comum as pessoas errarem os cálculos porque os convidados variam. Alguns podem não aparecer enquanto outros podem ir acompanhados. o importante é apresentar algumas noções básicas de quantidade padrão sobre convidados. Um fator muito importante é a faixa etária dos convidados. Saiba que quanto mais jovens forem, mais apetites vorazes você irá encontrar na sua planilha e também, em geral o mesmo vale para homens que comem mais do que mulheres. A não ser que estejamos falando da minha amiga Drika, aí é outra história!

quantidade-para-festas-9

Comida e bebida depende da duração da festa

Considere o tempo que a festa irá durar. Se os seus cálculos ultrapassarem cinco horas, saiba que as pessoas irão comer e beber bem mais do que uma cerimônia rápida.
Todas as quantidades que você verá aqui vão variar de acordo com o tempo da festa que você pretende dar. Numa festa de 4 horas de duração, você pode seguir as dicas e aumentar proporcionalmente a cada hora que for acrescentada.

Quantidade de copos para bebidas

Também  calcule de 2 a 3 copos por pessoa (no caso dos de vidro) e de 4 a 5 (se forem de plástico). Os copos de vidro devem variar entre tulipas, taças, copos para refrigerante, água e etc. Tudo vai depender do que você tiver à sua disposição para a festa.

Orçamento para comida e bebida: Quanto gastar na festa

Quantidade de bebidas por pessoa para festas

Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar. Como já falei no começo do post, a faixa etária dos convidados também é importante, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.
Pense na temperatura do dia da festa. Quando será a festa? Inverno, verão? Os tipos de bebidas variam, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido. E, claro, leve em conta a qualidade das bebidas,  afinal, nada mais chato do que acordar com ressaca na manhã seguinte porque a bebida era da pior qualidade.

Dica:

Vamos aos números de uma vez. Seguindo as contas dos buffets de festas e chefs mais tradicionais e respeitados no ramo dos eventos, essas são as quantidades padrão:

Refrigerante –  400 ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600 ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.
Água Mineral – 200 ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigerantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.


Vinho tinto – 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.
Espumante –  1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.
Uísque –  1 garrafa de 750 ml para 6 pessoas.

Cerveja –  2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.

Orçamento para comida e bebida: Quanto gastar na festa

Quantidade de garçons para uma festa

Ficou na dúvida da quantidade de garçons para contratar? Bom a média é calcular um garçom para cada 15 convidados em coquetéis e a medida muda para um garçom para cada 12 convidados em jantares onde os convidados ficam sentados.

Orçamento para comida e bebida: Quanto gastar na festa

Quantidade de comida por pessoa

Orçamento para comida e bebida: Quanto gastar na festa

Canapés –. Eles não são feitos para satisfazer a fome do convidado e sim para distraí-los. Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpaccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura. De 10 a 12 unidades por pessoa está excelente.

Orçamento para comida e bebida: Quanto gastar na festa
Salgadinhos – 6 a 8 por pessoa, caso vá haver um jantar completo. Se for servido apenas o coquetel, 12 a 15 por pessoa.

Sanduíches – 1 metro de sanduíche serve 6 pessoas. Mini sanduíches: 5 ou 6 por pessoa.

Pratos do jantar ou almoço- A conta é "um para um", ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Não dá para fazer mágica ou tentar adivinhar se todos vão querer ou não todas as sugestões. Sem exageros, a melhor combinação ainda é: entrada + massa + carne.


Outros tipos de comidas que entram nos cálculos padrão. Veja o seu cardápio e faça sua listinha de compras nas quantidade adequada:

  • Queijos – 150g por pessoa.
  • Arroz – 50g por pessoa (ainda cru).
  • Massas – 150 a 200g por pessoa.
  • Camarão – 70g por pessoa.
  • Carne e peixes – 200g por pessoa.
  • Churrasco – 300g por pessoa

Quantidade de doces para festas

quantidade-para-festas-6
Docinhos–  Escolha entre 4 a 8 tipos. Geralmente cada pessoa come de 3 a 12 unidades.
Bolo-  Calcule 100 a 150 gramas por pessoa, mas apenas para 40% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.                                                            Sorvete – 1kg = 20 bolas. Calcula-se uma bola por pessoa.

quantidade-para-festas-1

Quantidade de Pratos, copos e guardanapos para festas

  • Pratinho e garfo descartável (para bolo): 2 por pessoa
  • Copo descartável: 5 por pessoa
  • Guardanapo: 50 unidades a cada 10 pessoas

guardanapo-de-papel

Organização da festa

Sobre o local da festa sabemos que existem muitas alternativas de chácaras e salões para locação para todo o tipo de evento. São inúmeras opções que variam de acordo com a quantidade de pessoas, idade, tipo de festa e a quantia que pretende gastar, já que cada tipo de evento exige uma série de características relacionadas ao próprio evento. A seguir algumas dicas importantes para fazer a escolha certa:

Não deixe a escolha do salão de festa para última hora! Nos períodos de alta temporada e feriados as melhores chácaras costumam ser alugadas com até seis meses de antecedência. Antecipe a sua reserva e garanta a escolha das melhores opções.

179

Pode-se contratar manobristas e seguranças segundo a demanda dos seus convidados.

Aproveite o final de ano e confira  as Receitas de Natal simples e maravilhosas, você vai adoras as dicas para deixar sua festa inesquecível.

Nós aqui do Muito Chique queremos ser convidadas! Sucesso no seu evento.

Recomendados para você: