Já ouviu falar em chalkboard? Sim! O quadro negro está de volta e totalmente de cara nova!

Ele não só voltou como está em toda parte, seja em convites de casamento ou em menus de restaurantes descolados. Como faz parte do imaginário de todo mundo que estudou na escola com esse tipo de lousa, temos uma questão afetiva que vai além da cor de fundo e do design das letras. O quadro parece uma coisa proibida, inatingível porque apenas quem escreve é o professor da classe. Com os chalkboards a gente não só pode escrever como também experimentar vários tipos de letras combinadas e criar desenhos muito fofos.

Como fazer um chalkboard?

chalkboard-quadro-negro-arte-poster

Eles são simpáticos, são simples e chamam a nossa atenção.  Se você fica com vontade de fazer um chalkboard para  algum evento ou apenas para experimentar eu vou te ensinar passo a passo nesse post e também te mostrar inúmeras opções de usos e de modelos. Repare que as fotos de modelos têm a marca dos designers, eles fazem isso para que ninguém copie sua arte digital e coloque os dados de outra pessoa por cima sem contratar o serviço. Usaremos as fotos apenas como inspiração!

thelillypadcotage


Chalkboard passo a passo

Para fazer uma imagem nesse estilo no seu computador para imprimir ou postar no instagram você vai precisar de fundos, de um programa que tenha as fontes legais e de criatividade. Vem comigo!

Para começar vamos precisar de imagens de fundo, elementos de criação  – que são as imagens para compor o chalkboard como bolinhas, barrinhas, ícones  fofos , sem eles não tem graça –  e fontes – modelos de letras característicos de chalkboard, não é todo tipo de letra que dá o efeito que queremos. Tudo isso pode ser baixado na internet e vou te dar algumas opções agora. Dessa forma você que saca de Photoshop vai conseguir fazer com facilidade. Se você não é iniciado no Photoshop ( não exige habilidades profissionais, fique tranquilo que dá pra fazer ) te darei algumas outras opções mais ali a frente.

chalkboard-quadro-negro-arte-digital-poster-personalizado (1)


Fundo para chalkboard

Aqui temos alguns fundos para você salvar e criar o seu de forma personalizada. Salve aí no seu banco de imagens ( vai usar no Photoshop e no aplicativo que mostrarei  na sequência ):

chalkboard


chalkboard


chalkboard


Aqui nesse link existem opções de elementos pra deixar sua criação bem bonita. baixe e salve para usar conforme a sua necessidade.

chalkboard


chalkboard


chalkboard


Fontes para chalkboard

Agora nesse outro link você encontrará fontes que tem a ver com chalkboard. As mais comuns e usadas e algumas bem interessantes e diferentes para dar o seu toque pessoal na hora de fazer. São todas gratuitas e ao clicar você já vê os efeitos pode ir se inspirando!


Como baixar aplicativo para Chalkboards

Se você acha o Photoshop confuso, difícil ou não tem na sua máquina existe uma opção mais simples que é o aplicativo : PicsArt. (Baixe pelo link aqui) ou encontre pelo nome na Apple Store do seu celular Iphone ou na GooglePlay. Por que esse aplicativo? Ele é bacana e permite que você decore uma foto de acordo com o tema escolhido, basta ter uma imagem de fundo no estilo quadro-negro.

Depois de instalado ele não é mito diferente de aplicativos para trabalhar com fotos que usamos normalmente nos nossos celulares. A interface é fácil e intuitiva. Salve as imagens de fundo que dei ali acima logo no início das fotos do post ( são três mas existem vários outros tipos com mais elementos pré determinados ).  Na hora de puxar as imagens de fundo como essas já estão salvas você busca e começa a trabalhar em cima delas.

É um fundo liso só que de quadro-negro. Na hora de escolher a cor das fontes obviamente terá que escolher cores que contrastem com o fundo. Hora de trabalhar com o branco, amarelo, rosa claro e azulzinho.

chalkboard


Como usar o Chalkboard digital e o impresso

quadro-chalkboard-digital-quadro-chalkboard

Chalk para convites

O Chalk, vamos chamá-lo assim porque já temos alguma intimidade, tem alguns usos mais comuns, alguns bem bacanas e outros que você pode criar.  O uso mais comum e vou te mostrar muitos modelos do tipo em fotos é relacionado a crianças – comunicar o crescimento dos filhos e o que andaram  fazendo no último ano – Convite digital para festa de aniversário, imagem para comunicar o nascimento, poster para mesa do bolo com informações gerais do aniversariante. Esse uso é bastante comum e como é bastante usado temos como ver muitas referências em fotos na internet. Vou te mostrar muitas desse tipo e como cada crianças é diferente da outra, se é isso que você procura, vai achar opções de inspiração que vá curtir.

chalkboard

Quem quer uma ideia mais romântica dos quadrinhos fique sabendo que é bem descolado colocar  o quadro-negro  em vários momentos da cerimônia de casamento ou de comemorações relacionada aos casais . Só não sei se já escreveram o " SIM " em um chalk para usar no altar. Será? Se bem que eu iria preferir dar um grito e não escrever. Bom, mas isso é assunto pra outro post.

chalkboard

Como mandar imprimir um Chalkboard

Depois de pronto no aplicativo Picsart ele pode ser impresso em lojas de foto ou gráficas mas não se iluda com a qualidade. Só vai ficar legal até o tamanho de uma foto  10X15 cm, lembra delas? Se você utilizar um acabamento do tipo fosco ficará mais legal do que com o brilhante, que é o usado mais normalmente.

Maior do que isso ele perde a qualidade e não vai dar pra ler as informações. Nesse tamanho pode ser usado como convite para festas, batizados, lembrancinha de visita na maternidade ( fica mais em conta do que os tradicionais ímãs que vem sendo usado por todo mundo – dá pra fazer diferente e ser original ) , pode ser colocado em uma moldura colorida ou branca e ser usado em centro de mesas de festas – casamento, quinze anos, batizado.  Uma vez na moldura pode ser um presente legal para os amigos, escolha coisas bonitas, elogios e fatos que tenham a ver com a história de vocês e mande imprimir.  Todos gostam de ganhar presentes personalizados, eles vêm com um carinho a mais. Não acham?

chalkboard


Onde encomendar Chalkboard com qualidade profissional

Aqui acima falei como fazer e imprimir o seu chalkboard  digital mas se você precisa de um tamanho maior faça  da melhor maneira, encomende de um profissional. Para encomendar o seu com um designer profissional e ter qualidade no serviço aqui tem uma lista de prestadores desse serviço que estão ligados a loja Elo7. Clique aqui para ver.

Não é caro. Os valores ficam em média R$40,00 pela arte e alguns imprimem e te dão na moldura por valores em torno dos R$100,00. Para quem já mandou fazer banner sabe que esses valores estão excelentes.  Clique no link e veja quantas opções já com os preços você pode dispor.


Chakboard em vídeo

Se você quer começar a treinar em casa ( pode fazer um pra gente, viu? ) separei alguns vídeos com tipos diferente de didática  (forma de ensinar) , porque  as pessoas gostam de aprender de formas diferentes. Assista aos vídeos e tire suas últimas dúvidas. Esse aqui ensina a fazer um quadrinho para o Dia dos namorados:

Nesse aqui tem um passo a passo mais lento – achei a didática bacana e mostra mais o chalkboard mais puro, reprodução mesmo do quadro de giz, sem fotos, não descaracterizando o termo .


A gente aprende fazendo, então coloque a mão na massa depois de ver essas inspirações aqui abaixo:

chalkboard-casamento


chalkboard-cha-bar


chalkboard-floral-casamento


chalkboard-digital-boas-vindas


chalkboard


chalkboard


chalkboard


chalkboard


chalkboard

/fonte das imagens/

Todas as fotos são da loja virtual Elo7 e do Mercado livre

Recomendados para você: