Aprenda como fazer barraquinhas, casinhas e cabaninhas para se divertir nas férias com a criançada!

Nós adultos olhamos uma mesa e vemos se ela está arrumada, se é bonita, se o material é bom. Uma criança olha a mesma mesa com olhos mágicos que a transformam em casinhas, cavernas, castelos onde a toalha bordada vira o manto do rei. O post de hoje é um convite a invadirmos o incrível mundo da imaginação das crianças e aprendermos um monte de coisas sobre transformar o que vemos em oportunidades para as crianças se divertirem e exercitarem sua criatividade. Não é difícil, as vezes tudo que a gente precisa é só de um lençol. Vamos juntas!

Cabaninhas com lençol

Lembro de ter brincado muito de cabaninha com as almofadas do sofá da minha mãe e o cabo de vassoura. Embora ela não curtisse muito a bagunça que ficava eu sempre arrumava depois e procurava cumprir o trato para que as cabaninhas na sala fossem sempre permitidas.  O mais divertido é que, embora ela já tenha mudado o estofamento desse sofá umas dez mil vezes, o sofá ainda está aqui e me lembro com frequência da cabaninha feita com as almofadas dele. Essas brincadeiras ficam marcadas para sempre na nossa memória.

Mudando a rotina das crianças com cabaninhas

Se seus filhos estão sempre na mesma rotina e ela inclui somente os vídeo games saiba que nada mais sedutor do que uma casinha feita especialmente para eles. Vamos reunir algumas ideias e você vai ver que elas podem ser feitas em vários níveis. Desde as mais simples com lençol até castelinhos fantásticos que você pode comprar pronto ou se empenhar de verdade na execução.  Todas as ideias estão aqui!

Este modelo pode ser adquirido na loja virtual www.julietaforfun.com.br

Como fazer cabaninhas para crianças

Vamos começar colocando as possibilidades de material para construção das cabaninhas:

Cabaninha usando  a mesa de jantar

Como começamos o texto falando sobre como as crianças vêem a mesa de jantar como uma possibilidade de casinha, cabaninha, castelo e por aí vai, vamos iniciar por ela mesma. A ideia é apropriada para as crianças pequenas por causa das dimensões da mesa. Caso as crianças sejam um pouco maiores supervisione para que não batam a cabeça. Coloque um lençol mais escuro para cobrir todos os lados, disponibilize uma lanterna ou coloque uma luminária que não esquente.


Cabaninhas usando fio preso  e colchão

Os materiais já estão descritos no subtítulo. A diferença aqui é que você pode fazer essa cabaninha em qualquer espaço. Prenda o fio ( pode ser varal de roupa por exemplo ) em uma maçaneta e usando a largura do colchão para prender as pontas do lençol deixando bem esticadinho. Essa ideia funciona para crianças mais altas porque dependendo da altura de onde você prende o fio dá para aumentar a altura da cabaninha.

Cabaninhas de caixa de papelão

 

As caixas de papelão são uma maravilha para quem tem filhos pequenos. Com alguma criatividade e um estilete você pode fazer verdadeiras obras de arte com custo zero, o que é realmente incrível em tempos de brinquedos caríssimos.

Uma ideia a mais hoje é transformar as caixas de papelão em um cantinho de leitura que pode te acompanhar pela casa. Ou seja, a criança tem autonomia e é supervisionada ao mesmo tempo. Cole uma miniprateleira e coloque livrinhos ali para que ela retire e folheie sozinha. A ideia pode funcionar muito bem desde cedo, tente!

Cabaninhas improvisadas

Sabia que você não precisa mesmo de muita coisa para fazer uma casinha bem divertida para os seus filhotes? Use a criatividade, isso basta! Veja abaixo que legal estas ideias, super cara de dia de chuva e preguiça. Olha só:


Cabaninhas feita com ventilador e lençol

Essa aqui é muito prática mas não indico para crianças bem pequenas. Crianças maiores, que já entendam que não pode enfiar o dedo no circulador ( nem a língua, nem cabelo, nem nada ) . Coloque um circulador de ar, do tamanho que tiver em casa, em uma ponta e enrole o lençol para que ao ligar se fome um túnel de vento. Uma cadeira para aparar o túnel na outra e está pronta sua cabaninha divertida. O lençol deve ser bem fino para que o túnel se forme com a força do ar expelido pelo circulador.


Cabaninhas feita com guarda-chuva ou guarda-sol

Está na casa de praia e choveu? Nada para fazer com as crianças e a chuva não dá pistas de querer parar? Sem brinquedo nenhum ? Pegue seu guarda-sol de ir à praia e com as toalhas, lençóis ou o tecido que estiver à mão crie uma cabaninha super no improviso que irá entreter seus pequenos por horas.

Com um guarda-chuva e luzinhas de natal você pode fazer uma cabaninha noturna super divertida e mágica para crianças pequenas.


Você também vai adorar:


Cabaninhas com cadeiras

O esquema aqui é improvisar a base para o lençol caso a sua mesa seja como a minha, que não dá pra ficar embaixo porque tem apoio de pés de um lado a outro. Com duas cadeiras distantes uma da outra de forma que o lençol as cubra por completo já dá pra construir um universo paralelo para seus babies.  Ali dentro pode ir um bloco com giz e lápis de colorir e se transformar em um incrível atelier de criação artística.

Se você quiser fazer uma cabaninha mais estilosa e permanente eu trouxe vídeos e muitas ideias de como criar esse brinquedo fantástico para crianças. São feitas com tecidos e não exigem grande habilidade de corte e costura, pode perde o medo ou copiar bem a ideia na hora de levar para alguém costurar para você. O custo é muito, mas muito baixo perto do charme e da importância que o brinquedo terá para as crianças.Algumas delas são também parte da decoração do quarto, nesse caso siga as cores da decoração e coloque aonde ficar melhor mas não esqueça que mais do que decorar ela precisa ser funcional.

 

Vídeos para aprender a fazer cabaninhas

Eu curto aprender as coisas em vídeos, mas desde que sejam coisas rápidas e toda informação venha em um vídeo só, acho que é falta de foco . No caso das cabaninhas para crianças os vídeos facilitam um bocado porque dá pra pegar a ideia geral e depois, com as fotos que estão na galeria desse post, você pode idealizar e adaptar ao que seu filho tem vontade e adoraria ter. Uma ideia de cabaninhas o tipo pirâmide em vídeo pode servir para toda sorte delas que estão nas fotos, desde as de princesas até aquelas que estão montadas sobre a cama, que me parece ser muito divertida e decorativa.

Como fazer cabaninhas para crianças com tecido

Como fazer cabaninhas para crianças – passo a passo em vídeo

Aprenda a fazer cabana com quatro lados – tutorial em vídeo

São realmente maravilhosas, não?


Fotos de cabaninhas criativas

Agora para vocês ideias incríveis feitas por mamães ( e profissionais, claro ) do mundo inteiro que também tiveram a vontade de criar suas cabaninhas e fazer a alegria dos seus filhos de forma simples e criativa. Vá em frente e escola a que gostar mais para reproduzir! Um lugar que é maravilhoso para encontrar muitas outras ideias incríveis e inspiradoras é o Pinterest, dá uma espiadinha lá para ver outros modelos fofos de cabaninhas. (Ahhh e não esquece de seguir o Muito Chique lá!)

 

Recomendados para você: